Ave Luz

Alegra-te cheia de graça!

Saudações,

Hoje Dia Internacional da Mulher, vale a pena lembrar a origem desta data. Foi ela proposta em 1910, pela ativista Clara Zetkin, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, na Dinamarca.

A intenção foi marcar a data da tragédia ocorrida pouco mais de 50 anos antes, em Nova York, quando 129 mulheres, trabalhadoras de uma tecelagem, paralisaram as atividades pelo direito de redução da jornada de trabalho que era de 10 horas diárias sob condições insuportáveis. A repressão da polícia e a partir da decisão dos donos da tecelagem, a tragédia ocorreu: as portas da tecelagem foram trancadas e atearam fogo, matando as 129 tecelãs carbonizadas.

Uma luta que iniciou na França pós Revolução, mas que desde lá era reprimida, como exemplo da francesa Olympe de Gouges, que após lançar a Declaração dos Direitos da Cidadã, foi julgada, condenada à guilhotina em março de 1793.

Ou seja, o Dia Internacional da Mulher é dedicado a estas e todas as mulheres batalhadoras, que lutaram e lutam até hoje pelo reconhecimento de sua capacidade de ser tão múltipla, sendo ao mesmo tempo, profissionais competentes, cuidadoras de lares, mães dedicadas por vezes até dos maridos, enfim...

Parabéns a todas as mulheres que fazem valer a frase de Simone de Beauvoir: “Não se nasce mulher, torna-se”

Só para registro e celebração.

Exibições: 89

Comentar

Você precisa ser um membro de Ave Luz para adicionar comentários!

Entrar em Ave Luz

© 2024   Criado por Regina Maria.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço