Ave Luz

Alegra-te cheia de graça!

A consagração e a comunicação da alma e do espírito de Maria

A consagração e a comunicação da alma e do espírito de Maria

Posted: 10 Feb 2013 06:00 PM PST

São Luís Maria nos fala da consagração e a comunicação da alma e do espírito da Virgem Maria com seus consagrados.

O Tratado a consagração e a comunicação da alma e do espírito de Maria.São Luís Maria Grignion de Montfort, no “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem” escreve sobre a comunicação da alma de Nossa Senhora com seus consagrados para glorificar a Deus, sobre o espírito de Maria, que ocupará o lugar do nosso para se alegrar no Senhor, seu Salvador (cf. TVD 217). A comunicação da alma e do espírito de Maria são frutos da consagração, por isso, o Santo nos recorda que estes, e os outros frutos (a participação da fé de Maria; a humildade e a caridade; a confiança em Deus e em Maria), dependem da nossa fidelidade às práticas próprias desta devoção.

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

Este ensinamento de São Luís Maria não é nenhuma novidade, mas um pensamento muito antigo, da era dos Padres da Igreja. No Tratado, Ele próprio faz referência a Santo Ambrósio (339-397 d.C.), que exclamava: “Que a alma de Maria esteja em cada um para glorificar o Senhor; que o espírito de Maria esteja em cada um para se alegrar em Deus” (cf. Lc 1, 46-55).

São Luís diz que um santo homem daqueles dias, todo perdido em Maria, perguntava: “Quando chegará esse feliz tempo em que Maria Santíssima será constituída Senhora e Soberana dos corações, para os submeter plenamente ao Império do seu Grande e Único Amor, Jesus?!Quando é que as almas respirarão Maria como os corpos respiram o ar?!” (TVD 217).

Segundo o Padre Montfort, quando chegar esse tempo, acontecerão coisas maravilhosas neste pobre mundo. Essas coisas maravilhosas acontecerão porque o Espírito Santo encontrará a sua amada Esposa, a Virgem Maria, reproduzida nas almas dos seus consagrados. Por isso, o Espírito descerá com abundância sobre os devotos de Nossa Senhora, fazendo-os cheios dos Seus dons, principalmente do dom da sabedoria, para operar neles maravilhas de graça.

São Luís Maria pergunta a mim e a você: “Meu querido irmão, quando virá esse tempo feliz, esse século de Maria, em que muitas almas escolhidas e obtidas do Altíssimo por Maria, perdendo-se a si mesmas no abismo do interior d’Ela, se tornarão cópias vivas de Maria, para amar e glorificar a Jesus Cristo?” A esta questão, o Santo de Montfort responde dizendo que esse tempo só virá quando a devoção a Nossa Senhora ensinada por ele for conhecida e praticada. “Para que venha o Vosso Reino, ó Jesus, venha o Reino de Maria!” (TVD 217), exclama Montfort.

Portanto, conforme nos ensina São Luís Maria, esse tempo maravilhoso, no qual Nossa Senhora reinará nos corações, só acontecerá quando a consagração for conhecida e praticada fielmente pelos seus consagrados. Este ensinamento do Santo nos coloca diante de uma dupla responsabilidade. A primeira é que precisamos nos esforçar para ser cada vez mais fiéis a nossa consagração a Nossa Senhora, às práticas exteriores e interiores, e a segunda é que somos chamados a ser verdadeiros apóstolos, que ensinarão a muitos a devoção a Santíssima Virgem. Estes apóstolos da Virgem Maria “terão nos lábios a espada de dois gumes, que é a Palavra de Deus; trarão aos ombros o estandarte sangrento da Cruz, o crucifixo na mão direita, o Rosário na esquerda, os sagrados nomes de Jesus e Maria no coração, e a modéstia e mortificação de Jesus Cristo em toda a sua conduta” (TVD 59)

Exibições: 87

Comentar

Você precisa ser um membro de Ave Luz para adicionar comentários!

Entrar em Ave Luz

© 2024   Criado por Regina Maria.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço