Ave Luz

Alegra-te cheia de graça!

Sobre o encontro S.O.S. :O mundo é uma Paróquia e Jesus é o Pároco!

Toda vez que rezo o Rosário nos Pireneus volto com uma "inspiração"; as vezes é uma frase, noutras um sentimento...desta última vez veio uma frase, mais ou menos assim: O mundo é uma Paróquia e Jesus é o Pároco!

Dias antes eu tinha começado um grupo aqui em Ave Luz chamado Paróquias (aqui) com a idéia de incentivar a cada membro a falar um pouco de sua Paróquia , para interagirmos mais um pouco.

Ontem eu achei um texto muito interessante de um Frei que abordava sobre Paróquias - chama-se 

Paróquia territorial ou pessoal , que sugiro a leitura.

Então, pensando na frase que veio - O mundo é uma Paróquia e Jesus é o Pároco - acredito que é isso mesmo. Muitas vezes participamos de uma Paróquia e temos uma interação muito boa com a comunidade e os movimentos mas noutras vezes sentimo-nos como um peixe fora d´água em nossa Paróquia e preferimos participar de Missas  em outras Paróquias ( e até confessar com Padres fora de nossa Paróquia)

Então se sentirmos que o mundo é uma Paróquia e Jesus nosso Pároco, nosso Guia Espiritual o sentimento de unidade é maior, pois, mesmo se não tivermos uma interação com nosso Paróquia Geográfica estamos unidos a Paróquia Global.

Infelizmente muitas Paróquias e secretarias paroquiais são extremamente burocráticas e até frias, nada lembrando que é um ambiente espiritual. Sinto muito isso quando vou confessar na "secretaria paroquial" aqui da cidade. As pessoas esperam, tem até "senha", ficam sentadinhas como se estivessem em um consultório médico; a única coisa que lembra um ambiente espiritual é o quadro do Bispo e do Papa!

(Pessoalmente eu não acho bom. Preferia ir a uma Igreja e confessar no Confessionário em uma Igreja. Aqui não temos confessionários...)

E foi com este pensamento - O mundo é uma Paróquia e Jesus é o Pároco - que me senti animada para convidar a todos para este S.O.S. (Silêncio, Oração e Serviço) para o próximo mês de Abril, antes da Páscoa e ainda no tempo da Quaresma.

Como sabem todo dia 11 rezamos o Rosário nos Pireneus porque este é um convite de Nossa Senhora (não tenho nenhuma dúvida a respeito) e é desejo Dela que muitos outros filhos e filhas participem. Infelizmente isso não tem acontecido nesta Paróquia, por mais que eu convide poucos são os que aceitam o convite. Por incrível que pareça a mais nova irmãzinha orante nos Pireneus mora a pouco tempo em Pirenópolis e veio de Barreto, São Paulo. Os paroquianos aqui simplesmente ignoram nosso Rosário! 

Claro que ignoram porque não acreditam que Nossa Senhora deseja este Rosário naquele lugar e naquele dia.

Também sempre temos presença no Rosário de não-católicos e de católicos não praticantes.

Mas Nossa Senhora também mostrou que - ainda que os paroquianos não atendam o Seu convite, outros filhos e filhas atenderão; como vemos  toda vez que começamos a recolher os nomes para pronunciá-los antes do Rosário. E para Ela, todos esses nomes realmente estão presentes!

Nosso S.O.S. de 11 a 13 de abril é uma oportunidade para você, que pediu para incluir seu nome no Rosário, participar! Você que, como eu, acredita que o Rosário nos Pireneus é um CONVITE de Nossa Senhora, poderá estar conosco ali, dia 11, num ato de fé. E após o Rosário, ficar conosco na chácara Mater Christi para passar um dia inteiro - no sábado dia 12 - sob a guarda e proteção de Nossa Senhora e no dia 13 - domingo - participar da Santa Missa na Igreja de Nosso Senhor do Bonfim.

Nossa Senhora tem um plano para todos nós e só precisamos dar a cada dia o nosso sim! E se a inspiração da frase - O mundo é uma Paróquia e Jesus é o Pároco - veio Dela isso quer dizer que precisamos ir além dos limites de uma paróquia geográfica para alcançarmos a Paróquia Global e que isso amplia nossos horizontes e nos dá uma Alegria especial que nos faz nos aventurarmos para novos caminhos!

Nós aqui em AVE LUZ nos encontramos pela Internet e podemos sempre permanecermos no âmbito do virtual mas pense na possibilidade de pular do virtual para o real e ver que membros de diversas paróquias dirigidas e administradas por diversos Padres são membros na verdade de uma única Paróquia localizada aqui, no Planeta Terra cujo Pastor é Jesus Cristo!

Para o S.O.S. eu, Regina, convido, mas a anfitriã é Nossa Senhora, tenho certeza!

ps: A definição de paróquia no Direito Canônico a paróquia é definida como “uma determinada comunidade de fiéis, constituída estavelmente na Igreja particular, e seu cuidado pastoral é confiado ao pároco como a seu pastor próprio, sob a autoridade do Bispo diocesano”(cânon 515, § 1). 

 

Exibições: 404

Comentar

Você precisa ser um membro de Ave Luz para adicionar comentários!

Entrar em Ave Luz

Comentário de Nilda Maria Calmon Ribeiro Scaff em 17 março 2014 às 23:49

Eu adoraria ir, mas não sera possível então estarei presente em oração! Querida Regina, obrigada pelo convite! Beijos

Comentário de Juli em 16 março 2014 às 16:15

Comentário de Roseane Valle em 16 março 2014 às 6:17

Grata

Comentário de Elizabeth Pereira Teles em 15 março 2014 às 21:42

Obrigada, aproposito estou este ano com 25 catequisandos na perseverança

Comentário de Regina Maria em 15 março 2014 às 21:24

Noêmia, Portugal está tão presente aqui em Ave Luz! Quem sabe um dia conseguimos nos encontrar!

Comentário de Regina Maria em 15 março 2014 às 21:23

Elizabeth, se desejar material para evangelização, temos terços e folhetos de como rezar! Conte conosco!

Comentário de Elizabeth Pereira Teles em 15 março 2014 às 21:21

Obrigada, Regina, a paróquia que eu faço parte é constituída por dez comunidades,cada comunidade tem sua igreja, algumas estão sendo reformadas, mas a paróquia, prédio, não existe , nossa pároco resolveu investir nas comunidades e na formação das pastorais que tem em todas as comunidades.Estamos trabalhando muito para evangelizar dois grandes bairros, que são vistos como bairros violentos,todo incentivo é bem vindo.  

Comentário de N oémia Godinho em 15 março 2014 às 20:52

Salvé Maria,

Que bom seria eu ser capaz de atravessar o Atlântico e encontrar-me convosco nesses dias. No entanto, não estarei convosco fisicamente, mas tentarei unir-me a vós em oração. Pois a nossa Mãe está a pedir-nos insistentemente que rezemos, pois as grandes dores estão à nossa porta.

Um abraço, irmã Regina. Paz e Bem!

Comentário de Angela dos Santos em 15 março 2014 às 20:29

Excelente!

Abraços

© 2024   Criado por Regina Maria.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço