Ave Luz

Alegra-te cheia de graça!

NOSSA SENHORA DA CABEÇA - DIA 12 DE AGOSTO - LINDA HISTÓRIA E ORAÇÃO

A HISTÓRIA DE NOSSA SENHORA DA CABEÇA

O Município de Perdizes está situado no Alto Paranaíba, possui 2.457,60 Km² de extensão territorial e uma população, de mais de 13.000 habitantes, apurada pelo último censo. A base econômica do município é a agropecuária. A sede do município é servida por rodovias asfaltadas e possui boa infra-estrutura. É comarca desde 1987.

A população, em sua maioria católica, tem como Padroeira NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, a Igreja Matriz que leva o seu nome, foi edificada cerca de 1830 e a Paróquia foi criada em 1880, pertencendo então ao Bispado de Goiás. Desde 1948, os devotos de Nossa Senhora veneram também a Ela, sob o título de Nossa Senhora da Cabeça. 

Hoje, a Paróquia pertence à Diocese de Patos de Minas e a comunidade realiza festa em louvor a Nossa Senhora da Cabeça no último domingo do mês de julho, com a participação de milhares de fiéis vindos em romarias de todos os municípios vizinhos e varias regiões do País.

UMA HISTÓRIA MARAVILHOSA

Reproduzimos aqui a história da origem da devoção a NOSSA SENHORA DA CABEÇA, segundo o Manual do devoto, escrito por uma Confraria de Nossa Senhora da Cabeça da Catedral do Rio de Janeiro, edificada em 1910.

Eis o resumo das notas do Manual:
NUESTRA SENORA DA CABEÇA possui uma história maravilhosa, que teve seu início no ano de 1227, nos contrafortes da SERRA MORENA, ANDALUZIA, região espanhola, onde fica situada a cidade de ANDUJAR, a 18 km. do pico denominado CABEÇA. As terras ao lado da montanha eram utilizadas como pasto, sobretudo para criação de carneiros, vigiados por pastores. Gente simples, pobre e religiosa. Dentre eles, JOÃO ALONSO RIVAS, natural de Granada, filho de cristãos cativos e fugitivos da tirania dos mouros, dos Árabes. Durante a fuga, João Rivas perdeu um braço.

João era muito piedoso e muito devoto da Virgem Maria, a quem dedicava suas orações, enquanto apascentava suas ovelhas. Por várias vezes, parecendo vir do alto da montanha, ele ouvia um toque de campainha. Pensava: “deve ser pura imaginação, coisa de um viver solitário, nestas terras altas”.

Numa noite, 12 de agosto de 1227, o pastor João Rivas, ouvindo mais distantemente o som da campainha, seus olhos depararam com um brilhante luzeiro no alto do Monte Cabeça. Ele, sem dúvidas nem medo, partiu em direção ao Célebre pico. Chegando lá, ouviu o toque da campainha saindo da gruta, de onde saíam também, raios luminosos. Entrando na caverna viu, sobre as pedras, uma belíssima Imagem de Nossa Senhora, e a campainha que presa a um galho, ao lado da Virgem, continuava a bater. Voltando ao normal, João dirigiu-se à Mãe de Deus e perguntou: “fostes vós, ó minha Mãe, que pelo vosso influxo me atraístes à Vossa presença, para divulgar os Vossos desígnios? Se assim é, dizei-me o que devo fazer e a Vossa vontade será cumprida”. E uma voz dulcíssima, que parecia vir do céu, falou-lhe assim: “Não temas, servo de Deus. Vai à cidade de Andujar e dizei a quantos encontrares que chegou o tempo de cumprir a vontade de Deus, fazendo construir neste lugar, um templo, onde hão de operar os prodígios em favor dos que acreditarem”. João prometeu à Virgem Mãe de Deus, fazer tudo quanto Ela ordenara. Temendo que os habitantes de Andujar achassem que ele fosse um louco visionário ou impostor, recebeu de Nossa Senhora o SINAL: “Vai cristão venturoso! O testemunho de suas palavras será o teu braço perdido que eu te restituo”. João Rivas viu seu braço direito perfeitamente são. Ao clarear do dia João Rivas, tendo à frente o Vigário e outras autoridades, foram ao Monte Cabeça, lev aram a Imagem em triunfo para Andujar e foi aclamada Padroeira sob a invocação de NOSSA SENHORA DA CABEÇA.

Daí em diante, foram multiplicando-se os milagres operados por Deus, pela intercessão da Padroeira. Dentre os muitos milagres realizados, teve grande repercussão o que se deu em favor de um nobre senhor condenado à morte (cortar a cabeça), o qual fez voto de ir, se a Virgem o salvasse, depositar uma cabeça de cera aos pés da Sagrada Imagem. Além de fazer o milagre pedido, na hora da execução da pena de morte, a multidão em delírio, viu chegar o mensageiro do rei trazendo a graça ao condenado: “ A Virgem o libertou!” O feliz agraciado cumpriu seu voto e é em recordação de tão extraordinário acontecimento que a partir daí , nos Santuários dedicados à Nossa Senhora da Cabeça, a Imagem dela é representada trazendo na mão direita, uma cabeça ( confere: Manual de Nossa Senhora da Cabeça, pág. 10ss. Rio-1910).

No BRASIL, desde 1910, NOSSA SENHORA DA CABEÇA é venerada na Catedral do Rio de Janeiro.

Do Rio de Janeiro, Ela saiu para chegar a Perdizes:

Em 1948, o lojista Sr. Aristonides Afonso do Prado e sua esposa D. Maria Luiza, perdizenses, trouxeram do Rio de Janeiro, esta IMAGEM DE NOSSA SENHORA DA CABEÇA, para nossa cidade de Perdizes, e juntamente com o Vigário, o Revmº. Pe. Henrique Oliver, fizeram a primeira festa em novembro de 1948, distribuindo a Oração da Novena. O motivo de tudo isso foi uma grave doença que padecia o Sr. Aristonides e da qual foi curado, totalmente, em razão da promessa feita a NOSSA SENHORA DA CABEÇA. 

Em 1966, assume a direção da Paróquia o Revmº Pe. Calimério Afonso Nunes, que deu continuidade à realização da Festa e procurou incentivar a devoção, vendo nela o melhor caminho de levar os fiéis até Jesus e seu Evangelho. Ele fixou todas as Quartas-feiras, às 19:00, MISSA E NOVENA PERPÉTUA, em favor dos doentes, e Nossa Senhora tem concedido muitas graças de curas de males físicos e espirituais. 

O testemunho de todas estas graças se manifesta, nos mais variados objetos (cabeças de cera, fotos, cabelo, etc.), que são depositados no seu altar, e também nas cartas que chegam de todas as partes do Brasil, até onde chega o conhecimento desta devoção.

Hoje, com o objetivo de melhor atender aos devotos e romeiros que visitam a Imagem de Nossa Senhora da Cabeça, durante todo o ano, foram instituídos outros horários, com celebração Eucarística, novena e benção especial para os doentes. Esses horários são: quartas-feiras às 19:00 horas e domingos às 09:00 horas na Igreja Matriz e aos domingos às 17:00 na Construção do Santuário.

SANTUÁRIO DIOCESANO DE NOSSA SENHORA DA CABEÇA

Como nossa Igreja Matriz, se tornou pequena para acolher tantos devotos, sobretudo nas festas ( mais de 20.000 romeiros, na última festa), estamos construindo um Santuário, no Bairro Ferreirinha, na parte mais alta da cidade, em terreno espaçoso, doado pelo SENHOR JOSE AUGUSTO COELHO e sua família. Com a aprovação do Sr. Bispo Dom João Bosco Oliver de Faria e de todo o clero da Diocese de Patos de Minas, foi elaborada planta do Santuário de Nossa Senhora da Cabeça. Uma construção moderna, tendo Igreja espaçosa para acolher cerca de 1000 pessoas assentadas, várias sacristias, sala de Ministros da Eucaristia, espaço para Coral, Capela do Santíssimo, Copa, escritório, sala para confissões, etc. Na parte de baixo possui sala de Milagres, refeitório, banheiros, sala para Catequese, livraria, salão do peregrino, etc. Ampla passarela para visitação à Imagem, com escada contendo degraus conforme os cinco Mistérios do Terço.

Estamos com a ajuda de Deus, de Nossa Senhora e também a cooperação generosa dos milhares de devotos que todos os anos visitam a imagem de Nossa Senhora e aqui deixam sua colaboração, prosseguindo a construção deste Santuário que visa receber e alojar os devotos e romeiros da melhor forma possível.

É graças a você devoto de Nossa Senhora, que o sonho da comunidade de Perdizes de dar a Nossa Senhora da Cabeça, um santuário digno D´Ela, está se realizando. Não deixe de visitá-lo. Continue a colaborar conosco nesta obra e com certeza Maria nossa boa Mãe, estará retribuindo-lhe com copiosas bênçãos de saúde, paz e prosperidad

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DA CABEÇA

Eis-me aqui prostrado aos vossos pés, / ó Mãe do Céu e Senhora Nossa.

Venho louvar-vos e agradecer-vos / tantos benefícios espirituais e temporais / que Deus, nos tendes alcançado. / Que louvores vos posso dar, ó Mãe bondosa! / Ah! Tende compaixão de mim! Minha alma sofre o remorso de tantas vezes ter ofendido o vosso divino Filho / e sente não possuir as virtudes que mais são agradáveis aos vossos olhos de Mãe. / Dai-me, Senhora, as graças necessárias para eu ser um bom cristão / fiel cumpridor das leis da Igreja, / e constante imitador das vossas incomparáveis virtudes, / iluminai a minha fraca inteligência. / para que compreenda cada vez mais / que a única felicidade na terra é servir a Deus / e trilhar com os santos o caminho do céu. / Fortificai minha vontade / para que eu não me deixe jamais levar por minhas paixões / e pelas tentações do mundo. / Tocai o meu coração / a fim de que deteste sempre o pecado / ame a vida austera e cristã que exigis de vossos devotos. / tende piedade de minhas misérias espirituais / E ó Mãe terníssima, não vos esqueçais também das misérias / que afligem o meu corpo e enchem de amargura a minha vida terrena. / Dai-me saúde e forças, para que possa cumprir todas as minhas obrigações e vencer todas as dificuldades que me opõe o mundo / Não permitais que a minha pobre cabeça seja atormentada por males / que me perturbem a tranqüilidade da vida. / Pelos merecimentos de vosso Divino Filho, Nosso senhor Jesus Cristo, e pelo amor que a Ele consagrais / alcançai-me graça que agora vos peço (cada um pedirá a graça que deseja obter).

Aí tendes, ó Mãe poderosa, a minha súplica humilde. / Se quiserdes, ela será atendida. Ah! Não deixeis de atender-me, ó Rainha do céu e da terra! Por toda parte cantarei louvores à vossa bondade e ao vosso poder, / ó Senhora da Cabeça / até que chegue o dia em que, levado por vós, / eu entre no gozo eterno do céu. Assim seja.

Pela saúde dos doentes:
5 Ave-Marias com a jaculatória:
Nossa Senhora da Cabeça, rogai por nós..

 

Exibições: 327

Responder esta

Respostas a este tópico

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Regina Maria.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço