Ave Luz

Alegra-te cheia de graça!

PRATICANDO O REINO DE DEUS: Reconhecendo e eliminando a inveja de seu coração

Li um estudo do Pe. Mário Marcelo Coelho, scj Doutor em Teologia Moral sobre "os efeitos que o uso das redes sociais para esnobar-se ou para investigar a vida do outro como curiosidade pode causar na existência humana "  Você pode ler a matéria clicando aqui

A inveja é um sentimento feio e que muitas vezes negamos ver em nós mesmos. Muitas vezes quando falamos (mal) de alguém no fundo no fundo o que se revela é a inveja, mas não reconhecemos, não é mesmo? 

Achei um texto bem esclarecedor sobre o tema aqui, que transcrevo:

A Inveja é um dos sentimentos mais comuns, mais negados e mais nocivos em nossa existência. Na maioria das vezes a pessoa sequer pensa que sente inveja de alguém. A base de todas as fofocas, rivalidades, competições e maledicências, entretanto, é a famigerada inveja. Quanto mais se nega sentir inveja mais mal ela pode fazer. Tem gente que sempre encontra um defeito nas pessoas ou tem algo desabonador a acrescentar ao sucesso ou alegria alheia. Os semeadores de desgraça sempre achando que alguém vai se dar mal por ser de um jeito ou de outro ou simplesmente por ser feliz. Estas pessoas tendem a reprimir a inveja que sentem.

A falta de confiança em si mesmo e de amor próprio pode estar fundamentada na inveja, e claro, vice versa. A pessoa considera que todos têm, ou conseguem e ela não; alguns têm “sorte” ou talento, ou beleza; dinheiro ou circunstâncias favoráveis menos ela; pensamentos equivocados que eliminam a possibilidade inerente a cada um de conquistar o que deseja na vida. A inveja está na raiz de uma certa alegria camuflada diante da desgraça alheia; risos diante de uma queda do salto alto ou de alguém derramar algo no vestido na festa e principalmente do defeito que encontramos naquela pessoa que admiramos, inveja.

A INVEJA NÃO É UM SENTIMENTO CRISTÃO, É UM PECADO CAPITAL

5 - A Inveja

A inveja é considerada pecado porque uma pessoa invejosa ignora suas próprias bênçãos e prioriza o status de outra pessoa no lugar do próprio crescimento espiritual.

É o desejo exagerado por posses, status, habilidades e tudo que outra pessoa tem e consegue. O invejoso ignora tudo o que é e possui para cobiçar o que é do próximo.

Ninguém quer sentir-se ou reconhecer-se invejoso mas este sentimento faz parte de nossa natureza decaída e ignorante das Verdades Divinas e o primeiro passo para libertar-se desse sentimento destrutivo é RECONHECER E CONFESSAR, esforçando-se para SEMPRE eliminar do pensamento, do coração e da boca (palavras) esses sentimentos e substituí-lo por outros sentimentos elevados como ALEGRIA pelo bem alheio e AMOR pela pessoa alvo (aquela que estamos nutrindo inveja). Toda vez que reconhecer este sentimento em sua mente dê uma paradinha e ABENÇOE A PESSOA, PEÇA PARA DEUS COBRÍ-LA MAIS E MAIS DE BENÇÃOS. Caso a pessoa esteja em um mau caminho, PEÇA A DEUS QUE ELA SE CURE E QUE POSSA LOUVAR E AGRADECER A DEUS POR TODOS OS BENS QUE ELA POSSUI.

A inveja drena a nossa energia e impede que sejamos abençoados com as benção naturais de Deus. Nutrir sentimentos de inveja é como colocar um guarda chuva de aço na chuva de bençãos divinas que caem sobre nossas Almas todos os dias de nossas vidas! Pense nisso! Liberte-se!

Separei estas leituras para meditarmos juntos:

1.Cristo nos libertou para que sejamos verdadeiramente livres. Portanto, sejam firmes e não se submetam de novo ao jugo da escravidão.

13.Irmãos, vocês foram chamados para serem livres. Que essa liberdade, porém, não se torne desculpa para vocês viverem satisfazendo os instintos egoístas. Pelo contrário, disponham-se a serviço uns dos outros através do amor.

14.Pois toda a Lei encontra a sua plenitude num só mandamento: "Ame o seu próximo como a si mesmo".

15.Mas, se vocês se mordem e se devoram uns aos outros, tomem cuidado! Vocês vão acabar destruindo-se mutuamente.

16.Por isso é que lhes digo: vivam segundo o Espírito, e assim não farão mais o que os instintos egoístas desejam.

17.Porque os instintos egoístas têm desejos que estão contra o Espírito, e o Espírito contra os instintos egoístas; Os dois estão em conflito, de modo que vocês não fazem o que querem.

18.Mas, se forem conduzidos pelo Espírito, vocês não estarão mais submetidos à Lei.

19.Além disso, as obras dos instintos egoístas são bem conhecidas: fornicação, impureza, libertinagem,

20.idolatria, feitiçaria, ódio, discórdia, ciúme, ira, rivalidade, divisão, sectarismo,

21.inveja, bebedeira, orgias e outras coisas semelhantes. Repito o que já disse: os que fazem tais coisas não herdaram o Reino de Deus.

22.Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, bondade, benevolência, fé,

23.mansidão e domínio de si. Contra essas coisas não existe lei.

24.Os que pertencem a Cristo crucificaram os instintos egoístas junto com suas paixões e desejos.

25.Se vivemos pelo Espírito, caminhemos também sob o impulso do Espírito.

26.Não sejamos ambiciosos de glória, provocando-nos mutuamente e tendo inveja uns dos outros.

http://www.bibliacatolica.com.br/biblia-da-cnbb/galatas/5/#.U-DO-Pl...

1.Meus irmãos, não se façam todos de mestres. Vocês bem sabem que seremos julgados com maior severidade,

2.pois todos nós estamos sujeitos a muitos erros. Aquele que não comete falta no falar, é homem perfeito, capaz de por freio ao corpo todo.

3.Quando colocamos freio na boca dos cavalos para que nos obedeçam, nós dirigimos todo o corpo deles.

4.Vejam também os navios: são tão grandes e empurrados por fortes ventos! Entretanto, por um pequenino leme são conduzidos para onde o piloto quer levá-los.

5.A mesma coisa acontece com a língua: é um pequeno membro e, no entanto, se gaba de grandes coisas. observem uma fagulha, como acaba incendiando uma floresta imensa!

6.A língua é um fogo, o mundo da maldade. A língua, colocada entre os nossos membros, contamina o corpo inteiro, incendeia o curso da vida, tirando a sua chama da geena.

7.Qualquer espécie de animais ou de aves, de répteis ou de seres marinhos são e foram domados pela raça humana;

8.mas nenhum homem consegue domar a língua. Ela não tem freio e está cheia de veneno mortal.

9.Com ela bendizemos o Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.

10.Da mesma boca sai bênção e maldição. Meus irmãos, isso não pode acontecer!

11.Por acaso, a fonte pode fazer jorrar da mesma mina água doce e água salobra?

12.Meus irmãos, por acaso uma figueira pode dar azeitonas, e uma videira pode dar figos? Assim também uma fonte salgada não pode produzir água doce.

13.Quem é sábio e inteligente entre vocês? Pois então, mostre com a boa conduta que suas ações são de uma sabedoria humilde.

14.Mas, se vocês têm no coração ciúme amargo e espírito de rivalidade, não fiquem se gabando e não mintam contra a verdade.

15.Esse tipo de sabedoria não vem do alto; é sabedoria terrena, animal, demoníaca.

16.De fato, onde há ciúme e espírito de rivalidade, existe também desordem e todo tipo de ações más.

17.Ao contrário, a sabedoria que vem do alto é, antes de tudo, pura, pacífica, humilde, compreensiva, cheia de misericórdia e bons frutos, sem discriminações e sem hipocrisia.

18.Na verdade, um fruto de justiça é semeado na paz para aqueles que trabalham pela paz.

Oração contra inveja
 

O Olho da Luz me envolve. Seu brilho me protege.
Quebre mau-olhado! Desfaça-se toda a intriga e a
perfídia. Estou com a Benção do Senhor. Estou dentro
do Manto do Senhor, nada me destruirá.
Amém!

Exibições: 352

Comentar

Você precisa ser um membro de Ave Luz para adicionar comentários!

Entrar em Ave Luz

Comentário de Regina Coeli Coutinho em 13 setembro 2014 às 18:32

COLOQUE OS MAUS OLHOS NA CRUZ DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO,INVOCANDO O PODER DE SEU SANGUE LIBERTADOR.NINGUÉM SE SINTA DESPROTEGIDO.AMÉM!

Comentário de Roseane Valle em 13 setembro 2014 às 16:05

Obrigada!

Comentário de Regina Coeli Coutinho em 5 agosto 2014 às 11:47

O Cristão deve pedir a Deus o Discernimento dos Espíritos para saber enviar suas postagens com o intuito de EVANGELIZAR e não discriminar, aceitar postagens de conteúdos tolos e sem critério algum , pois devemos cumprir nosso chamado :SEDE SANTOS!

SEJAMOS NAS NOSSAS ATITUDES E DIRECIONAMENTO DE NOSSAS POSTAGENS ASSIM,MUITOS DESEJARÃO EXPERIMENTAR O QUE EXPERIMENTAMOS EM NOSSO DIA- A -DIA.O SENHORIO DE JESUS CRISTO.

Comentário de Roberto Ferraz Silveira Junior em 5 agosto 2014 às 11:36

Muito Obrigado Regina!

Comentário de Lina Gouveia em 5 agosto 2014 às 9:35

Obrigada pelos conceitos acima assinalados!

Um abraço de Luz

© 2024   Criado por Regina Maria.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço