Ave Luz

Alegra-te cheia de graça!



Está impressionando a todos o fato de que em poucos meses têm sido verificados acontecimentos na natureza, que não devemos apenas interpretar como notícias ou eventos para se enfrentar só em termos de socorro, de solidariedade, mas que nos empenhemos, também, em uma leitura mais profunda e nos estimulemos para uma conversão de vida. Estes terremotos, que empoucos segundos acabam com grandes áreas geográficas, trazendo destruição e morte, este vulcão, que, com os seus arremessos de cinzas e fumaça cobre vastas regiões de uma camada de pó, o fundo do mar que libera uma quantidade imensa de óleo negro que contamina e mata...
Pois então, o que tudo isto pode nos dizer? Creio que podemos interpretar como um forte chamado à conversão do coração, aquele coração que, como nos adverte Jesus, é a origem do mal: “O que sai da pessoa é o que a faz ficar impura. Porque é de dentro, do coração, que vêm os maus pensamentos, a imoralidade sexual, os roubos, oscrimes de morte, os adultérios, a avareza, as maldades, as mentiras, as imoralidades, a inveja, a calúnia, o orgulhoe o falar e agir sem pensar nas consequências. Tudo isso vem de dentro e faz com que as pessoas fiquemimpuras” (Mc 7, 21-23).
Ao invés disso, o que torna o nosso coração puro? É a Palavra de Deus escutada com fé e vivida com amor. Maria nos ajuda a abrirmos os nossos corações e nos mobiliza para abrirmos os corações dos irmãos, através da força da oração. Convida-nos para abrirmos o coração à graça da Palavra e a seus apelos à oração e à penitência.Há muitas pessoas que responderam ao chamado e muitas pessoas que ainda estão à espera do chamado. Todavia estes são os corações para os quais Nossa Senhora, que tem um coração de Mãe, tem em mente, pedir graças especiais, para que se abram, também esses, à graça do chamado, o chamado de conversão, à fé, à santidade.Sobretudo retomemos com fervor, a reza pessoal e familiar do Santo Rosário.

Se hoje, muitas famílias se desfazem,se destroem, é porque não se reza junto. De fato, quem é aquele que procura destruir as famílias? É o diabo, é o inimigo, é o divisor, aquele que semeia discórdia, que instiga uns contra os outros, que coloca os esposos um contra o outro, que coloca osfilhos contra os pais. A oração do Santo Rosário é um grande exorcismo, porque, rezando o Santo Rosário, Nossa Senhora vem para a família, protege aquela família, estabelece-se naquela família. Rezando o Rosário em família, fazemos um bem a nós,porque Nossa Senhora nos abençoa e intercede por nós. E, depois, Nossa Senhora apresenta este Rosário a Jesus, para que dêgraças de conversão, para que as suas mensagens cheguem, também, aos corações mais afastados. Nós ajudamos nossa Senhoraa converter as pessoas, a aumentar o raio daqueles que respondem ao chamado.

Queremos exprimir tudo isto com a oração que o Papa Bento XVI dirigiu a Maria durante o Angelus, em suanperegrinação a Turim, pela ostensão do Santo Sudário:“Vigia, ó Maria, sobre as famílias e sobre o mundo do trabalho; vela sobre quantos perderam a fé e a esperança; conforta os doentes, os prisioneiros e todos os sofredores;sustém, ó Auxílio dos Cristãos, os jovens, os idosos e as pessoas em dificuldades.Vigia, ó Mãe da Igreja, sobre os Pastores e sobre toda a Comunidade dos crentes, paraque sejam "sal e luz" no meio da sociedade.A Virgem Maria é Aquela que, mais do que qualquer outro, contemplou Deus no rostohumano de Jesus. Viu-o recém-nascido, envolvido em panos, colocado numa manjedoura; viu-o quando acabava de morrer, quando, deposto da cruz, o envolveram num lençol e o levaram para o sepulcro. Dentro dela imprimiu-se a imagem do seu Filho martirizado; mas depois esta imagem foi transfigurada pela luz da Ressurreição.Assim, no coração de Maria, está conservado o mistério do rosto de Cristo, mistério demorte e de glória. Dela podemos sempre aprender a contemplar Jesus com um olhar deamor e de fé, a reconhecer naquela face humana o Rosto de Deus” (2 de maio de 2010).
Pe. Pir Luigi CameroniAnimador espiritual
http://www.donbosco-torino.it/port/adma/2010/ADMAonLine-05.pdf

Exibições: 407

Comentar

Você precisa ser um membro de Ave Luz para adicionar comentários!

Entrar em Ave Luz

Comentário de Edna Maria Dias Tiburcio em 21 maio 2010 às 12:00
Que Assim Seja!
Luz em Todos os Corações...

© 2024   Criado por Regina Maria.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço