Ave Luz

Alegra-te cheia de graça!

15 AGOSTO - Assunção de Nossa Senhora

 

clique na imagem para ampliar


15AGO

Assunção de Nossa Senhora

Hoje, solenemente, celebramos o fato ocorrido na vida de Maria de Nazaré, proclamado como dogma de fé, ou seja, uma verdade doutrinal, pois tem tudo a ver com o mistério da nossa salvação. Assim definiu pelo Papa Pio XII em 1950 através da Constituição ApostólicaMunificentissimus Deus: “A Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre foi assunta em corpo e alma à glória celestial.”

Antes, esta celebração, tanto para a Igreja do Oriente como para o Ocidente, chamava-se “Dormição”, porque foi sonho de amor. Até que se chegou ao de “Assunção de Nossa Senhora ao Céu”, isto significa que o Senhor reconheceu e recompensou com antecipada glorificação todos os méritos da Mãe, principalmente alcançados em meio às aceitações e oferecimentos das dores.

Maria contava com 50 anos quando Jesus subiu ao Céu. Tinha sofrido muito: as dúvidas do seu esposo, o abandono e pobreza de Belém, o desterro do Egito, a perda prematura do Filho, a separação no princípio do ministério público de Jesus, o ódio e perseguição das autoridades, a Paixão, o Calvário, a morte do Filho e, embora tanto sofrimento, São Bernardo e São Francisco de Sales é quem nos aponta o amor pelo Filho que havia partido como motivo de sua morte.

É probabilíssima, e hoje bastante comum, a crença de a Santíssima Virgem ter morrido antes que se realizasse a dispersão dos Apóstolos e a perseguição de Herodes Agripa, no ano 42 ou 44. Teria então uns 60 anos de idade. A tradição antiga, tanto escrita como arqueológica, localiza a sua morte no Monte Sião, na mesma casa em que seu Filho celebrara os mistérios da Eucaristia e, em seguida, tinha descido o Espírito Santo sobre os Apóstolos.

Esta a fé universal na Igreja desde tempos remotíssimos. A Virgem Maria ressuscitou, como Jesus, pois sua alma imortal uniu-se ao corpo antes da corrupção tocar naquela carne virginal, que nunca tinha experimentado o pecado. Ressuscitou, mas não ficou na terra e sim imediatamente foi levantada ou tomada pelos anjos e colocada no palácio real da glória. Não subiu ao Céu, como fez Jesus, com a sua própria virtude e poder, mas foi erguida por graça e privilégio, que Deus lhe concedeu como a Virgem antes do parto, no parto e depois do parto, como a Mãe de Deus.

Nossa Senhora da Assunção, rogai por nós!

 


 

A DIFERENÇA ENTRE ASSUNÇÃO E ASCENSÃO

Vejamos o que nosso Catecismo ensina sobre a:
Ascensão ( Domingo da Páscoa - data móvel)
§668 "Cristo morreu e reviveu para ser o Senhor dos mortos e dos vivos" (Rm 14,9). A Ascensão de Cristo ao Céu significa sua participação, em sua humanidade, no poder e na autoridade do próprio Deus. Jesus Cristo é Senhor: possui todo poder nos céus e na terra. Está "acima de toda autoridade, poder, potentado e soberania", pois o Pai "tudo submeteu a seus pés (Ef 1,20-22). Cristo é o Senhor do cosmo e da história. Nele, a história do homem e mesmo toda a criação encontram sua "recapitulação"' sua consumação transcendente.
Assunção (15 de agosto)
... TAMBÉM EM SUA ASSUNÇÃO...
§966 "Finalmente, a Imaculada Virgem, preservada imune de toda mancha da culpa original, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celeste. E para que mais plenamente estivesse conforme a seu Filho, Senhor dos senhores e vencedor do pecado e da morte, foi exaltada pelo Senhor como Rainha do universo." A Assunção da Virgem Maria é uma participação singular na Ressurreição de seu Filho e uma antecipação da ressurreição dos outros cristãos: 
Em vosso parto, guardastes a virgindade; em vossa dormição, não deixastes o mundo, ó mãe de Deus: fostes juntar-vos à fonte da vida, vós que concebestes o Deus vivo e, por vossas orações, livrareis nossas almas da morte.      
 
Resumindo de forma bem fácil, chegamos a seguinte conclusão:
Ascensão = foi de Jesus. Ele subiu ao Céu pelo próprio poder divino, é Deus.
Assunção = foi de Maria. Ela foi levada ao céu por Deus, e não pelo próprio poder.

Exibições: 1711

Comentar

Você precisa ser um membro de Ave Luz para adicionar comentários!

Entrar em Ave Luz

Comentário de monica rocha em 18 agosto 2014 às 16:27

SIM, A VG MARIA TEM CORPO COMO NÓS! ALIÁS,JESUS TAMBÉM! APÓS A RESSURREIÇÃO, ELE MANDOU QUE LHE APALPASSEM  E VISSEM QUE ELE NÃO ERA UM FANTASMA, MAS DE CARNE E OSSO. ASSIM  ESTÁ  NO  EVANGELHO. A HUMANIDADE  ESTÁ NO CÉU  NAS  PESSOAS  DE  JESUS E MARIA.  A HUMANIDADE  ESTÁ  SALVA!  DEUS RESGATOU  A SUA CREAÇÃO ! É  A PARTIR  DELES  DOIS  QUE  A NOVA  HUMANIDADE   VAI   SE MANISFESTAR  NA TERRA. SEREMOS UM  REINO DE SACERDOTES. DEVEMOS DESEJAR  FAZER PARTE  DESTE REINO E  DAR MENOS  IMPORTÂNCIA  A ESTA VIDA E ESTE REINO, QUE  SÃO TRANSITÓRIOS. ESTAMOS  AQUI  PARA ESCOLHER  A  QUEM  SERVIR, ESCOLHER  DE  QUEM QUEREMOS SER. QUE  TODOS SEJAMOS UM, COM JESUS E MARIA, AMÉM. GRAÇAS A DEUS !

Comentário de Elizabeth Pereira Teles em 14 agosto 2014 às 20:30

Obrigada, Nossa Senhora rogai por nós.

Comentário de Regina Coeli Coutinho em 14 agosto 2014 às 18:11

Maria foi assunta ao céu em corpo e alma.Louvado seja Deus.Obrigada Senhor!

Comentário de EFREM DA SILVA em 14 agosto 2014 às 14:54

Eu quero sempre respirar a PAZ DE JESUS CRISTO e o AMOR DE MARIA e dar do meu melhor a JESUS e MARIA.

Comentário de Eloi Lorente Gallego em 14 agosto 2014 às 14:41

Excelente matéria!

Comentário de EFREM DA SILVA em 14 agosto 2014 às 14:19

São dois Títulos de SANTA MÃE também são comemorados mesmo dia 15 agosto, juntos com o Título de ASSUNÇÃO, DESATADORA DOS NÓS e PARAISO, existem outros também. A Paróquia Nossa Senhora do Paraiso, está localizada em uma cidade vizinha da minha Diadema SP, na cidade de Santo André SP, aonde participo das missas de cura e libertação, presidiada pelo Pároco Padre Vanderlei Ribeiro.

Comentário de EFREM DA SILVA em 14 agosto 2014 às 14:05

Tem os dois títulos de SANTA MÃE

Comentário de Roseane Valle em 14 agosto 2014 às 11:44

Obrigada Regina, muita LUZ!!

Comentário de monica da consolação frança alve em 14 agosto 2014 às 10:38
Obrigada pela mensagem!!!
Paz e Luz.........
Comentário de Nilda Maria Calmon Ribeiro Scaff em 14 agosto 2014 às 8:49

Obrigada querida irmã

© 2024   Criado por Regina Maria.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço