Ave Luz

Alegra-te cheia de graça!

8 de maio - Festa do Arcanjo Miguel no Monte Santo Angelo, Itália

A história da cidade está ligada às aparições do Arcangelo Michele ou Arcanjo Miguel.Em  8 de maio de 490 um nobre rico perdeu um touro de seu rebanho e o encontrou na montanha em frente a uma caverna dedicada a um culto pagão. Como o touro não atendia seu comando, ele atirou uma flecha mas misteriosamente a flecha voltou sobre si mesmo fazendo-o cair do cavalo. Durante a queda o nobre senhor se viu envolto numa suave luz que brilhava quando apareceu um anjo guerreiro com sua espada reluzente. 

Três dias depois o anjo apareceu novamente e anunciou que deveria ser feita uma capela na gruta. Bispos das cidades vizinhas fizeram uma peregrinação até a gruta onde encontraram um altar de onde vinha uma luz brilhante, por isso o monte passou a ser chamado de Monte Sant'Angelo ou Monte do Santo Anjo. 
Pouco tempo depois quando a cidade foi sitiada, o arcanjo Miguel apareceu e prometeu a vitória sobre os invasores. Durante a  batalha, um exército de anjos com espadas flamejantes deram-lhes apoio e garantiu a vitória. Milhares de peregrinos passaram a visitar a capela e a partir dali a fé em São Miguel Arcanjo se espalhou para o mundo.
  
É o santuário mais antigo da Europa Ocidental dedicado ao Arcanjo Miguel e tem sido um importante centro de peregrinação desde a Idade Média. A torre octagonal ao lado do santuário foi construída em 1274 com uma altura original de 40 metros. Posteriormente foi reduzida para 27 metros, provavelmente para a manutenção dos sinos que foram instalados em 1666. 
A gruta do Santuário de São Miguel Arcanjo pode ser acessada a partir do Portale del Toro ou Porta do Touro, que são portas em bronze feitas em Constantinopla em 1076. Nas portas há 24 painéis que retratam episódios do Antigo e Novo Testamento. A imagem de São Miguel feita em mármore de carrara tem a aparência de um jovem com cabelos cacheados, sendo um exemplo único de seu tipo na história da escultura. 
São Miguel Arcanjo é invocado em qualquer situação de perigo
Considerado Príncipe defensor Celeste ou "Aquele que é como Deus", segundo conta sua lenda Deus criou todas as coisas materiais e espirituais. Todos os anjos eram bons porém alguns tornaram-se maus por si mesmos. Houve uma grande batalha celestial: Miguel e seus anjos lutaram contra o Dragão que representava os espíritos malígnos. Derrotados, os espíritos do mal foram expulsos do céu. 
Celebrado em 08 de maio e 29 de setembro, segundo a tradição São Miguel Arcanjo é invocado em tempos de emergência e em qualquer situação de perigo. Seu símbolo é a balança de equilíbrio que traz nas mãos com a qual pesa as almas humanas. Os papas consideram São Miguel como o protetor especial da Igreja e dos povos das igrejas sendo reverenciado em diversas religiões.
 
ORAÇÃO
Ó Glorioso Príncipe do Céu, protetor das almas, eu clamo e invoco a ti para que me livres de todas as adversidades e todo o pecado, fazendo-me progredir no serviço de Deus e conseguindo d'Ele a graça de preservar até o final, para que possa gozar a Sua presença eternamente.
São Miguel Arcanjo, protege-nos nos combates.


Cobre-nos com teu escudo protetor e livra-nos das emboscadas e das ciladas do demônio. São Miguel Arcanjo, Príncipe da Milícia Celeste, subjuga o mal para sempre. Precipita no inferno o satanás e todos os espíritos malignos que andam pelo mundo a perder almas, porque Tu és vitorioso pelos séculos dos séculos. Amém
Tive a oportunidade de conhecer este lugar e uma outra gruta e conto sobre a experiência aqui, neste livreto e devocionário:

Exibições: 1486

Comentar

Você precisa ser um membro de Ave Luz para adicionar comentários!

Entrar em Ave Luz

Comentário de Maria Manuela em 7 maio 2013 às 6:58

Tenho uma grande devoção pelo Arcanjo Miguel. Aproveitei para meditar um pouco  com esta oração.

Tenho uma muito parecida...

Um senhor padre disse numa reunião de formação de Mensageiros Reparadores: "Devemos rezar todos os dias, ao deitar, a oração a Miguel Arcanjo, para que nos livre das ciladas do demónio."

Obrigada Regina pela sua dedicação e entrega. Luz no seu caminho...

Comentário de Sebastião Alves Sande em 7 maio 2013 às 0:04

Arcanjo Miguel meu mentor espiritual pritejei todos nós Amé.

Visitarei em breve essa gruta.

Comentário de Sebastião Alves Sande em 7 maio 2013 às 0:02

Arcanjo Miguel meu mentor espiritual. Guarde todos nós amé.

Comentário de fernando rebelo de brito em 6 maio 2013 às 21:36

Eu li este livreto e é simplismente maravilhoso.

Comentário de fernando rebelo de brito em 6 maio 2013 às 21:35

Eu li este livreto e é simplismente maravilhoso.

© 2024   Criado por Regina Maria.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço