Ave Luz

Alegra-te cheia de graça!

Meditação – Aprenda fácil essa técnica milenar em dez passos simples

A Meditação é uma técnica de centrar, equilibrar, apaziguar e serenar a mente, e quando nossa mente abranda se dá o alicerce da paz interior, e nesse processo diminuímos a quantidade de pensamentos a cada minuto, não se ligando a nenhum deles, apenas deixando-os passar sem questionar, com isso, focando a atenção no presente conscientemente, onde a realidade acontece. Parece bem simples e realmente o é, contudo, algumas mudanças e ligações em nossa vida devem ser desfeitas, são mudanças sutis, porém fundamentais. Desligue-se do pensar no passado e também no futuro, pouco a pouco, os pensamentos vão se acumulando numa torrente de carga nociva de angústia pelo que aconteceu no passado, ou, a ansiedade pelo que vai acontecer no futuro. Ao meditar estaremos cultivando na mente a paz interior e o bem estar físico e mental, e como consequência, o equilíbrio se fará, melhorando imensamente sua vida cotidiana.
Por isso proponho, “meditação – aprenda fácil essa técnica milenar em dez passos simples”.

Paramahansa Yogananda - Foi quem difundiu a Kriya Yoga no mundo todo, para cumprir sua missão de Guru Indiano.

A meditação por alguns minutos diários (5 a 30min), conforme as possibilidades individuais podem revolucionar nossa vida, em termos de apaziguar nossa mente, mostrando novas formas de encarar a vida de maneira mais lúcida. Ela ajuda a contornar e reduzir o estresse ampliando grandemente nossa visão de vida, melhorando e até mesmo alterando partes do nosso cérebro, melhorando várias áreas emocionais que facultem a educação da mente e criando o hábito dainteriorização. Existem muitos métodos, técnicas e conceitos relacionados à meditação como a reflexão, a respiração profunda, a contemplação, a visualização criativa, a presença de espírito nas atitudes cotidianas. Há técnicas que foram trazidas do oriente, como: Raja Yoga, Kriya Yoga, Hatha Yoga, Tântrica, kundalini, Zazen, Zen-Budista, Tai Chi Chuan dentre inúmeros outros métodos e escolas conceituadas e reconhecidas mundialmente que divulgam o seu conhecimento milenar, mas existe um consenso entre todas elas de que a meditação nos ensina à calma e nos trás a experiência do relaxamento do corpo, da mente e da alma, transmitindo a paz, o equilíbrio psicoemocional nos impulsionando ao autoconhecimento, ligando-nos ao “Supremo Absoluto”.

Vou descrever um pouco da história da Prática da Meditação que é milenar, remonta à época dos Vedas, uma civilização que viveu na região da índia há cerca de cinco mil anos antes de Cristo. Os Upanixades são parte das escrituras Shruti hindus, que foram encontrados a cerca de mil e quinhentos anos antes de Cristo, que discutem principalmente meditação efilosofia, e são consideradas essenciais pela maioria das escolas do hinduísmo, como instruções de suma importância que estão contidas nesses livros. O termoUpanixade deriva das palavras sânscritas upa (“perto”), ni (“embaixo”) e chad(“sentar”), representando o ato de sentar-se no chão, próximo a um mestreespiritual, para receber instrução. Os professores (Rishis) e estudantes (neófitos) são vistos em uma série de posições sentadas aprendendo as mais variadas formas de meditação, isto estando bem documentado em seus livros e preservado pelo povo hindu. Os mestres espirituais da época, os Rishis que são “sábios” ou “santos” ou pessoa com visão do certo, que constituem uma classe peculiar de seres divinos encarnados na humanidade para o benefício evolutivo da coletividade, são o auge da evolução humana em todos os níveis, físico, astral e espiritual na cosmogonia hindu, chamados hoje de Gurus, usavam e ensinavam essa técnica com o objetivo de ajudar o indivíduo a atingir o autoconhecimento e transcender o ego.

As pressões do mundoatual em que vivemos parecem intrometer-se constantemente em nossa vida diária, pois até momentos de descontração, ligados aos prazeres simples são interrompidos por tensões e exigências crescentes que nos deixam desorientados, por vezes confusos e até perdidos do nosso centro interno,liberte-se desse círculo vicioso através da técnica de meditação.
Sob o peso devastador do estresse, o corpo material funciona num estado de alerta máximo, aquilo a que se chama popularmente de“uma pilha de nervos”, desencadeando uma quantidade grande de reações químico-fisiológicas desestabilizando um corpo por inteiro.
O medo, um problema emocional frequente hoje em dia, também faz com que nos sintamos forçados a agir e reagir para nos defender de tudo e de todos, transformando o medo em uma doença global e autoimune. E é desta forma que fica cada vez mais difícil entrar em sintonia com o nosso “EU INTERIOR” e lembrar qual é a nossa verdadeira natureza espiritual e voltarmos nossa atenção a esse poder central.

Veja como é simples praticar dez passos para um estado meditativo

meditacao b Meditação – Aprenda fácil essa técnica milenar em dez passos simples

  1. Num ambiente tranquilo, desligue a televisão ou qualquer outro eletroeletrônico que possa fazer barulho que disperse a prática. E o mais importante certifique-se de ter desligado o telefone celular.
  2. Sente-se em uma cadeira confortavelmente com a coluna ereta ou sobre um tapete. Se preferir o tapete ponha as pernas dobradas e cruzadas para chegar à posição meditativa, mas se não conseguir ponha-se sentado numa confortável posição sem esforço de nenhum músculo.
  3. Se preferir ouça um CD que lhe conduza de forma prática, para exercitar e aprender, após o aprendizado faça de forma autônoma.
  4. Feche os olhos atento a postura, de modo que a posição permita respirar facilmente, pois este será o seu referencial ao longo de todo o processo, inspirar e expirar – inspirar e expirar com calma. Criando a atmosfera de relaxamento sem dificuldade, com a respiração pausada, inspirando com a boca fechada, retendo, mantendo-a ainda fechada, expirando abrindo-se novamente os lábios, modificando o tipo de estrutura convencional, ao qual se está acostumado, dando lugar a um novo método saudável de absorção e eliminação do ar, juntamente com a absorção e troca energética do prana (energia vital). Essa prática de respirar se fará naturalmente se os joelhos estiverem abaixo do nível da sua cintura. Não é aconselhável deitar-se completamente, podendo adormecer durante a meditação nesta posição, fugindo da prática em si.
  5. Assista a sua respiração e com o tempo ela se fará naturalmente. Apenas foque sua atenção em como o ar flui através dos seus pulmões e refaz o equilíbrio do corpo. Agora, depois de estabilizada e estabelecida à respiração, o próximo objetivo é fazer com que sua mente fique livre dos pensamentos desnecessários, de forma gradual, não se fixe e deixe-os passar calmamente, tranquilizando a mente.
  6. Relaxe todos os músculos do corpo, solte as tensões. Não se apresse, se dê tempo para relaxar gradualmente, parte por parte. Comece com os dedos dos pés, subindo, passando por todas as partes do corpo, até chegar o couro cabeludo.
  7. Usando o poder da imaginação, na tela mental, basta que se transporte a um lugar agradável: praia tranquila, ensolarada, bosque agradável e perfumado, jardim colorido, riacho com águas mansas, lago de água espelhada, vale com montes verdejantes, recanto calmo, bonito, nesse contato com a natureza encantadora e reconfortante, trazendo calma.
  8. Mantenha o relaxamento nessa respiração agradável e harmônica, enquanto se deixa penetrar pelas forças regeneradoras da Mãe Natureza, sintonizando a Energia Divina, que se encontra por toda parte agora nesse ambiente, abrindo espaço, num canal de influência benéfica Espiritual desse encontro, a fim de auxiliarem quem se permite melhorar a vibração, daqueles que estão interessados no próprio crescimento moral, emocional e espiritual.
  9. Concentrar em palavras edificantes, repetindo-as calmamente, como seu mantra particular. Se você é uma pessoa mais visual, em palavras que evocam imagens que façam o melhor efeito em você, ou se precisa ouvir sons revestidos de poder então use palavras que evocam esse poder, ou, use palavras que evocam o movimento em seu sentimento.
  10. Visualize uma grande luz, em forma de tubo cilíndrico, com tonalidades suaves e penetrantes, adentrando seu centro coronário (alto da cabeça), partindo do cérebro, fluindo em seu aparelho circulatório, e lentamente se espalhando, ocupando todo o organismo, liberando as energias prejudiciais os microrganismos, destruindo as larvas mentais e astrais, formas-pensamentos destrutivos que provocam as enfermidades degenerativas. Com o auxílio da luz na ação da mente, limpe as artérias, veias e vasos, e em todas as partes necessárias dessa purificação, até que todo o corpo internamente seja uma torrente luminosa e cintilante de poder curativo e renovador celular. Durante alguns minutos permaneça nesse estado terapêutico de limpeza interior e de refazimento energético, mantendo o pensamento completando todo o ciclo.

meditacao d Meditação – Aprenda fácil essa técnica milenar em dez passos simples

Agradeça as Forças Superiores pelo auxílio energético, desligue-se do tubo de luz, voltando sua atenção ao ambiente onde se encontra, sem pressa, com tranquilidade, espreguiçando, retornando renovado para uma nova jornada.

Agora Vamos lá, use esses dez passos e Medite!

Dicas importantes sobre a meditação

  • Perceba nos primeiros dias de prática, uma renovação orgânica, muscular, melhorando a disposição para as atividades, com o efeito da boa respiração, fluindo melhor o pensamento contribuindo com a memória no desempenho diário.
  • Pode parecer difícil ao primeiro instante, você alcançar um estado livre de pensamentos que podem nos distrair, mas isso é conquistado através da prática. Quando um pensamento ou ideia surge, não tente bloqueá-lo ou apagá-lo, simplesmente deixe-o passar livremente. Imagine que você está olhando para o céu e um pássaro atravessa o espaço do seu campo visual, mas você não deve segui-lo com os olhos, apenas deixe-o passar e permaneça olhando o céu, o infinito. Isso é o que podemos fazer com os pensamentos.
  • Após a prática adquirida, podemos experimentar em qualquer lugar e momento. Experimente no trabalho para redução do estresse, em comunhão direta com a natureza, inclusive em áreas livres como parque, fazendo caminhada, sendo uma forma alternativa e agradável de meditação.
    Om Cópia Meditação – Aprenda fácil essa técnica milenar em dez passos simples
  • Você também pode deixar seus olhos naturalmente descansar. A maioria das pessoas se sente bem em fechar os olhos reproduzindo símbolos na tela mental, que considere sagrado, ou pelo menos importante pessoalmente, e outros preferem apenas olhar para um ponto específico, para uma parede na cor branca, para a chama de uma vela mantendo a atividade principal, o ato de meditar.
  • Quando meditar, evite falar ou pensar em você, no seu cotidiano, isso pode ser mais difícil do que parece, mas fica mais fácil quando praticamos o silêncio mental. Há muita verdade e sabedoria no silêncio.
  • Ao caminhar, prestar atenção ao seu redor, olhe detalhadamente admirando o que vê, observando o bom e o belo que há no caminho. Isso ajuda a acalmar a mente e ajuda a parar a tagarelice interna de uma mente barulhenta.
  • As crianças podem meditar com extrema facilidade, incentive o interesse nessa atividade, pois estará criando um adulto menos problemático e mais consciente nos dias futuros.
  • Ao aprender esta prática, você pode entrar num estado meditativo em poucos segundos, o que é muito útil e prático nos dias conturbados e estressantes do mundo atual.meditacao em grupo Meditação – Aprenda fácil essa técnica milenar em dez passos simples
  • Experimente fazer um retiro para meditar por alguns dias em um local bem tranquilo e convidativo, na companhia de outras pessoas na mesma sintonia. Uma vez que você sentir os benefícios da meditação na prática, vai prezar muito esse momento de introspecção, união com a natureza e integração com seu “Eu Interior”, pois isso pode modificar sua vida para melhor em todos os sentidos trazendo qualidade.
  • A meditação pode ser muito útil se você tiver problemas para dormir. Enquanto você está deitado em sua cama, siga estes passos e elimine qualquer ansiedade relacionada com o adormecer, solte-se e relaxe nessa prática. Antes que você perceba, estará de amanhã, você refeito em uma noite reparadora, e um novo dia já raiou!
    • A meditação é a melhor maneira de desenvolver suas habilidades psíquico-emocionais. Perceba como desenvolvemos a intuição neste princípio, se esse canal estiver aberto tomará decisões mais assertivas, porque estará em consonância com seus bons pensamentos em equilíbrio com seu emocional, nos guiando na certeza do bem.

    Não tente longas sessões de meditação quando se está começando, alguns minutos é o suficiente, não há necessidade de pressa para chegar ao “Samadhi” que é o ápice da meditação em seu estado mais profundo, êxtase espiritual. Essa experiência única de paz e tranquilidade em comunhão com a energia criadora de “Deus”, se faz infinitamente além das perturbações que a mente produz, sem dúvida, alcançamos com a prática contínua e perseverança no bem que propõe a Meditação.

    Texto escrito por: -*Equipe Inspira Alma*-

Exibições: 235

Comentar

Você precisa ser um membro de Ave Luz para adicionar comentários!

Entrar em Ave Luz

© 2024   Criado por Regina Maria.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço