Ave Luz

Alegra-te cheia de graça!

 


 

Evangelho (Lc 18,35-43)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

 

35Quando Jesus se aproximava de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmolas. 36Ouvindo a multidão passar, ele perguntou o que estava acontecendo. 37Disseram-lhe que Jesus Nazareno estava passando por ali. 38Então o cego gritou: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!” 39As pessoas que iam na frente mandavam que ele ficasse calado. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!” 40Jesus parou e mandou que levassem o cego até ele. Quando o cego chegou perto, Jesus perguntou: 41“Que queres que eu faça por ti?” O cego respondeu: “Senhor, eu quero enxergar de novo”. 42Jesus disse: “Enxerga, pois, de novo. A tua fé te salvou”. 43No mesmo instante, o cego começou a ver de novo e seguia Jesus, glorificando a Deus. Vendo isso, todo o povo deu louvores a Deus.

 

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

 

Comentário ao Evangelho
SENHOR, QUE EU VEJA!
Ao fazer a leitura do profeta Isaías, na sinagoga de Nazaré, Jesus identificou-se com o Messias, ungido pelo Espírito do Senhor, para "anunciar aos cegos a recuperação da vista". De certo modo, todo o seu ministério consistiu em ajudar a humanidade a superar a cegueira de que era vítima. Cegueira do egoísmo, que impede de reconhecer o semelhante como quem merece afeição. Cegueira da idolatria, que leva o ser humano a trocar Deus pela criatura e deixar-se tiranizar por ela. Cegueira do pecado, com suas mais diversas manifestações, cujo resultado é a desumanização da pessoa, reduzindo-a à mais terrível escravidão.
A súplica do cego de Jericó pode ser a de todo discípulo: "Senhor, que eu veja!" Sim, o discipulado exige a libertação de todo tipo de cegueira. Isto só pode ser obra de Jesus. É ele quem possibilita ao discípulo ter visão e discernimento para fazer as escolhas certas e optar pelos caminhos mais condizentes com as exigências do Reino.
Contudo, o motor de tudo isto é a fé. No caso do cego de Jericó, foi a fé que o moveu a implorar misericórdia junto a Jesus. E, também, pela fé o discípulo é levado a buscar libertação junto a ele. Quanto mais profunda ela for, tanto mais apurada será a visão do discípulo, ou seja, maior será sua capacidade de "ver" o que Deus deseja dele.

Oração

Espírito que faz recobrar a visão, abre meus olhos para que eu possa discernir, com clareza, os caminhos do Reino, e andar por eles, com determinação e segurança.

(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE  - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php
Responder a um olhar e olhar como cristão não toma tempo. Basta olhar, basta ver.
Por isso tenho pedido: Senhor, fazei com que eu veja os meus irmãos com os seus olhos. Permita que eu veja o mundo, com os seus olhos.
Foto: Responder a um olhar e olhar como cristão não toma tempo. Basta olhar, basta ver. Por isso tenho pedido: Senhor, fazei com que eu veja os meus irmãos com os seus olhos. Permita que eu veja o mundo, com os seus olhos.

Exibições: 544

Comentar

Você precisa ser um membro de Ave Luz para adicionar comentários!

Entrar em Ave Luz

Comentário de Roseane Valle em 7 maio 2014 às 19:32

Obrigada Regina

Comentário de luiza nazare barreto leite em 20 novembro 2013 às 17:44

Obrigada Senhor! Pela visão que me deste. Se for do meu merecimento, que eu  melhore mais o meu eu e, com isso possa ver meus irmãos como TU vês.

Comentário de Nilda Maria Calmon Ribeiro Scaff em 18 novembro 2013 às 23:06

Obrigada , lindo!

Comentário de gevson teixeira de moura em 18 novembro 2013 às 19:51

O evangelho de lucas, nos fala de um cego das vistas, que foi curado por jesus, pois o mesmo achou tanta fé neste homem a tal ponto foi curado, ou seja, voltou a enchergar.Que possamos seguir este exemplo, onde na maioria das vezes não queremos enchergar as coisa boas da vida, por não termos tamanha fé.

Comentário de sonia maria de castro bastos em 18 novembro 2013 às 19:43

amem jesus, abra os olhos de todos os seus filhos para vermos o mundo com os seus olhos amem.

Comentário de Juli em 18 novembro 2013 às 17:39

Comentário de francisca garcia em 18 novembro 2013 às 10:35

o evangelho- nos  alerta  para  que vejamos,senhor faça  com que nos vejamos 

o mundo com os vossos olhos. amém.

© 2024   Criado por Regina Maria.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço