A meditação não é uma novidade na vida cristã; ela tem raízes profundas na tradição dos primeiros séculos do cristianismo. Meditar, é ficar na quietude de corpo e espírito. O que é realmente extraordinário é que esse silêncio, apesar de todas as distracções do mundo moderno, é perfeitamente possível para cada um, ou cada uma, de nós. Para alcançar esse estado de silêncio e de quietude é preciso tempo, energia e amor.
O meio de empreender esta peregrinação consiste em recitar uma frase curta ou uma palavra, a que chamamos mantra. O mantra não é mais do que um meio de levarmos a nossa atenção para além de nós mesmos, um método de nos desligarmos dos nossos pensamentos e preocupações. O verdadeiro trabalho da meditação é aquele que nos faz chegar à harmonia do corpo, da mente e do espírito. É esse o objectivo para que nos aponta o salmista. : “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus”.
S. Paulo escreveu (Rom 8,26): “Não sabemos rezar como deve ser, mas o Espírito intercede por nós”. O que significa, na linguagem do nosso tempo, que, para rezarmos, devemos primeiro aprender a estarmos imóveis e atentos. Só depois é que entraremos com amor no conhecimento do espírito de Jesus, no mais profundo do nosso coração.
A meditação, também chamada de oração contemplativa, é a oração do silêncio, lugar onde o contacto directo com Cristo se pode realizar, uma vez que a actividade incessante da mente se interrompe. Na meditação, vamos para além das palavras, dos pensamentos e das imagens para estarmos na presença de Deus no interior de nós mesmos.
Segundo S. João da Cruz, “Deus é o centro da minha alma “. A meditação é essa peregrinação quotidiana para o nosso centro.
http://www.meditacaocrista.com/
O que é Meditação Cristã?
A meditação é fruto de uma sabedoria espiritual universal e uma prática que nós encontramos no centro de todas as grandes tradições religiosas, uma peregrinação da mente para o coração. É um caminho de silêncio, simplicidade e quietude. Pode ser praticada por qualquer pessoa onde quer que você esteja na jornada de sua vida. É necessário apenas estar seguro de seu compromisso com a prática e, em seguida, começar - e continuar começando.
No cristianismo, essa tradição tornou-se marginalizada e até mesmo esquecida ou suspeita. Mas nos últimos tempos uma grande recuperação da dimensão contemplativa da fé cristã vem acontecendo. De importância central para isto é a redescoberta de uma prática de meditação na tradição cristã que tem sua origem nos primeiros monges cristãos - os Padres e Madres do Deserto - e permite-nos colocar em prática os ensinamentos de Jesus sobre a oração de maneira radical e simples.
O Padre John Main, OSB tem um papel importante nesta renovação contemporânea da tradição contemplativa. Seus ensinamentos desta antiga tradição de oração está enraizada no Evangelho e da tradição monástica cristã do Deserto.
Como meditar?
Sente-se com a coluna ereta em quietude.
Feche seus olhos levemente.
Fique na posição sentada relaxadamente, mas alerta.
Silenciosa e interiormente, comece a repetir uma oração de uma única palavra.
Recomendamos a palavra oração "Maranatha".
Recite-a como quatro sílabas de igual duração.
Ouça-a enquanto a vai repetindo com suavidade, mas continuamente.
Não pense ou imagine nada - mesmo que seja de ordem espiritual.
Se vierem pensamentos ou imagens, considere-os apenas como distrações no período da meditação, e então volte apenas a repetir a sua palavra.
Medite a cada manhã e a cada fim de tarde por cerca de vinte a trinta minutos.
Oração de John Main para a Abertura do período da Meditação:
O Padre John Main, OSB, recomendava o uso da palavra "Maranatha" porque é uma das mais antigas palavras-oração na tradição cristã. Ela se encontra ao final da primeira carta de São Paulo aos Coríntios, assim como ao final do Apocalipse de São João. É uma palavra aramaica, da língua que Jesus falava, e significa "Vem, Senhor. Vem, Senhor Jesus" ou "O Senhor vem". Entretanto, no tempo de meditação você não deverá pensar no significado da palavra - isto seria uma distração. Se quaisquer pensamentos disputarem sua atenção, simplesmente retorne à recitação simples e fiel da palavra: Ma-ra-na-tha.
Posturas de Meditação
Quando estiver meditando, a regra fundamental de postura é que você esteja em postura sentada, ereta, relaxada e alerta. Algumas pessoas acham que o melhor para isto é em uma cadeira com encosto reto. Outros acham que ajoelhando em umbanco de oração é o melhor para eles. Ainda outros escolhem meditar sentando-se no chão ou em uma almofada firme. Uma vez que você ache a postura que prefere, fique com esta mesma postura cada vez que você meditar. Relaxe seu corpo; respire lentamente e pacificamente. Repita sua palavra desde o princípio ao fim do período de meditação: Ma-ra-na-tha.
Iniciado por Regina Maria. Última resposta de Conceição Valadares 27 Jan, 2017. 2 Respostas 1 Curtiu isto
Maranatha, o mantra da Meditação Cristã É a palavra chave da…Continuar
Tags: meditação
Comentar
© 2024 Criado por Regina Maria. Ativado por
Você precisa ser um membro de Meditação Cristã para adicionar comentários!