Ave Luz

Alegra-te cheia de graça!

Por que devemos jejuar?

Picture

Jejum a pão e água

Jejuar segundo recomendações da Virgem Maria
São muitos os benefícios do jejum: ajuda a nos reconhecermos frágeis e limitados, tornando-nos humildes. Purifica a alma. Com o jejum oferecemos sacrifícios pelos que ainda não conhecem o amor de Deus. Além de tudo isso, pode-se modificar o curso da natureza e alcançar graças especiais àqueles que praticam este sacrifício com amor. 

Nossa Senhora em suas mensagens nos convida ao jejum, instrumento de maravilhoso auxilio na nossa vida, mas por quais motivos?
 -para a preparação dos nossos corações afim de receber o fruto que cresce no bem
- para a paz nos corações, nas familias e no mundo
- para tornar-nos humildes
- para o fim das guerras e suspensão das catástrofes naturais
- para o final da incredulidade e do medo do futuro
- para a prepararação dos nossos corações afim de que o Senhor possa nos purifiar do pecado
- para procurar e obter ajuda do Pai
- para ser sabedor do quanto Deus nos ama e para fazer a vontade de Deus 
- para agradecer a Deus pelas bençãos continuas que Ele nos dar.
- para a preparaçao da chegada de Jesus
- para a realização do Plano de Maria
- pela renuncia interior mediante a qual se reconhece o amor de Deus, os sinais do tempo no qual vivemos.

“O jejum é a prece do corpo”. (Frei Slavko Barbaric)

Nossa Senhora disse: 
“Queridos filhos, com uma vontade firme perseverem no jejum” (25 de junho de 1982)
Em 1981, primeiro ano das aparições em Medjugorje, Nossa Senhora pediu para que as sextas feiras fossem dias de jejum. Em agosto de 1984 ela também acrescentou as quartas feiras como dias de jejum. O jejum deveria ser assumido com firmeza. Os videntes perguntaram qual seria a melhor forma de jejuar e ela respondeu : “O melhor jejum é o jejum a pão e água”.
“Queridos filhos,…o melhor jejum é a pão e água. Através do jejum e da oração se pode parar uma guerra e se pode suspender as leis da natureza. A caridade não pode substituir o jejum. Apenas aqueles que não são capazes de jejuar podem algumas vezes substituí-lo  com oração, caridade e confissão, mas todos, com exceção dos doentes, devem jejuar” (21 de julho de 1982)
“O jejum é uma ação penitencial por meio da qual nos tornamos livres e independentes de todas as coisas materiais. E como nos tornando livres das coisas que vêm de fora de nós também nos libertamos das paixões de dentro de nós que mantêm nossa vida interior aprisionada. E esta nova liberdade vai criar um espaço em nossa vida para novos valores: Portanto, o jejum liberta-nos de uma certa prisão e nos liberta para desfrutarmos a felicidade . Pelo jejum nós liberamos o nosso coração das coisas deste mundo. Ele vai levar-nos a uma nova liberdade de coração e mente”
Ao nos libertar de um apego exagerado dos bens deste mundo o jejum nos permite contemplar, elevar as nossas mentes com mais liberdade para os bens celestiais. Muitas coisas a que nos apegamos com firmeza neste mundo, por meio do jejum, acabam por se apresentar na sua realidade passageira e relativa e que enfim vemos que não merecem tanta dedicação assim. Percebemos durante o jejum com mais clareza que estamos no mundo de passagem e que se devemos cuidar bem das realidades deste mundo. não devemos nos apegar a elas como se as fossemos levar conosco um dia para a vida eterna.

O jejum é essencial para se obter a liberdade espiritual. Através do jejum temos melhores condições de ouvir a Deus e aos outros e de compreende-los mais claramente. 

Por que devemos jejuar?
Nossa Senhora disse:
“Vocês se esqueceram que com o jejum e a oração pode-se evitar as guerras e suspender-se  as leis da natureza” (25/12/1982)
“Queridos filhos, hoje novamente eu os convido à oração. Somente com a oração e o jejum a guerra poderá parar. Portanto, meus filhinhos, rezem, e com a sua vida dêem  o testemunho que vocês pertencem a mim, porque Satanás deseja nestes dias turbulentos seduzir tantas almas quanto for possível” (25/04/1992 – durante a guerra da Bósnia)
 
Nossa Senhora diz que o jejum é necessário, tem um papel importante, para que se realize o plano de Deus em Medjugorje integralmente.
“Nossa Senhora nos suplicou para que rezássemos e jejuássemos. Esta é a única arma contra Satanás que quer destruir tudo de bom que há em nós. ‘Através da oração e do jejum nós podemos vencer o mal e resistir às tentações’ (Aparição anual à Ivanka Ivankovic em 25/06/1992 – aniversário das aparições).
A vidente Vicka disse: ” Quando Nossa Senhora fala sobre o jejum ela não pede para os que estão doentes jejuar a pão e água, mas ele pede para fazerem alguma pequena renuncia, um pequeno sacrifício. E para os que estão realmente saudáveis e estão tendo dificuldades para jejuar a pão e água ela diz que é por que estamos deixando de ter uma fé firme e forte. Se fizermos aquele jejum por amor a Deus e a Nossa Senhora nós não teremos dificuldades, assim o que estamos perdendo é a nossa fé firme e forte.”
O jejum é também um sacrifício espiritual. É um sacrifício por significar a negação de si e espiritual porque é feito por amor a Deus, pela nossa conversão, pela conversão da Igreja e do mundo. Mas, também podemos ajudar na reparação dos pecados de nossos irmãos e irmãs oferecendo o nosso jejum nesta intenção. Também podemos oferecê-lo pela conversão dos pecadores e ainda pelos que padecem no purgatório e dependem de nossas orações e sacrifícios para a sua purificação e acesso à Glória Eterna do Céu. Sobre esta questão é bom relembramos que Vicka e Jakov foram levados por Nossa Senhora a conhecerem a realidade do Céu, do purgatório e do inferno e para darem testemunho da real existência desta dimensões após a nossa morte.
É uma verdade que rezamos melhor quando jejuamos e que jejuamos melhor quando rezamos. A oração unida ao jejum como que o fecunda e lhe confere a o sentido espiritual. Eleva-se a mente,a alma, para Deus através do corpo que jejua.

Como se faz o jejum a pão e água? 
No jejum a pão e água, das 0h às 24 horas nas quartas e sextas feiras, come-se pão quando se está com fome e bebe-se água quando se tem sede. Apenas isso e nada mais. Jesus jejuava freqüentemente. 
Assim é importante que o jejum passe a fazer parte de nossas vidas. Algo assumido semanalmente. A Bíblia nos ensina que ao fazermos o jejum cuidemos de nossa aparência, sem demonstrarmos melancolia ou sofrimento. Pelo contrário, poderíamos sorrir até mais do que nos outros dias, pois o jejum que nos deixa sem o alimento habitual nos enche da presença de Deus. Portanto, demonstraremos alegria e não tristeza. 

Jejum às quartas e sextas-feiras 
Nossa Senhora disse:
“Além das sextas feiras, jejuar outro dia da semana em honra ao Espirito Santo.” 
(9 de setembro de 1982)
 “Jejuem as quartas e sextas feiras.” (14 de agosto de 1984) 
Às sextas-feiras porque sempre foi o principal dia de penitência por memória à Paixão de Cristo e as quartas feiras em razao do Espirito Santo. 
Em Medjugorje tudo é feito com amor e devagar… reze e ela lhe ajudará. Peça a graça do jejum e Deus lhe ajudará. O vidente Jakov costuma ensinar: “Você acha difícil jejuar a pão e água por 24 horas? Então, procure não se esqueçer disso: Jesus morreu por você pregado (vivo) na cruz!”
 Nossa Senhora  disse:
“Eu desejo lhes dizer, queridos filhos, para renovarem a vivência das mensagens que eu estou lhes dando. Especialmente vivam as mensagens que se referem ao seu jejum, pois o seu jejum me dá alegria, e pelo jejum vocês alcançarão a realização completa do plano que Deus está realizando aqui em Medjugorje. Obrigada por terdes respondido ao meu chamado

Partes do texto retirados da fonte: http://movimentojovensmarianos.wordpress.com

Exibições: 251

Comentar

Você precisa ser um membro de Ave Luz para adicionar comentários!

Entrar em Ave Luz

Comentário de Maria Regina de Araújo em 16 setembro 2013 às 13:22

Excelente orientação! Muito agradecida Fada San.

Comentário de Maria Aparecida Ricardo em 8 setembro 2013 às 9:00

Aprendi muito sobre essa prática. Antes eu concebia uma ideia errada do jejum. Obrigada Regina por tantos esclarecimentos que me faz entender os desígnios de Cristo.

Comentário de Roberto Ferraz Silveira Junior em 6 setembro 2013 às 12:35

Muito Obrigado Fada San...Abraços

Comentário de MARIA ELISA em 6 setembro 2013 às 8:52

ÓTIMA ORIENTAÇÃO REGINA. NOSSA SENHORA NOS QUER BEM E PARA ISSO UM POUCO DE SACRIFÍCIO SERÁ BENÉFICO PARA A HUMANIDADE

OBRIGADA PELO ALERTA, BEIJOS

© 2017   Criado por Regina Maria.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço