Ave Luz

Alegra-te cheia de graça!

Campanha “40 DIAS NO DESERTO COM JESUS” de Jejum e Oração 2013 - inicio 18 de fevereiro

Bebendo da Água da Vida

As reflexões vão se estender do dia 18 de fevereiro a 29 de março - baixe o pdf que está no final.




 O SENTIDO DE DESERTO

“Cheio do Espírito Santo, voltou Jesus do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto, onde foi tentado pelo demônio durante quarenta dias.” (Lc 4, 1-2a)

Também nós queremos que o Espírito Santo nos conduza ao deserto! Na tradição bíblica e também nos primeiros séculos da Igreja, o deserto é considerado um lugar especial de encontro com Deus: “Por isso a atrairei, conduzi-la-ei ao deserto e falar-lhe-ei ao coração” (Os. 2, 16).                

Ir ao deserto com Jesus durante este tempo de quaresma – ou outro tempo que você mesmo eleger (não necessariamente a quaresma) – é colocar-se no firme propósito de ter um encontro com Deus e com nossa própria verdade. O deserto não é um lugar, mas uma disposição espiritual.

Os “demônios” que precisamos enfrentar estão, antes de tudo, dentro de nós. São nossos próprios traços de personalidade, inclinações, atitudes que precisam ser reconciliados ou até mesmo vencidos, “exorcizados” para vivermos debaixo da Vontade de Deus.         

Uma batalha que se trava no decorrer de toda a vida. Sempre precisaremos de mudança, conversão. Ninguém se sinta pronto por ter percorrido um determinado trecho de sua senda espiritual. Sempre haverá a necessidade de se colocar novamente a caminho, de se confrontar, de mudar, de crescer. É tarefa de uma vida inteira.

É preciso ainda lembrar que, sem a graça de Deus, toda ascese (disciplina espiritual) é vã. A iniciativa é de Deus! É o Espírito Santo quem conduz Jesus ao deserto. “Porque é Deus quem segundo o seu beneplácito, realiza em vós o querer e o executar.” (Fp 2, 13)

ENTRANDO NO DESERTO

Entre no deserto! Mas entre com a determinação de abrir-se à Palavra e à Graça de Deus. Ninguém julgue estar pronto para essa empreitada por si mesmo. Não temos que provar nada a Deus. Não temos que “obrigá-lo” a fazer algo por nós, pois suas ações em nosso favor são sempre amorosas. O jejum é uma prática voltada para nosso crescimento e não para um Deus que exige sacrifício. Jesus já realizou o único e definitivo sacrifício, oferecendo-se por todos nós na cruz (Hb. 10, 10).

Os 40 DIAS nos lembram os 40 dias que Jesus esteve no monte das tentações. O tempo dedicado ao jejum é reservado para buscar o Senhor, mesmo em meio às atividades cotidianas. Em Mt 6, 1-18, vemos como Jesus indica o jejum, a oração e a esmola como sinais característicos da vida de um cristão fiel. Em alguns momentos de decisão, porém, somos convocados a intensificar nossa comunhão com o Senhor.

Outro fator importante em um tempo de jejum é o propósito que nos move a fazê-lo. Um jejum sem propósito definido é como vagar num túnel escuro, sem se saber de onde ou para onde se vai. Olhando as Sagradas Escrituras, encontraremos muitas razões que levaram as pessoas ao jejum. Se vamos jejuar temos que ter objetivos firmes e claros pelos quais lutar:

- Estar com Deus; receber sua Palavra e alguma orientação concreta; interceder por alguém ou alguma situação; enfrentar o “inimigo” e suas tentações; etc...

COMO FAREMOS NOSSO JEJUM?

 Jejuaremos às QUARTAS E SEXTAS-FEIRAS durante o período de nossa Campanha, como estará indicado no roteiro à frente. Mas, durante os 40 dias, evitaremos alimentos pelos quais buscamos mais saciar nosso gosto do que as necessidades de nosso organismo (doces, refrigerantes, excesso de frituras ou outros alimentos que constituem hábitos alimentares aos quais estamos apegados). Além disso, evitando extravagâncias, vamos escolher entre duas opções:

 - Iniciar a alimentação diária só a partir das 12h, ou simplesmente cortar uma das refeições do dia.

Cuidado somente para não “descontar” na próxima refeição para compensar o que não foi comido. Pessoas que fazem uso de medicação devem estabelecer o jejum em conformidade com o horário dos remédios, bem como aquelas com problemas de pressão alta, diabetes ou outro tipo de limitação de saúde ou restrição alimentar podem fazer jejum de televisão, conversas ou outras coisas. Mas lembre-se: inicialmente o jejum consta de algum sacrifício na alimentação.

UM CAMINHO ORACIONAL COM A PALAVRA

Serão 40 DIAS no deserto bebendo da água da vida. As meditações irão possibilitar sua reflexão sobre diversos textos bíblicos que se referem à água. O centro é Jesus. É Ele a Fonte de Água Viva que sacia nossa sede. Seremos conduzidos até o Monte Calvário, na Sexta-feira Santa – nosso último dia de oração e jejum – e, dali, à Páscoa do Senhor, manancial inesgotável de vida nova. Contemplaremos o peito aberto do Senhor, deixando dele jorrar Sangue e Água, fontes da Eucaristia e do Batismo.

Optei por não colocar o dia do mês e da semana no roteiro para que você possa usá-lo em qualquer época do ano. Certamente será de muito proveito espiritual para você repetir este roteiro em algum outro momento.

Procure sempre ter com você UM COPO COM ÁGUA para rezar a cada dia, sempre terminando por beber da água. Se você tiver Água Benta, tanto melhor. Na Solene Vigília Pascal, no Sábado Santo, quando você renovar suas promessas batismais e ao ser aspergido pela água, você o fará com muito mais profundidade. Tenho certeza disso. Faça a experiência! 

- CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O ROTEIRO COMPLETO DAS REFLEXÕES. 

Oferecimento Diário da Oração e Jejum


Pai misericordioso que sondas todas as coisas e que  vês o que está oculto, dedico este dia de oração (e jejum) para que eu possa entrar em comunhão profunda com teu amor. Inspira-me com tua luz, defenda-me com tua graça, santifica-me com teu Espírito. Possam  me valer o preciosíssimo sangue de Jesus, a intercessão  da bem-aventurada Virgem Maria e dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael.
Jesus, Fonte de Misericórdia que jorra do Trono, que  comunicas o Espírito Santo sem medidas, peço-te: dá- me da tua Água Viva (repita 3x)! Amém.

1º dia: Água Primordial - iniciar em 18 de fevereiro


Pela virtude das águas primordiais das quais tudo foi criado, para que minha origem seja recriada no amor, bendita seja esta água!
Medite em Gênesis 1, 1-10.


Deus é a origem de todos os seres, do universo inteiro. Pense em toda beleza que existe ao nosso redor e isto  é apenas um pequeno grão de areia, diante do universo.
Igualmente é maravilhosa a vida humana. A água aí está.
Assim como o Espírito Santo pairava sobre as águas, deixe que Ele paire sobre sua origem. Entregue o período de  sua gestação nas mãos de Deus.
Beba do copo com água!

http://www.paroquiadagloria.org.br/?pagina=noticia&id=348

http://www.padresergio.com/

Exibições: 1224

Comentar

Você precisa ser um membro de Ave Luz para adicionar comentários!

Entrar em Ave Luz

Comentário de Roseane Valle em 18 fevereiro 2013 às 8:12

Muito grata!!

Comentário de DOMINGOS SAVIO CARRILHO MORAIS em 17 fevereiro 2013 às 20:00

Que jornada incrível! Não conhecia. Uma ferramenta divina de purificação... Obrigado!

Comentário de regina elaine mello em 17 fevereiro 2013 às 19:45

Que maravilhosa esta meditação! Grata, Fada San!

Começarei amanhã com muito amor no coração.

Abraço carinhoso,

Regina Elaine

Comentário de Ione Roseli dos Santos em 17 fevereiro 2013 às 19:28

ESTAREI CAMINHANDO NO DESERTO.

JÁ CONHEÇO ESSEDESERTO.

VAMOS JUNT@S.

FELIZ E ABENÇOADO DESERTO PARA TODOS.

© 2024   Criado por Regina Maria.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço