Ave Luz

Alegra-te cheia de graça!

ALEGRA-TE MARIA

 

ALEGRA-TE MARIA!

Nós sugerimos a substituição , na recitação do rosário , dos termos "Ave Maria, cheia de graça" por "Alegra-te, cheia de graça" .

"Chãire Kecharitoméne"

O Anjo Gabriel recebeu a tarefa de anunciar a Virgem Maria a decisão divina de, por meio dela vir a nascer o Salvador. Em Lucas 1, 28 lemos que:

 Entrando onde ela estava, disse-lhe: Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!

   O Evangelho Segundo Lucas foi escrito originalmente em grego , o termo usado por Lucas é "chaire" , que corresponde ao "salamalek" dos árabes atuais oi ao "shalom lak" dos hebreus. A palavra alegria, em grego , é chára que tem a mesma raiz que cháris (graça) .A palavra chaire pode ser traduzida como a alegria que brota da manifestação da graça. Sendo uma saudação feita por um Anjo, mensageiro de Deus, devemos nos recordar da palavra do profeta Isaías de que "a palavra que sai da boca de Deus não voltará vazia, mas realizará tudo o que for de Sua Vontade e produzirá os efeitos que Deus pretendeu ao enviá-la"(Is 55,10-11)

   São Bernardo, comentando sobre o momento do anúcio do Anjo a Virgem Maria escreveu que: "Acabas de entender, ó Virgem, a maravilha que se deve realizar e o modo como vai realizar-se; uma e oitra coisa não podem senão lançar-te num estado simultaneamente de admiração e de alegria. "Alegra-te grandemente, filha de Sião, grita jubilosa, filha de Jerusalém"(Zc 9,9), pois que entendeste a palavra de júbilo e de alegria, que nos seja outorgado, a nós também, de ouvir a feliz resposta que esperamos, a fim de que "exultem de alegria nossos ossos humilhados...(Sl 50,10)".São Bernardo, Louvores à Virgem Maria, homilia IV,8,PL,183,83-84

   O anúncio do Anjo não é apenas uma mensagem, mas um convite. A Virgem é convidada a se alegrar pois o Deus a escolhera como Mãe do Salvador, tal qual está escrito em Sofonias 3,14-17 : Alegra-te , filha de Sião, Solta gritos de alegria, ó Israel ! Alegra-te e rejubila-te de todo o coração, filha de Jerusalém. O Senhor revogou a sentença pronunciada contra ti, afastou de ti os teus inimigos. O Rei de Israel que é o Senhor, está no meio de ti; não temerá mais a desgraça. Naquele dia, dir-se-á a Jerusalém : não temas, Sião ! Não se enfraqueçam os teus braços , porque o Senhor, teu Deus, está no meio de ti, como poderoso Salvador."

   Ao ouvir o Anjo, Maria ficou intrigada com essa palavra e pôs-se a pensar qual seria o significado da saudação. Porque estaria sendo convidada a esta grande alegria? E o Anjo acrescentou: Não temas, Maria....!" . O que foi profetizado acontecia: "Não temas, Sião!"

   Também em Joel 2,21-27 encontramos as palavras que a Virgem proferiu no Magnificat.

   As palavras proferidas pelo Anjo Gabriel inspiram-se, portanto, em várias passagens messiânicas do A.T. para que, deste modo, todos pudessem ver a correspondência dos fatos do Antigo e do Novo Testamento.

   A alegria que o Salvador Jesus traz ao mundo é várias vezes mencionada em Lucas:

   "O menino saltou de alegria no meu seio" , disse Sta Isabel ; "o meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador"(Lc 1,47) ; "anuncio-vos uma grande alegria, que o será para todo o povo: hoje nasceu-vos um Salvador", disse o Anjo aos Pastores.

   São Gregório, o Taumaturgo (270) escreveu alguns textos homiléticos onde imagina um diálogo interessante entre Deus e o Anjo Gabriel. Ele escreve:

  

"Quando Deus dá a instrução ao Arcanjo Gabriel explicita: A primeira palavra que lhe anunciarás será um grito de júbilo. Tu dirás a Maria: Alegra-te, cheia de graça , a fim de que eu tenha compaixão da infeliz Eva." E o Arcanjo entendeu estas palavras, mas podemos nós imaginar o que diria a si mesmo. "É bem estranha esta empresa! O que acabo de ouvir ultrapassa toda imaginação...e aquele que condenou Eva apressa-se em glorificar sua filha!"

   Deus interrompe-o, perguntando: Por que hesitas? E o Arcanjo responde, objetando a Deus que há certa contradição na expressão: A Virgem, que dará a luz  um filho. Deus insiste, evocando o texto do Gênesis referente a Abraão (Gn 18,14). Como pode o calor da divindade fecundar Maria? E Deus mesmo responde, citando o fato da sarça ardente. Convencido, o Arcanjo vai anunciar a Maria Virgem: "Alegra-te, cheia de graça. O Senhor está contigo" . O demônio não poderá prevalecer contra ti porque,  aí mesmo onde ele infligiu ferida mortal, agora, o Médico aplica o primeiro remédio salutar. De onde surgiu a morte, daí também a vida abriu-se uma estrada: por uma mulher apagou-se a chama, por uma mulher se acende outra mais viva."Alegra-te, cheia de graça".

 No ano de 431 foi convocado um Concílio na catedral de Éfeso, consagrada a Maria, para que se resolvesse uma questão: seria a Virgem Maria a Mãe de Deus ou apenas a mãe do homem Jesus? Esta questão, levantada por Nestório, aludia a existência de duas pessoas em Jesus Cristo. Foi então definido que Jesus Cristo é consubstancial ao Pai, segundo sua divindade e consubstancial ao homem segundo sua humanidade, pois nele se fez a união das duas naturezas; desse modo, deve-se confessar um Cristo, um Filho, um Senhor. Por causa desta união, sem confusão, nós afirmamos que Maria é Mãe de Deus, pois o Deus Verbo tomou a carne e fez-se homem e, desde o instante da concepção, uniu-se ao Templo obtido da Virgem" , e neste dia foi proferido um dos mais belos hinos a Mãe de Deus:

 "Alegra-te, Montanha cuja altura ultrapassa o pensamento dos homens

 Alegra-te, Abismo de insondável profundidade, mesmo para os Anjos

 Alegra-te, tu que conduzes os filósofos ao limite da sua sabedoria

 Alegra-te, tu que levas os sábios às fronteiras do raciocínio

 Alegra-te, tu perante quem os espíritos subtis se tornam hesitantes

 Alegra-te, tu perante quem os literatos perdem as palavras..."

Alegra-te Maria , cheia de graça

o senhor é contigo

bendita és tu entre as mulheres

e bendito é o fruto do teu ventre

Jesus

Santa Maria , Mãe de Deus ,

roga por nós, pecadores

agora e na hora de nossa morte

Amém

Exibições: 545

Comentar

Você precisa ser um membro de Ave Luz para adicionar comentários!

Entrar em Ave Luz

Comentário de Maria José de Lima-Netto em 16 maio 2013 às 5:31

MINHA QUERIDA MÃE DO CÉU, PROTEGE O MUNDO TAL COMO TENS PROTEGIDO AO LONGO DOS SÉCULOS E POR TODA A ETERNIDADE! AJUDA OS HOMENS A SEREM MAIS SOLIDÁRIOS E COMPREENSIVOS UNS COM OS OUTROS, TIRA-LHES A VENDA DOS OLHOS!!!

GRATA PARA SEMPRE, MINHA QUERIDA MÃE DO CÉU.
Grata, Regina!

Comentário de Maria Aparecida Ricardo em 15 maio 2013 às 22:43

Alegra-Te Maria, causa da Nossa Alegria!

Comentário de MARISTHER MOURA VASCONCELLOS em 15 maio 2013 às 20:00

MARIA MINHA MÃE,MINHA RAINHA,MINHA MADRINHA,MINHA PROTETORA, MINHA INTERCESSORA,MEDIANEIRA DE TODAS AS GRAÇAS. OBRIGADA POR ME CONCEDER O PRIVILÉGIO DE PODER TÊ-LA COMO MINHA MÃE DE TODOS OS SÉCULOS E DE TODA A ETERNIDADE.

MINHA MÃE, AMOR MAIOR DE TODA MINHA VIDA! TE ADORO MÃEZINHA!

Comentário de Roseane Valle em 15 maio 2013 às 19:15

Grata Regina!

Comentário de fernando rebelo de brito em 15 maio 2013 às 18:26

AMÉM, AMÉM,AMÉM, MINHA QUERIDA MÃE.

© 2024   Criado por Regina Maria.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço