Ave Luz

Alegra-te cheia de graça!

O que diz Jesus sobre os escândalos na Igreja

Caro Internauta, gostaria de propor-lhe algumas reflexões sobre Lc 17,1-6.

Naquele tempo,1Jesus disse a seus discípulos: “É inevitável que aconteçam escândalos. Mas ai daquele que produz escândalos!2Seria melhor para ele que lhe amarrassem uma pedra de moinho no pescoço e o jogassem no mar, do que escandalizar um desses pequeninos.

3Prestai atenção: se o teu irmão pecar, repreende-o. Se ele se converter, perdoa-lhe. 4Se ele pecar contra ti sete vezes num só dia, e sete vezes vier a ti, dizendo: ‘Estou arrependido’, tu deves perdoá-lo”.

5Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” 6O Senhor respondeu: “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria”

 

+++++

 

1. Jesus nos avisa que na sua Igreja sempre haverá escândalos: “É inevitável!” – diz ele de modo surpreendente. Em grego, “skandalon” seria uma pedra de tropeço, um empecilho que afasta alguém do caminho que pretendia seguir. Então, escândalo seria toda atitude, todo comportamento que possa afastar os pequeninos (= fracos, imaturos) na fé. Desde o início da Igreja esses escândalos estão presentes. Basta pensar na fuga dos Doze, deixando Jesus sozinho, na negação do nosso primeiro Chefe, nas divisões entre cristãos judeus e gentios de que dão conta os Atos dos Apóstolos, das divisões e imoralidades na Igreja de Corinto, nas brigas e cismas referidas nas epístolas de São João. Pensemos nos escândalos de hoje, que tanto nos magoam e ferem a Igreja, sobretudo quando são provocados por membros do clero... O Senhor já prevenira: “É inevitável que haja escândalos”...

 

2. Mas Jesus chama atenção de modo grave para a responsabilidade de quem provoca tais escândalos: “Seria melhor para ele que lhe amarrassem uma pedra de moinho no pescoço e o jogassem no mar, do que escandalizar um desses pequeninos”. São palavras duríssimas! É uma responsabilidade tremenda ser responsável pela queda e abandono da fé por parte de um irmão fraco. Todos nós devemos nos perguntar se nossas atitudes não têm provocado escândalo nos irmãos mais fracos...

 

3. Por outro lado, Jesus deixa claro que mesmo aquele que escandaliza, arrependendo-se, deve ser perdoado – perdoado sempre! A advertência do Senhor contra os escândalos e os que os provocam está longe da atitude hipócrita ou sem misericórdia. Qualquer um que se arrependa sinceramente deve ser perdoado e acolhido. A Igreja deve ser sempre lugar do perdão e da misericórdia. Nesse sentido, responderão a Deus aqueles que numa atitude farisaica, julgam-se melhores que aqueles que escandalizaram... Aqui, pense-se na atitude dos “bispos” da “Igreja” Universal, que se comprazem em espalhar calúnias e aumentar tragédias para dano da Igreja de Cristo – e isto de modo absolutamente hipócrita, pois que todos sabem do comportamento moral dos líderes daquela agremiação “religiosa”, sobretudo no tocante ao dinheiro, à manipulação dos incautos e ao jogo de poder... Aí vale bem aquela outra palavra do Senhor: “Sereis julgados por cada palavra inútil que disserdes...” Mas, eu, pessoalmente, duvido muito se o pessoal da Universal dá algum valor à palavra de Jesus ou mesmo se acredita em algo mais além do lucro vil...

 

4. Diante dessa situação de escândalos, é interessante a atitude tão espontânea dos Apóstolos: “Aumenta a nossa fé!” Como é atual tal grito, tal súplica! Somente na fé podemos superar os escândalo, transformando-o em sereno e confiante abandono nas mãos do Senhor, que sabe tirar dos males o bem. “Aumenta a nossa fé” – devemos pedir ainda atualmente ao Senhor... Que nossos olhos estejam fixos nele, e nada nos abalará nem nos fará desviar do caminho! Jesus diz: “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria”. Que ele nos dê uma fé assim: ainda que pequenina como um grão de mostarda, para que joguemos longe de nós todas as amoreiras que ameaçarem nosso caminho para ele, todos os escândalos que surgirem nesse mundo tão conturbado em que vivemos!

http://www.domhenrique.com.br/index.php/estudos-biblicos/923-do-esc...

Exibições: 602

Comentar

Você precisa ser um membro de Ave Luz para adicionar comentários!

Entrar em Ave Luz

Comentário de Elizabeth Pereira Teles em 5 fevereiro 2014 às 23:34

Obrigada, que DEUS nos aumente a fé.

Comentário de lourdes paciello bartoly em 4 fevereiro 2014 às 19:01

Gostaria que oracem por meus netos Fernanda Paciello Bartoly Rafael Costa Franco Filha Sandra Lucia Bartoly Robson bartoly e meu Bisneto Caio Paciello Bartoly Franco  Amo muito esta pagina estou feliz por poder partipar com voces 

Comentário de Maria Manuela em 30 janeiro 2014 às 19:20

Olá... Regina...

Amanhã vou para Fátima, para um retiro  de mensageiras reparadoras... Vai ser uma oração intensa, com muito silêncio... termina no Domingo depois de almoço.

Isto só para te dizer que Avé Luz vai estar lá comigo em pensamento, na pessoa de ti, Regina.

Paz e Luz nos vossos corações...

Que Deus vos guarde... sempre!

Comentário de Regina Coeli Coutinho em 30 janeiro 2014 às 18:10

Muito linda,Regina Maria.Paz!

Comentário de Roseane Valle em 30 janeiro 2014 às 12:43

Que Jesus e Maria nos proteja sempre!!

Comentário de Maria das Candeias Freitas Marti em 30 janeiro 2014 às 10:24

Supliquemos ao Senhor que aumente a nossa fé e nos dê a graça da perseverança final. AMÉM!

Comentário de maria de lourdes de farias lima em 30 janeiro 2014 às 10:19

bom dia

amei muito lindo esta nesta luta,que jesus e maria nos ilumine sempre

Comentário de Anete Soares em 30 janeiro 2014 às 10:02

Que lindo! Estamos nessa luta , que Jesus nos ilumine sempre e que Nossa Senhora interceda.

© 2024   Criado por Regina Maria.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço