Ave Luz

Alegra-te cheia de graça!


Nossa Senhora de Regla
(Nuestra Señora de la Regla)


Em seu santuário de frente para o mar, uma antiga fortaleza transformada em mosteiro, no Paseo de Costa de la Luz, na esquina da Avenida de Sevilla, região de Cádiz no estado da Andaluzia, ao sul do Parque Nacional de Doñana, aberto 8-1 , 4:30-8, provavelmente século XII/XIII, madeira, 62 cm.

Os simples factos históricos de que dispomos são que o mosteiro de Nossa Senhora de Regla (nome da baía onde fica Chipiona) foi fundado em 1399. Para o efeito, o antigo forte foi doado pelo Duque de Arcos, D. Pedro Ponce de León , aos monges agostinianos que ali permaneceram até 1835. Desde então o mosteiro foi ocupado por franciscanos que ainda são os guardiões do santuário.

Mas de onde veio Nossa Senhora de Regla, que deu nome ao mosteiro? Por que ela já era considerada milagrosa em 1330? Como ela chegou às mãos dos agostinianos? Uma bela lenda responde alegremente a essas perguntas. Começou a circular entre os cronistas do mosteiro no século XVII, embora possa ter sido uma tradição oral mais antiga. Aqui está o que diz:

Um belo dia, um anjo apareceu a Santo Agostinho (354-430 dC) e ordenou-lhe que esculpisse esta imagem.¹ Agostinho era um berbere argelino da cidade de Hippo Regius. (Embora isso o tornasse africano, não o tornava negro, mas de pele "azeitona".) Quando os vândalos germânicos sitiaram sua cidade, ele orou com todo o coração, mas nem ele nem sua Madona Negra puderam salvar seu povo. Três meses após o início do cerco, Santo Agostinho morreu, aos 75 anos, e 11 meses depois a cidade caiu. O famoso discípulo de Agostinho, São Cipriano, e outros eremitas africanos conseguiram escapar da morte e levaram a Madona de seu professor para Chipiona, na Espanha. Na viagem por mar, eles experimentaram uma tempestade feroz. Desta vez, a Mãe Negra protegeu seus filhos e então ela se tornou, não a patrona de Hipona, mas dos marinheiros espanhóis. Serviu bem a ela. Marinheiros espanhóis espalharam sua fama por lugares distantes. Até hoje ela é venerada no México, República Dominicana, Filipinas, Bélgica e em Regla, Cuba, um lugar fora de La Havana.

Ela desfrutou de uma veneração pacífica em seu eremitério agostiniano em Chipiona por três séculos; então era hora de fugir novamente. Desta vez, os invasores eram sarracenos muçulmanos e ela entrou na clandestinidade, literalmente.

A estátua mutilada sem regalia. A Madona costumava oferecer uma pêra ao filho. Restam dele apenas os pés brancos e a saia vermelha.

Os monges a esconderam em uma cisterna subterrânea ao lado de uma figueira onde ela permaneceu quinhentos anos. Quando chegou a hora de sair, Nossa Senhora apareceu a um padre e mostrou-lhe uma visão do local onde foi sepultada. Ela pediu que ele viesse, desenterrá-la e devolvê-la ao seu antigo santuário. O padre obediente imediatamente partiu em busca do tesouro enterrado. Um dia ele estava descansando debaixo de uma figueira quando de repente ouviu uma voz angelical vindo do fundo da terra, dizendo: "Este é o meu lugar!" Quando o padre começou a cavar, abriu a cisterna ou caverna subterrânea e encontrou não apenas a estátua da Madona Negra, mas também uma lamparina a óleo acesa e um cálice. Até hoje uma pequena capela perto do grande santuário marca o local onde Nossa Senhora de Regla foi encontrada. Chama-se Humilladero (aquele que humilha),

Após esta incrível descoberta, seu antigo eremitério rapidamente se tornou pequeno demais para conter todos os peregrinos que se aglomeravam para vê-la. O local foi ampliado e depois substituído por estruturas maiores até receber a forma atual.

Os monges coletaram relatos documentados de milagres. Entre 1340 e 1636, eles reconheceram oficialmente 104 milagres. A Madona Negra, dizem, libertou prisioneiros, salvou marinheiros de naufrágios e crianças de afogamento em poços, curou enfermos, etc.³

O dia da festa de Nossa Senhora de Regla é 8 de setembro, tradicionalmente considerado o aniversário da Virgem-Mãe de Cristo. As festividades começam com uma vigília na noite anterior. No próprio grande dia, até oitenta mil pessoas participam de uma procissão de nove quilômetros de extensão. A Madonna aparece em seu guarda-roupa mais real, mas também há bonecos, dançarinos, cantores, muito vinho e fogos de artifício à noite.

Que os agostinianos têm uma devoção especial à Madona Negra é evidenciado não só aqui na Espanha, mas também em San Severo , na Itália e em outros lugares. Por exemplo, a famosa Madona Negra em Brno , República Tcheca, também está pendurada em um mosteiro agostiniano. Foi apenas porque seu fundador, Santo Agostinho, era norte-africano e presumivelmente venerava uma Madona Negra, ou há algo mais nisso? Eu não duvidaria que os monges desta ordem apreciassem o significado mais profundo da Mãe das Trevas com a criança branca. No entanto, até agora não tenho nenhuma prova de que eles concordariam com minha interpretação, que elucido na página da Madona Negra de Foggia . 

Exibições: 22

© 2024   Criado por Regina Maria.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço