Ave Luz

Alegra-te cheia de graça!

Dois terremotos de magnitude 7 atingiram a costa norte do Chile neste domingo

Dois terremotos de escala 7 atingem o Chile; há risco de tsunami

Abalos ocorreram próximos à cidade portuária de Iquique às 18h16.
Profundidade dos abalos ficaram entre 35 km e 33 km.

Dois terremotos de magnitude 7 atingiram a costa norte do Chile neste domingo (16), informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). De um abalo sísmico para outro, houve um intervalo de um minuto.

O primeiro tremor foi registrado às 18h16 (no horário de Brasília) a 61 km da capital da província de Iquique, que leva o mesmo nome. O epicentro do abalo ocorreu a 35 km de profundidade.

Já o segundo terremoto ocorreu a 68 km da cidade portuária, e teve 33 km de profundidade.

O Departamento Nacional de Emergência do Chile (Onemi) informou que, até o momento, o terremoto não "provocou nenhum dano a pessoas, bem como nenhuma alteração nos serviços básicos ou de infra-estrutura foi reportada".

Um primeiro boletim oficial chileno do Centro Sismológico da Universidade do Chile informava que a magnitude do tremor havia sido de 6,3 na escala Richter.

O Onemi informou ainda que "existe uma possibilidade de que seja gerado um tsunami menor", entre as regiões de Arica e Tocopilla, no norte do Chile. As duas localidades receberam um alerta de evacuação preventiva.

"Terremotos desta magnitude às vezes geram tsunamis locais que podem provocar destruição ao longo das regiões costeiras localizadas a centenas de quilômetros de distância do epicentro do tremor", alertou o serviço norte-americano de advertência de tsunamis do Pacífico, em comunicado.

 

 

 

Exibições: 442

Respostas a este tópico

Grata pelas informações.

Obrigada .Peçamos a Deus que ampare a todos dessa cidade. que nada aconteça

Nos lugares que existem terremotos, sempre irá ocorrer por que, há muitos países que pertencem linha de fogo, é uma falha geológica, e abaixo da superfície terrestre, há grandes movimentações de placas tectônicas, quando há muita energia liberada, acontecem terremotos de grandes magnitudes, iguais vulcões quando entram em erupção é também energia acumulada, é uma válvula de escape, exemplo: uma panela de pressão. Quando um terremoto ou qualquer fenômeno acontecem quando há vidas ao redor é chamado de desastre natural, quando não há vidas, é um fenômeno da natureza. Infelizmente como Chile, Haiti, Japão, México, Estados Unidos, ou qualquer outro país que estiver linha fogos desses fenômenos naturais, sempre irá acontecer. Terá que se rezar muito e somente a proteção de DEUS e Nossa Senhora, para protegerem e amortecerem as perdas humanas.

EFREM DA SILVA, estudante do 4º e último ano do curso de Geografia do Centro Universitário Fundação Santo André. 

Farei minhas orações para essas vítimas.

Obrigada por nos manter informado, que nossa mãe Maria proteja e ampare todos neste momento difícil. Amém.

Um terremoto ocorrido qualquer lugar do Planeta Terra, sua energia se dispersa. Terremotos há todos os dias no Planeta, só que em pequenas escalas, somente os grandes que são anunciados. No Brasil há existência de pequenos terremotos em alguns pontos isolados.  

RSS

© 2024   Criado por Regina Maria.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço