Ave Luz

Alegra-te cheia de graça!

                                   LIVRO TERCEIRO

                                   Da Consolção interior

                                   Capítulo-2

  

      Quem a verdade fala dentro de nós sem estrépido de palavras.

 

1-Falai, Senhor,que o vosso servo escuta:Vosso servo sou eu, daí-me inteligência para que conheça os vossos ensinamentos. Inclinai meu coração às palavras de vossas boca;nele penetre,qual orvalho,vosso discurso(1Rs 3,10,SI 118,36,123;DT 32,2).Diziam outrora, os filhos de Israel a Moisés:Fala-nos tu e te ouviremos,;não nos fale o Senhor, para que não morramos (Ex 20,19) Não assim, Senhor não assim, voz rogo eu; antes, como o profeta Samuel, humilde e ansioso, vos suplico:Falai, Senhor, que o vosso escuta.

Não fale de Moisés, nem algum dos profetas, mas falai-me de vós, Senhor Deus, que inspirates e iluminastes todos os profetas, porque vós podeis sem eles, me ensinar perfeitamente,ao passo que eles, sem vós, de nada me servem.

 

2-Podem muito bem proferir palavras, mas não conseguem dar o espírito,falam com muita elegância, mas se vós vos calais, não inflamam o coração.Ensinam a letra; vós porém, explicai o sentido. Propõeos mistérios, mas vós descobris a significação da figuras.Proclamam os mandamentos, mas vós ajudais a cumpri-los.Mostram o caminho, mas vós dais a força para segui-lo.Eles regam a superfície, mas vós dai a fecundidade.Eles clamam com palavras, mas vós dai a inteligência ao ouvido.

 

3-Não me, fale, pois Moisés, mas vós, Senhor meu Deus.Verdade eterna,para que não morra sem ter alcançado fruto algum, se só for admoestrado por fora e não abrasado interiormente, e não seja minha condenação a palavra ouvida e não praticada, conhecida e não amada, criada e não observada.-Falai, pois Senhor, que o vosso servo escuta, porque possui palavras de vida eterna(1Rs 3,10;Jo 6,69).Falai-me para conçolação de minha alma e emenda minha vida, também para o louvor, glória e perpétua hora nossa.

 

                                     AMÉM

Exibições: 94

© 2024   Criado por Regina Maria.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço