Ave Luz

Alegra-te cheia de graça!

Um terremoto de magnitude 7,1 e de cerca de um minuto de duração atingiu uma região turística das Filipinas nesta segunda-feira (14), deixando dezenas de mortos e feridos e provocando destruição.

Pelo menos 85 pessoas morreram.

A Agência Nacional de Catástrofes Naturais anunciou um balanço de 15 mortos na cidade de Cebu, a segunda maior do país, 69 na ilha de Bohol e uma vítima fatal na ilha de Siquijor.

O tremor ocorreu às 8h12 locais (21h12 de segunda-feira em Brasília).

O epicentro foi localizado pelo serviço geológico americano, o USGS, a 5 quilômetros da cidade de Balilihan, no sul do arquipélago.

O número de vítimas, no entanto, não é definitivo e pode aumentar.

Não houve alerta de tsunami para a região, mas a Agência de Mitigação de Desastres da Indonésia fez um alerta de precaução para possíveis ondas grandes no litoral do país.

Autoridades informaram que vários edifícios e casas sofreram danos.

mapa terremoto filipinas 15/10 (Foto: 1)

Entre os prédios atingidos, está o hospital de Cebu, que teve de retirar pacientes, e alguma igrejas antigas.

O arcebispo Leonardo Medroso, da cidade de Bohol, disse que duas pessoam morreram devido à queda de destroços enquanto rezavam em uma igreja na cidade de Loon. A igreja é a maior de Bohol e foi inaugurada em 1753.
Imagens de TV mostraram que a torre da Basílica Minore del Sto Niño de Cebu, que também foi erguida nos anos 1700, desmoronou.

O forte tremor também provocou o corte de energia na região afetada.

Cebu fica diante de Balilihan, mas do outro lado do estreito de Cebu, a cerca de 60 quilômetros, e é a quinta cidade mais populosa das Filipinas.

O terremoto principal foi seguido por tremores secundários de menor intensidade, segundo a agência americana e testemunhas.

Elmo Alinsunorin, segurança de um prédio do governo de Cebu, contou à AFP que a violência do tremor o derrubou no chão.

"Os pedaços de vidro choviam e eu pensei que ia morrer", disse.

"Estava dormindo profundamente quando minha cama começou a tremer. Estava aterrorizada e me escondi embaixo da cama", contou à France Presse Janet Maribao, de 33 anos, uma recepcionista que mora em Cebu.

Círculo de Fogo do Pacífico
O arquipélago das Filipinas fica no Círculo de Fogo do Pacífico, uma cadeia de ilhas que registra uma intensa atividade sísmica e vulcânica.

Em fevereiro do ano passado mais de 100 pessoas morreram em um terremoto na ilha de Negros, a 100 quilômetros do epicentro do terremoto desta terça-feira.

O desastre natural mais grave registrado nas Filipinas aconteceu em 1976, quando um tsunami provocado por um terremoto de 7,9 graus de magnitude devastou o Golfo Moro, na ilha meridional de Mindanao.

Entre 5.000 e 8.000 pessoas morreram, segundo estimativas oficiais.

Funcionários de hospital evacuado após o terremoto trabalham em conjunto para ressuscitar um bebê recém-nascido em Cebu, na região central das Filipinas (Foto: Erik de Castro/Reuters)Funcionários de hospital evacuado após o terremoto trabalham em conjunto para ressuscitar um bebê recém-nascido em Cebu, na região central das Filipinas (Foto: Erik de Castro/Reuters)
Tremor atingiu cidade de Cebu (Foto: AFP)Tremor atingiu cidade de Cebu (Foto: AFP)

Exibições: 77

© 2024   Criado por Regina Maria.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço