Ave Luz

Alegra-te cheia de graça!

Maio com Nossa Mãe Maria - vigésimo nono dia

Devoção do Mês de Maio

Vigésimo Nono Dia

Oração Preparatória

Abri, Senhor, os nossos lábios, para que dignamente louvemos o Vosso Santo Nome, na veneração da Santíssima Virgem Maria. Purificai nossos corações de todos os pensamentos perversos, vãos e inúteis. Iluminai o nosso entendimento, inflamai a nossa vontade, para que possamos fazer a nossa oração com verdadeira humildade, firme confiança e fervorosa devoção e mereçamos ser atendidos e bem despachados perante o Augusto Trono da Vossa Divina Majestade. Por Jesus Cristo Nosso Senhor.  
Amém.

Oração de Oferecimento

Virgem Santíssima, gloriosa Mãe de Deus, ó Maria! Eis-nos diante de Vós novamente reunidos para manifestar-Vos a nossa veneração e o nosso amor. Alegramo-nos pela alta dignidade e glória a Vós concedida pelo Deus todo-poderoso. Louvamos e bendizemos ao Senhor, por nos ter dado a Vós por Mãe, por ter adornado do mais perfeito amor o Vosso Puríssimo e Sagrado Coração.  

Consagramos a Vós, Virgem Santíssima, todos os dias deste mês e especialmente o dia de hoje. Hoje e sempre Vos escolhemos por nossa protetora e intercessora junto a Jesus, Vosso Filho. A Vós consagramos nosso coração, nosso corpo e nossa alma. Em Vossas mãos entregamos todas as nossas esperanças e consolações, todas as nossas aflições e tribulações. A Vós recomendamos a nossa vida inteira e em particular os últimos instantes dela. Mostrai ser nossa Mãe! Ao Vosso patrocínio recomendamos a Santa Igreja Católica, especialmente o Papa Bento XVI, todos os bispos, o clero secular e regular, e as benditas almas do purgatório.  

Compraza-se o Vosso carinhoso Coração nos nossos cânticos e piedosas orações. Juntamo-las neste mês às orações de todos os fiéis e aos louvores que os Anjos no Céu oferecem a Vós, sua amabilíssima Rainha. Alcançai-nos a graça, a maior de todas, de sermos fiéis a Vós e a Vosso Filho até a morte, para que possamos louvar e amar convosco no Céu a Jesus, Vosso Filho e a Santíssima Trindade, por todos os séculos dos séculos.   
Amém.

 
 


Vigésimo nono dia

A devoção do Santíssimo Rosário

1. A devoção do Santíssimo Rosário é uma devoção antiqüíssima na Igreja. Quando, no princípio do século décimo terceiro, se tratava de combater e extirpar a heresia dos Albigenses, Nossa Senhora inspirou a São Domingos a idéia de pregar e propagar esta devoção como meio poderosíssimo para debelar a heresia perniciosa.  
São Domingos começou imediatamente a executar esta inspiração do céu, e com tanto proveito, que não só pôs termo à propagação da heresia, mas que daquela hora em diante a heresia começou a desaparecer. Mais do que a espada fulgente e aterradora de Simão de Monfort, a arma tremenda e pacífica do Rosário, vibrada pelo avigorado pulso de São Domingos, debelou nas planícies de Muret as hordas sanguinárias dos Albigenses. 

2. No decurso dos séculos, os sumos Pontífices recomendaram com grande insistência aos fiéis a devota recitação do Rosário. Pio IX e Leão XIII proclamaram esta devoção como o remédio mais eficaz contra os males atuais da sociedade. Dizia Leão XIII: "O Rosário é o sinal distintivo, e como o estandarte da piedade cristã". e São Francisco de Sales dizia: "O Rosário é a melhor oração que temos." Dom Esberard escreveu numa carta pastoral:"O Rosário é a prece por excelência em honra de Maria. Não é outra coisa mais que o Evangelho, embora abreviado e resumido, posto ao alcance de todos." Por isto não é de estranhar a predileção do povo cristão pelo Rosário. 

3. Esta popular devoção, delícia das almas piedosas, consiste em recitar, como é notório, 150 vezes a saudação angélica. Este número se reparte em 15 décadas ou dezenas, cada uma das quais se abre pela oração dominical, o "Pai Nosso"  e fecha-se pelo "Glória ao Pai". Cada uma destas 1décadas é destinada a comemorar um dos 15 principais mistérios do Evangelho em que a Santa Virgem Maria teve parte importante. Dividem-se os mistérios em 3 séries principais, cada uma de 5 mistérios, que por si formam um todo completo, chamado terço. Chamam-se mistérios gozosos os mistérios da primeira série, que nos recordam as alegrias do nascimento de Jesus e toda a sua infância.  
Os mistérios da segunda série contém toda a obra da redenção propriamente dita e renovam a dolorosa lembrança da Paixão e Morte do Salvador e das Dores da Santíssima Virgem.  
Os mistérios do último terço têm por objeto a recompensa e glória de Jesus e Maria, e chamam-se mistérios gloriosos.

Rezemos 3 Ave-Marias para que Maria nos alcance um grande amor à devoção do Rosário.

Exibições: 269

Comentar

Você precisa ser um membro de Ave Luz para adicionar comentários!

Entrar em Ave Luz

© 2024   Criado por Regina Maria.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço