Ave Luz

Alegra-te cheia de graça!

A CASA ONDE MOROU NOSSA SENHORA - A Casa que Voa

A CASA DE LORETO - A CASA ONDE MOROU NOSSA SENHORA E QUE MISTERIOSAMENTE PECORREU 2.000 KM DA PALESTINA À ITÁLIA.

A Casa que Voa

A Casa que protagonizou um dos maiores fenômenos sobrenaturais de todos os tempos.


A Casa de Loreto protagonizou o que é considerado pelos estudiosos no assunto, um dos maiores fenômenos sobrenaturais de todos os tempos. Estamos falando da Santa Casa, também conhecida como; A Casa da Mãe de Deus, A Casa de Maria, A Casa da Sagrada Família, Santa Casa de Nazaré... que originalmente se encontrava em Israel.
 
Após a conquista da Terra Santa pelos mulçumanos, as igrejas cristãs foram praticamente todas destruídas. Mas a maior das consternações provocadas, ocorreu em 8 de maio de 1291, quando demoliram a igreja que abrigava a casa onde supostamente Maria teria recebido o anúncio de que seria a mãe do Filho de Deus.
 
Dois dias depois para a surpresa de todos, o mundo recebeu a noticia de que uma construção com as mesmas características da Casa de Maria surgira milagrosamente às margens do mar Adriático, em Tersatz, Dalmácia, na antiga Iugoslávia, quase 2.000 km distante de Nazaré. 
 
Diante do alvoroço causado pelo fenômeno, o governado local Nicolau Frangipane, solicitou que o bispo Alexandre de Modruzia, juntamente com uma comissão, fossem a Israel apurar como aquela poderia ser a verdadeira Casa de Maria, já que a mesma teria sido destruída pelos mulçumanos.
 
Chegando na Terra Santa, no local onde deveria estar os escombros da “casa”, encontraram apenas suas fundações... Após várias medições e comparações entre as fundações em Israel e a casa surgida na Iugoslávia, a comissão atestou que realmente se tratada da Casa da Santa Família, mas não explicou como ocorreu sua translação.
 
Passou-se três anos, até que misteriosamente a casa desapareceu de Tersatz. No lugar só ficou a inscrição gravada pelo governador: "Aqui é o local onde em 10 de maio de 1291 esteve A Santa Casa de Maria e depois no dia 10 de dezembro de 1294, retirou-se”.

 

Desta vez o fenômeno pode ser observado e muitos foram os que deram seus testemunhos; “... era noite de 10 de dezembro de 1294, quando uma forte luz, acordou a todos, fomos para fora de nossa casa e assustados contemplamos uma casa voando pelo céu em direção ao mar Adriático.” 

A Casa sobrenaturalmente voou até a Itália, na província de Ancona, onde pousou num bosque em meio a uma floresta de loureiros, daí o nome “Casa de Loreto”.  Durante esta noite, muitos dos camponeses de Ancona observaram uma estranha bola luminosa descendo no bosque, mas foi somente pela manhã que se deram conta do que realmente havia acontecido... no local encontraram uma casa antiga. A notícia se espalhou rapidamente e a associação com o desaparecimento da Casa de Tersatz foi inevitável.
 
Para tentar esclarecer o que realmente aconteceu, foi enviada uma comissão investigativa a Tersatz, a fim de comparar as informações e medidas colhidas também em Nazaré, só então em 12 de junho de 1297 a autoridade imperial devidamente documentada, declara que a “Casa” surgida na Itália, era a mesma de Tersatz, e por sua vez, a mesma de Nazaré.
 
Diante da propagação do milagre, com medo que a estrutura frágil da casa pudesse ser abalado com tantas visitações, decidiu-se construir um muro protetor em volta da casa. Afinal “ela não possuía fundações e estava pousada em um terreno irregular”.  É o que anteriormente foi feito para proteger, acabou por autenticar a veracidade da Casa milagrosa: no dia seguinte ao término da obra, as paredes que foram erguidas coladas a da casa, misteriosamente se afastaram dela 30 cm. - “A casa não necessitava da intervenção humana para se sustentar”.
 
Na época a igreja se manteve apreensiva sobre os últimos acontecimentos sobrenaturais com a casa, demorou um pouco até que o papa Clemente VII resolvesse enviar uma comissão, a Loreto na Itália, a Tersatz e depois a Nazaré, com a intenção de buscar provas e colher depoimentos, para só depois confirmar oficialmente o milagre.
 
Com o apoio de Clemente VII, os melhores artistas da época comandados pelo famoso Nerucci, foram convocados para decorar a Santa Casa. Depois no início do século XIV os próprios habitantes da cidade construíram um magnífico santuário no local, que mais tarde, na segunda metade do século XV foi ampliado e transformado em basílica pelo papa Paulo II. A fachada da casa foi protegida com grades confeccionada em pura prata e seus muros cobertos com lâminas de prata. Com o passar dos séculos a basílica foi acrescida de magníficas obras de artes e peças confeccionadas em ouro e pedras valiosas. O Papa Pio II em 1464, por agradecimentos a graça alcançada, ofereceu um cálice em ouro puro a basílica.

 

Papas que confirmaram a autenticidade da Santa Casa
Paulo II
Clemente VII.
Sisto IV, declarou a Basílica de Loreto diretamente ligados à Santa Sé.
Júlio II
Leão X
Paulo III
Sisto V, 
Paulo IV
Clemente IX, papa de 1667 a 1669, ordenou que se realizasse um novo processo de revisão sobre o translado da Santa Casa e dos milagres a ela atribuídos. Novamente a Santa Sé confirma a autenticidade dos milagres.
Inocêncio XII,
Bento XIV 
E mais recentemente João Paulo II e papa Bento XVI que visitou o Santuário de Loreto em 1 de setembro de 2007

 

- Construção em mármore que abriga a Santa Casa -     

- Altar do interior da Santa Casa -

Em 1751 o Papa Bento XIV, antes de restaurar o piso da casa, com a colaboração de autoridades e estudiosos, promoveu uma nova pesquisa arqueológica. As escavações constataram que as paredes da casa foram pousadas no local, não havia fundações. E surpreendentemente pode-se observar um vão que variava em media de 2 centímetros (o terreno do bosque era irregular) entre a estrutura da casa e o chão, “...como se a casa estivesse flutuando todo este tempo sem nunca ter tocado o chão por completo”.

 

* Apesar das gravuras e textos fazerem referência a uma casa, na verdade trata-se de um pequeno cômodo.
* A versão da casa ter sido levada por anjos, é mais recente. Os primeiros relatos diziam que a casa cruzou o céu voando e emitindo uma forte luminosidade como um cometa.


A Versão da história para os Céticos.
Originalmente a Casa de Maria, era composta de duas partes: uma gruta escavada na rocha e uma pequena construção de pedras na frente da gruta. Em 1291, quando os cruzados foram expulsos da região, os Angelis para protegê-la destruição iminente, transportaram a casa primeiramente para Iugoslávia e depois para Itália em 10 de dezembro de 1294. 
 
A Santa Casa e os documentos a ela relacionada, sempre foram objetos de estudo. E o mais recente ocorreu em 1962-1965. Quando foi descoberto um documento de setembro de 1294, de Nicéforo Ângelo, que atestava claramente: "as Santas Pedras da Casa de Nossa Senhora Mãe de Deus, foram trazidas para cá ". 
 
Em outros documentos do vaticano foram encontrados referências a uma família Bizantina chamada De Angelis,  que salvou da destruição muçulmana as pedras da Santa Casa de Nazaré e as mandou trazer para Loreto, no século XII, (De Angelis que em latim quer dizer “Os Anjos”)

Conclusão
Não obstante da casa ter voado sobrenaturalmente para Loreto ou ter sido trazida pelos Anjos do céu, ou mesmo transportados por navios pela família De Angelis... É incontestável que a construção é realmente a Casa de Maria, a mesma que estava em Nazaré e  para a sorte dos cristãos, foi salva de sua destruição pelos mulçumanos.

 

 

Santuário de Loreto, Itália

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Transladação da Santa Casa de Nossa Senhora desde Nazaré até Loreto. Comprovações científicas surpreendentes.

Em Loreto, Itália, se venera a Santa Casa: quer dizer o edifício onde Nossa Senhora nasceu, viveu e recebeu o anjo São Gabriel na Anunciação, momento em que o Sim da Virgem permitiu a Encarnação do Verbo e o início da Redenção do gênero humano.

Em Nazaré, Terra Santa, sob a cúpula da igreja da Anunciação também se venera o local onde aconteceu este sublime mistério.

Gruta da Santa Casa, Nazaré, 
Palestina, igreja da Anunciação

 

Como se explica essa aparente duplicidade de endereços?

A contradição, ou superposição de atribuições, encerra maravilhosos fatos religiosos, notadamente a translação da Santa Casa de Nazaré até Loreto por obra dos anjos.

Mas, o que diz a ciência a respeito?

Não é tarefa da ciência declarar se um fato foi miraculoso ou não, se foram os anjos ou não. Mas, analisar a realidade segundo seus métodos, instrumentos e objetivos próprios.

E as ciências trabalhando sobre o mistério da Santa Casa de Nossa Senhora vêm trazendo a lume revelações materiais que explicam o acontecido e reforçam a fé e um modo maravilhoso.

Eis um apanhado de algumas descobertas feitas nas últimas décadas.

 

O ALTAR DOS APÓSTOLOS

NA SANTA CASA

Detrás da grade sob o altar novo: Altar dos Apóstolos

 

O arquiteto Nanni Monelli e o Pe. Giuseppe Santarelli, diretor-geral da Congregação da Santa Casa de Loreto, constataram que as pedras que se encontram na Gruta da Anunciação, em Nazaré, Terra Santa, têm a mesma origem da pedra do altar dos Santos Apóstolos que está na Santa Casa de Loreto, na Itália.

O Altar dos Apóstolos é constituído por uma pedra – hoje coberta por uma grade de metal – trabalhada em estilo nabateano, típico da Palestina. E leva esse nome porque nele os Apóstolos teriam celebrado a Missa quando iam a Nazaré visitar a casa de Nossa Senhora. 
O Prof. Giorgio Nicolini, especialista na matéria e autor do livro La veridicità storica della miracolosa Traslazione della Santa Casa di Nazareth a Loreto (“A veracidade da milagrosa trasladação da Santa Casa de Nazaré a Loreto”), explicou à agência Zenit que “sobre a autenticidade da Santa Casa de Loreto enquanto verdadeira Casa de Nazaré de Maria jamais houve dúvida alguma, a não ser da parte daqueles que não conhecem os estudos científicos a respeito. Isso é tão verdadeiro que todos os Sumos Pontífices, durante sete séculos, confirmaram a autenticidade com solenes atas canônicas de aprovação”.

Nicolini acrescentou que este estudo sobre o Altar dos Apóstolos “é importante porque, além de proporcionar uma ulterior prova da autenticidade da Santa Casa de Loreto como a Casa de Maria em Nazaré, proporciona também uma prova ainda mais espetacular da milagrosa trasladação da Santa Casa de Nazaré”.

 

Percurso da Santa Casa desde Palestina até Loreto

 

A tradição sempre afirmou que entre 1291 e 1296 três paredes da Santa Casa de Nazaré foram miraculosamente transportadas a “vários lugares” pelo ministério angélico. 

Isto está registrado em documentos antigos nos quais se fala da presença desse Altar unido às três paredes. Por exemplo, em Tersatto, Dalmácia (hoje Trsat, Croácia), onde a Santa Casa esteve entre 10 de maio de 1291 e 10 de dezembro de 1294.


Por isso pode se afirmar que houve um duplo milagre: o transporte milagroso das três santas paredes na sua integridade e, em segundo lugar, junto com elas, mas como um objeto distinto da casa, o Altar dos Apóstolos.

Em seu livro Nicolini demonstra que, do ponto de vista histórico e arqueológico, pelo menos cinco translações milagrosas ficaram constatadas de modo indiscutível entre 1291 e 1296.

 

Santa Casa de Loreto

 

A primeira levou a Santa Casa até Tersatto (Croácia); a segunda até Posatora (província de Ancona, Itália); a terceira até a floresta da senhora Loreta, na planície que está sob a atual cidade de Loreto (cujo nome deriva precisamente do nome dessa senhora); a quarta até a roça de dois irmãos sobre o morro lauretano (conhecido também como Monte Prodo); e a quinta até uma estrada pública, onde ainda se encontra sob a cúpula da magnífica basílica posteriormente construída em volta.

Todas estas mudanças foram registradas nos diversos lugares por testemunhas oculares contemporâneas. As mudanças foram rigorosamente controladas pelos Bispos diocesanos da época, que emitiram pronunciamentos canônicos sobre a veracidade dos fatos e dos testemunhos.

 

Maqueta da casa de Nazaré

 

Para maior confirmação ainda ficam as igrejas construídas nos diversos locais na época das mudanças e consagradas pelos Bispos de Fiume, Ancona, Recanati, Macerata e Nápoles, entre outros.

Nicolini esclareceu que em Loreto se encontram apenas as três paredes que constituíam o quarto de Nossa Senhora, geralmente chamado de Santa Casa, local onde aconteceu a Anunciação.

A quarta parede do quarto é a gruta, a qual pode ser visitada na igreja da Anunciação em Nazaré, Terra Santa. Ali só ficaram a gruta e os alicerces da Casa. 

Enquanto em Loreto se venera a Casa desprovida de seus alicerces, em Nazaré ficaram a gruta e os alicerces sem a casa.

 

Análise de pedras, tijolos e argamassa

 

Loreto: a Santa Casa.

O altar ocupa o lugar da gruta que ficou em Nazaré

 

Ao mesmo tempo em que a análise química da massa que une as pedras apresenta características típicas da zona de Nazaré, sua homogeneidade exclui qualquer possibilidade de uma hipotética desmontagem e remontagem das pedras.

A massa foi feita com sulfato de cálcio hidratado (gesso) engrossado com pó de carvão de madeira, segundo uma técnica utilizada na Palestina há 2.000 anos, mas jamais empregada na Itália.

Portanto, a Santa Casa chegou a Loreto com as pedras e os tijolos unidos pela mesma massa usada para uni-los há 2.000 anos em Nazaré, assim se encontrando até hoje.

 

Ensinamento dos Papas sobre a Santa Casa de Loreto

Beato Pio IX

 

O Bem-aventurado Papa Pio IX escreveu na Bula Inter Omnia, de 26 de agosto de 1852:

“Entre todos os Santuários consagrados à Mãe de Deus, a Imaculada Virgem Maria, um se encontra no primeiro lugar e brilha com incomparável fulgor: a venerável e augustíssima Casa de Loreto. Consagrada pelos mistérios divinos, ilustrada por inumeráveis milagres, honrada pelo concurso e afluência dos povos, a glória de seu nome atinge toda a Igreja Universal, e constitui muito justamente objeto de culto para todas as nações e para todas as raças humanas. Em Loreto venera-se aquela Casa de Nazaré, tão querida ao Coração de Deus, e que, fabricada na Galileia, foi mais tarde separada de suas bases e, pela força divina, trasladada além do mar, primeiro à Dalmácia e logo à Itália”.

E o Santo Pontífice acrescentou: “Exatamente em aquela Casa, a Santíssima Virgem, que por eterna e divina disposição ficou perfeitamente isenta da culpa original, foi concebida, nasceu e cresceu, e o celestial mensageiro A saudou ‘cheia de graça’ e ‘bendita tu és entre todas as mulheres’. Exatamente naquela Casa, Nossa Senhora, repleta de Deus e sob a ação fecunda do Espírito Santo, sem perder nada de sua inviolável virgindade, tornou-se a Mãe do Filho Unigênito de Deus”.

 

Também o Sumo Pontífice Leão XIII escreveu, em sua Encíclica Felix Lauretana Cives, de 23 de janeiro de 1894: “Compreendam todos, e em primeiro lugar os italianos, quão especial dom lhes foi concedido por Deus que, com suma providência, subtraiu prodigiosamente a Casa a um poder indigno [N.: refere-se aos muçulmanos ] e com um expressivo ato de amor ofereceu-a a eles. De fato naquela beatíssima moradia foi sancionado o início da salvação humana, com o grande e prodigioso mistério de Deus se fazendo homem, que reconcilia a humanidade perdida com o Pai eterno e renova todas as coisas”. E ainda: “Deus quis de tal maneira exaltar o Nome de Maria para tornar realidade neste lugar (Loreto), aquela famosa profecia: ‘Todas as gerações chamar-me-ão bem-aventurada’”.

Numerosos Papas aprovaram ininterruptamente desde o início a veracidade histórica do milagroso traslado da Santa Casa, engajando sua Suprema Autoridade Apostólica: desde Nicolau IV em 1292 até João Paulo II em 2005. S.S. Bento XVI visitou Loreto em 2007.

Exibições: 4663

Comentar

Você precisa ser um membro de Ave Luz para adicionar comentários!

Entrar em Ave Luz

Comentário de Roseane Valle em 3 maio 2014 às 15:13

Que história linda!!

Obrigada Regina!!

Comentário de Nilda Maria Calmon Ribeiro Scaff em 10 dezembro 2013 às 21:40

Mãe querida, olhe pela minha filha!

Comentário de gevson teixeira de moura em 10 dezembro 2013 às 20:45

Que nesse Natal, nossa senhora e nossa mãe de loreto, possa se fazer presente em todos os lares, abençoando todas as famílias.Amém!

Comentário de Eloi Lorente Gallego em 29 novembro 2013 às 10:01

LlNDA HISTÓRIA! EU ESTIVE EM NAZARÉ, NO LUGAR ORIGINAL DA CASA, FOI UMA DAS MAIORES EMOÇÕES DE MINHA VIDA! AS LÁGRIMAS CHEGARAM EM MEUS OLHOS! VOU TEENVIAR UMA FOTO DO LUGAR ABENÇOADO!

Comentário de Ângela Lins em 28 novembro 2013 às 16:44

Nossa Senhora Mãe de Jesus e nossa ora por nós. Angel.

Comentário de Maria Lurdes Guimaraes em 28 novembro 2013 às 14:23

É comovente

Comentário de Walmira Barros da Paz em 28 novembro 2013 às 8:03

puxa!! que belo. Não descansarei enquanto não for lá.

Obrigada.

Walmira

Comentário de Luciene Cunha em 28 novembro 2013 às 6:17

Aí a pura comprovação de que para Deus tudo é possível, para mostrar a sociedade que Maria mãe de jesus e nossa também é pura obra de Deus Espírito Santo. Louvo a Maria minha Santa mãe por todos nós. Ela está no meio de nós.

Comentário de Maria Aparecida Ricardo em 28 novembro 2013 às 6:05

Obrigada pela rica mensagem. Deus tem os seus caminhos para nos mostrar Seu Amor Infinito! Amém!

Comentário de monica rocha em 27 novembro 2013 às 17:17

MARAVILHOSO! SALVE DEUS, SALVE MARIA! E AINDA DIZEM QUE A IGREJA INVENTOU TUDO E QUE NOSSA SENHORA É UMA MULHER HUMANA QUALQUER, COMUM. PELO JEITO, DEUS NÃO PENSA ASSIM! O PADRE ZEZINHO E OUTROS PADRES "BÍBLICOS" DEVERIAM REFLETIR SOBRE ISTO, SE É QUE ELES CONHECEM! MEU DEUS! ESTE POVO CEGO NÃO ENTENDE QUE A BÍBLIA É EXPLÍCITA MAS, TAMBÉM, IMPLÍCITA, E MUITAS VERDADES, POR SEREM SUBLIMES E MUITO VALIOSAS, NÃO SÃO REVELADAS FACILMENTE. NEGUINHO TEM QUE SUAR, SE ARREPENDER, SE HUMILHAR DIANTE DE DEUS  PARA QUE O LIVRO SANTO LHE SEJA "ABERTO" E ELE POSSA DISCERNIR VERDADES INEFÁVEIS! FOI ASSIM COM O GRANDE DOUTOR SANTO AGOSTINHO QUE, ENQUANTO PAGÃO, SÁBIO AOS OLHOS DO MUNDO E "BESTA", NÃO CONSEGUIA ENTENDER A BÍBLIA, CHEGANDO A RASGÁ-LA E CONSIDERÁ-LA LIVRO PARA INCULTOS!!!! FORAM PRECISO MUITAS LÁGRIMAS DE SANTA MÔNICA PARA CONVERTER O BICHO E TRANSFORMÁ-LO NO GRANDE SANTO-DOUTOR DA IGREJA!

© 2024   Criado por Regina Maria.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço