Ave Luz

Alegra-te cheia de graça!


A partir do consentimento dado na fé por ocasião da Anunciação e mantido sem hesitação sob a cruz, a maternidade de Maria se estende aos irmãos e às irmãs de seu Filho "que ainda são peregrinos e expostos aos perigos e às misérias". 
Jesus, o único Mediador, é o Caminho de nossa oração; Maria, sua Mãe e nossa Mãe, é pura transparência dele. Maria "mostra o Caminho"("Hodoghitria"), é seu "sinal", conforme a iconografia tradicional no Oriente e no Ocidente.
A partir dessa cooperação singular de Maria com a ação do Espírito Santo, as Igrejas desenvolveram a oração à santa Mãe de Deus, centrando-a na Pessoa de Cristo manifestada em seus mistérios. 
Nos inúmeros hinos e antífonas que exprimem essa oração, alternam-se geralmente dois movimentos: um "exalta" o Senhor pelas "grandes coisas" que fez para sua humilde serva e, por meio dela, por todos os seres humanos; o outro confia à Mãe de Jesus as súplicas e louvores dos filhos de Deus, pois ela conhece agora a humanidade que nela é desposada pelo Filho de Deus.
Esse duplo movimento da oração a Maria encontrou uma expressão privilegiada na oração da Ave-Maria: 
"Ave, Maria (alegra-te, Maria)". A saudação do anjo Gabriel abre a oração da Ave-Maria. É o próprio Deus que, por intermédio de seu anjo, saúda Maria. Nossa oração ousa retomar a saudação de Maria com o olhar que Deus lançou sobre sua humilde serva, alegrando-nos com a mesma alegria que Deus encontra nela. 
"Cheia de graça, o Senhor é convosco". As duas palavras de saudação do anjo se esclarecem mutuamente. Maria é cheia de graça porque o Senhor está com ela. A graça com que ela é cumulada é a presença daquele que é a fonte de toda graça. "Alegra-te, filha de Jerusalém... o Senhor está no meio de ti" (Sf 3,14.17a). Maria, em quem vem habitar o próprio Senhor, é em pessoa a filha de Sião, a Arca da Aliança, o lugar onde reside a glória do Senhor: ela é "a morada de Deus entre os homens" (Ap 21,3)."Cheia de graça", e toda dedicada àquele que nela vem habitar e que ela vai dar ao mundo.
"Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus". Depois da saudação do anjo, tomamos nossa a palavra de Isabel. "Repleta do Espírito Santo" (Lc 1,41), Isabel é a primeira na longa série das gerações que declaram Maria bem-aventurada: "Feliz aquela que creu..." (Lc 1,45): Maria é "bendita entre as mulheres" porque acreditou na realização da palavra do Senhor. Abraão, por sua fé, se tornou uma benção para "todas as nações da terra" (Gn 12,3). Por sua fé, Maria se tornou a mãe dos que crêem, porque, graças a ela, todas as nações da terra recebem Aquele que é a própria benção de Deus: "Bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus".
"Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós..." Com Isabel também nós nos admiramos: "Donde me vem que a mãe de meu Senhor me visite?" (Lc 1,43). Porque nos dá Jesus, seu filho, Maria é Mãe de Deus e nossa Mãe; podemos lhe confiar todos os nossos cuidados e pedidos: ela reza por nós como rezou por si mesma: "Faça-se em mim segundo a tua palavra" (Lc 1,38). Confiando-nos à sua oração, abandonamo-nos com ela à vontade de Deus: "Seja feita a vossa vontade".
"Rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte". Pedindo a Maria que reze por nós, reconhecemo-nos como pobres; pecadores e nos dirigimos à "Mãe de misericórdia", à Toda Santa. Entregamo-nos a ela "agora", no hoje de nossas vidas. E nossa confiança aumenta para desde já entregar em suas mãos "a hora de nossa morte". Que ela esteja então presente, como na morte na Cruz de seu Filho, e que na hora de nossa passagem ela nos acolha como nossa Mãe, para nos conduzir a seu Filho, Jesus, no Paraíso.

Exibições: 788

Tags: ave, maria, oraçao

Comentar

Você precisa ser um membro de Ave Luz para adicionar comentários!

Entrar em Ave Luz

Comentário de Sylvia Regina Fernandes Braga em 20 fevereiro 2012 às 15:39

oBRIGADA POR MAIS ESSA POSTAGEM. paz e luz!

Comentário de IARA CARVALHO SOTELLO em 18 fevereiro 2012 às 20:11

Ó MARIA CONCEBIDA SEM PECADO, ROGAI POR NÓS QUE RECORREMOS A VÓS.

Comentário de Walter Cardoso de Freitas em 18 fevereiro 2012 às 7:41

Mãe Santíssima! Rogai por nós agora, na hora da morte física e Além!

Asim É.

Comentário de Adriano Aliberti em 16 fevereiro 2012 às 20:45

Lindo.Que assim seja.

Comentário de Maria Amélia Condeço Ameixoeira em 16 fevereiro 2012 às 16:22

 

Salve Rainha, Mãe de Misericórdia
Vida, doçura e esperança nossa, Salve!
A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva
A Vós suspiramos, gemendo e chorando
neste Vale de Lágrimas.
... Eia, pois, advogada nossa
Esses Vossos olhos misericordiosos
A nós volvei!
E depois desse desterro,
Mostrai-nos Jesus, bendito fruto do Vosso Ventre
Ó Clemente,
Ó Piedosa,
Ó Doce Sempre Virgem Maria.
Rogai por nós Santa Mãe de Deus,
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém
Comentário de vanderli fernandes brajato em 16 fevereiro 2012 às 13:34

O amor é paciente, benéfico;

O amor não é invejoso, não é temerário, não se ensoberbece;

O amor não é ambicioso;

Não busca ses póprios interesses;

Não se irrita;

Não suspeita o mal;

Não se compaz com a injustiça, mas se alegra com a verdade;

O amor tudo desculpa;

Tudo crê;

Tudo espera;

Tudo sofre.

(Primeira carta de São Paulo, ao Corintios-13.4-8)

Comentário de Turibia Gomes de Oliveira em 16 fevereiro 2012 às 12:35

AMEI!!!!!

MUITA PAZ!!!!

OM SAI RAM

TURÍBIA

Comentário de Inocencio Francisco Kroetz em 16 fevereiro 2012 às 11:02

Muito lindo Obrigado Paz e Luz no Coração.

Comentário de Cleudete Sousa Santos em 16 fevereiro 2012 às 10:05

jamais afastarei da minha vida e dos meus filhos e família o amor por NOSSA SENHORA A MÃE DE JESUS E NOSSA MÃE.OBRIGADA FADA SAN POR TÃO MARAVILHOSAS MENSAGENS AMÉM

Comentário de Regina Celia Palopole em 16 fevereiro 2012 às 10:05

Obrigada pelos esclarecimentos, que fortalecem mais a nossa fé em Mãe Maria. Muita luz.

© 2014   Criado por Regina Maria.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço