Silêncio
resume Maria. Sua vida foi quietude e paz. Não só uma paz acomodada, mas uma autêntica paz inquieta. Estava preparada para ouvir a Voz do Criador. Por isso seu eco foi tão perfeito. A canção de Maria ultrapassou as palavras e tornou-se pessoa: "E o verbo se fez carne... "(Jo 1,14). Vejamos em quatro momentos a caminhada de Maria: do Espírito para a verdade... ...do silêncio para a canção!
Anunciação:
Antes de mais nada é preciso reconhecer que Maria fez de fato a experiência do silêncio. Durante toda a sua vida esteve atenta às manifestações da voz de Deus nas coisas mais simples. Lucas nos testemunha que ela conservava no coração tudo o que atravessava sua história (cf. Lc 2,19; 2,51).
Naquele dia, Maria estava em silêncio à escuta de Deus. Podemos dizer que estava
em contemplação. Seu coração estava sintonizado na freqüência do coração de Deus: a
freqüência do amor. No momento em que Deus finalmente falou, aconteceu algo inesperado: ela perturbou-se. Aquela voz que lhe falava ao coração provocou uma surpreendente inquietação. Se o
evangelista, ao invés de médico, fosse músico, diria que Maria sentiu-se "inspirada".
A inspiração
é um "ar" que invade nosso íntimo deixando-nos inquietos. A inspiração exige uma "expiração". O "ar" inspirado sai de nós sob a forma das mais diversas expressões artísticas: música, poesia, dança, pintura, escultura, teatro...
Diante da inspiração, Maria não se conservou passiva. Sua primeira reação foi refletir sobre o que poderia significar tudo aquilo que acontecia no seu interior. Aos poucos a resposta foi se tornando mais clara e elaborada: era preciso ecoar a Voz de Deus. Mas este eco humano e divino: seria o Filho de Deus. Então Maria questionou a proposta de Deus. Era preciso eliminar possíveis dúvidas de compreensão. Seu eco não poderia ser fruto de uma opção apressada ou ingênua. A canção de Maria passou antes pela sua consciência crítica: Mas como isso é possível? A resposta foi maravilhosa: O Espírito Santo virá sobre ti e o
poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra (Lc 1,35). Este é o "ar" que nos pode inspirar: o Espírito Santo. Portanto Maria fez uma experiência carismática.
O Espírito fecundou sua disponibilidade, seu silêncio, sua atenção. Por isso sua canção foi divina. Por isso sua canção foi o Filho de Deus. E Maria disse: Eis aqui o instrumento de Deus, Faça-se em mim segundo a sua canção...
Serviço:
É bom saber que dentro de nós está nascendo uma canção...Para Maria era mil vezes melhor, pois a canção era o Filho de Deus. Ela poderia ter ficado na sua. Para que subir as montanhas às pressas? Por que a primeira preocupação de Maria não foi nem consigo mesma, nem sequer com o filho que já habitava em seu ventre? A lógica de Maria era diferente. Era a lógica do serviço, do ser para o outro. Maria não cantava apenas para os seus próprios ouvidos. Sua canção era para os outros. E, o que seria o cantor, se não houvesse ninguém para ouvi-lo? Cantar é servir.
A paz
inquieta daquela menina inspirada suscitava a presença do Espírito Santo em todos que ouviam a sua voz. A canção nascida do silêncio e da atenção à Voz do Espírito inspira todos que a ouvem. Isabel ouviu a canção de Maria, e ficou repleta do Espírito Santo (cf. Lc 1,41).
Aconteceu então uma reação em cadeia: Maria ouve o Espírito, diz sim e torna-se canção... Isabel escuta Maria, alegra-se e canta também. Desta forma a canção do Espírito vai atingindo o chão e transformando a realidade.
Na Igreja
primitiva vemos uma legião de cantores: Paulo, Estevão, Barnabé...Não seriam todos ecos do eco daquela virgem que um dia teve a coragem de calar, ouvir e servir com sua canção? Gestação: Toda canção tem um período de gestação. Após a inspiração é preciso parar e iniciar um trabalho de elaboração. É um tempo árduo para todo artista. As gestantes o experimentam nos nove meses que antecedem o nascimento do filho. Maria gestou Jesus. Ele era sua canção em forma de filho. Aquela que fora criada à "imagem e semelhança" de Deus, agora emprestava a este mesmo Deus suas feições. Era a divina melodia ao ritmo humano. Era Jesus em Maria e Maria em Jesus. Também nós temos um destino materno. Quem ecoa a voz do Espírito sob a forma de canção exerce uma espécie de "maternidade espiritual". Esta é a nossa gestação.
Não faltará por certo a tentação de abortar o outro que nasce em nós. Ele é incômodo. Provoca medo e apreensão. Recebemos críticas de todos os lados. Os dons do poder muitas vezes nos obrigam a fugir. Mas vale a pena. Depois da gestação e da dor do parto tudo se enche de sentido no sorriso da criança-canção. Ali estão nossas feições unidas às feições de Deus.
Canção:
Aquela que, silenciosa, ouvia a voz do Espírito agora, corajosa, proclama a verdade. A canção de Maria (Lc 1, 46-55) deveria se tornar a preferida de todo cantos cristão. Maria inteira se torna canção viva. Toda a inspiração, assumida e gestada, tem seu apogeu neste momento de desabafo espiritual.
Leia com atenção e deixe a canção de Maria cantar em você também:
"Minha alma engrandece
o Senhor,
e meu espírito exulta
em Deus, meu Salvador,
porque olhou para a
humilhação de sua serva.
Sim! Doravante as
gerações todas me chamarão
de bem-aventurada, pois
o Todo Poderoso fez grandes coisas em
meu favor.Seu nome é
santo e sua misericórdia perdura
de geração em geração,
para aqueles que o temem.
Agiu com a força de seu
braço,
dispersou os homens de
coração orgulhoso.
Depôs poderosos de seus
tronos, e a humildes exaltou.
Cumulou de bens os
famintos e despediu os ricos de mãos vazias.
Socorreu Israel, seu
servo, lembrado de sua misericórdia
conforme prometera a
nossos pais -
em favor de Abraão e de
sua descendência para sempre!"
Mais uma vez a canção
do Espírito é também a canção da Verdade.
Mais uma vez o silêncio
se torna canção carismática.
Mais uma vez o Espírito se torna profético na canção.
MARIA CANTOU EM ESPÍRITO E VERDADE..
.
http://www.4shared.com/audio/XUKYBN81/12_Magnificat__Lc_146-17_.htm
http://www.4shared.com/audio/ymbCSFy5/Taize_-_Magnificat__canon_.htm
Comentar
© 2024 Criado por Regina Maria. Ativado por
Você precisa ser um membro de Ave Luz para adicionar comentários!
Entrar em Ave Luz