|
Décimo dia
A saudação angélica
1. Não há cristão católico que não reze diariamente repetidas vezes a saudação angélica, a "Ave Maria". É uma oração venerável, composta na sua parte principal por palavras da sagrada escritura. São as palavras que o arcanjo São Gabriel e a santa Isabel dirigiram a Nossa Senhora. "Ave, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois entre as mulheres", eis as palavras com que São Gabriel saudou respeitosamente a Santíssima Virgem na pobre casa de Nazaré. "Cheia de graça", o arcanjo a chamou. Era o maior elogio que podeia fazer à Santa Virgem. A graça divina é mais preciosa do que todos os tesouros e grandezas do mundo, que aos olhos de Deus realmente não valem mais do que palha e barro. A graça divina é que nos enobrece verdadeiramente e que nos faz felizes por toda a eternidade. "Cheia de graça", que título de nobreza, que inefável felicidade! "O Senhor é convosco", isto quer dizer: Deus vos ama, vos protege, sois a filha mais querida de Deus e brevemente Jesus, o Deus eterno, o Rei da glória será vosso filho, sereis a bem-aventurada Mãe de Deus. "Bendita sois entre as mulheres", e sereis enaltecida, invocada e chamada bem-aventurada por todas as gerações.
2. Considera as palavras com que santa Isabel saudou a Maria. "Bendita sois entre as mulheres"; estas palavras do arcanjo São Gabriel também santa Isabel dirigiu a Maria e acrescentou: "e bendito é o fruto do vosso ventre." Sois bendita por serdes a Mãe do Salvador. Jesus, o Rei da eterna glória, para ser homem verdadeiro, quis ser verdadeiro filho de Maria e tomar a carne humana de seu santíssimo ventre. Bendita Mãe e eternamente bendito Filho aos quais devemos a nossa salvação!
3. A última parte da "Ave Maria" encerra importantíssima deprecação à Nossa Senhora. "Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. "Mãe de Deus", eis o motivo da nossa ilimitada confiança no valor da sua proteção. Que é que o Filho poderá negar a sua Mãe? Jesus é todo-poderoso, ama a sua Mãe e por isso Maria Santíssima também é onipotente, pois pode alcançar tudo pelos seus pedidos. São Boaventura a chama "a onipotência suplicante". Com que confiança, pois, devemos pedir a intercessão de Maria. Rogai por nós, que sois nossa mãe também, agora e na hora da nossa morte, da qual depende a nossa felicidade eterna.
Rezemos 3 Ave-Marias para obter a graça de rezar sempre com absoluta confiança a Maria Santíssima.
|
Você precisa ser um membro de Ave Luz para adicionar comentários!
Entrar em Ave Luz