Ave Luz

Alegra-te cheia de graça!

Evangelho com comentário do dia 20/12/2013

Evangelho (Lc 1,26-38)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

 

26No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”

29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo então disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.

34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

HOMILIA

Confiança, meu filho! Confiança, minha filha! Aquele que está com o Senhor vence todo o medo!

”Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus” (Lc 1, 30-31).

Os três Evangelhos desta semana começam com essa forte exortação: “Não tenhas medo!”. O anjo que aparece a José diz a ele: “Não tenhas medo, José!”. O Anjo Gabriel diz a Zacarias: “Não tenhas medo, Zacarias!”. E o mesmo anjo diz hoje a Maria: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus!”. 

Meus irmãos, não precisa nem um anjo aparecer a nós; temos um anjo da guarda que é nosso companheiro. Mas, os anjos de Deus estão no meio de nós para poder nos dizer a cada dia, no fundo da nossa alma, no fundo do nosso coração, da nossa fé: “Não tenhais medo!”. É o primeiro obstáculo que nós precisamos vencer para nos aproximarmos d’Ele. 

O medo é terrível, para não ser muito duro, mas eu preciso dizer que o medo é uma desgraça! Ele nos destrói e nos corrói por dentro; o medo não nos permite dar passos firmes na fé, não nos permite ir adiante. O medo nos leva a enterrarmos os próprios talentos que Deus nos deu e faz de nós pessoas desconfiadas e incrédulas. Por isso, quando Deus nos visita, a primeira ordem d’Ele é justamente esta: não ter medo. O contrário de não ter medo significa confiar, ter a certeza, ter a convicção, a fé única neste Deus que é por nós.

 Hoje, Deus deseja entrar em nosso coração da forma como visitou a Virgem Maria, visitou José, como visitou Zacarias, Ele também deseja hoje nos vistar e dizer: “Não tenhas medo, minha filha! Não temas, meu filho! Eu estou contigo. Ainda que você tenha que atravessar o vale tenebroso da sombra da morte Eu estarei contigo!”.

Nós somos movidos pelos nossos medos, muitas vezes; medo de doenças, medo da morte, medo de algo não dar certo, medo de não conseguir. Medo dos nossos próprios fracassos, medo dos nossos erros, das nossas incertezas, das pessoas, da violência. Esse sentimento [medo] é o verdadeiro fantasma que está nos assombrando por dentro e por fora.

Neste tempo de graça, que é o tempo do Natal do Senhor, Ele vem nos visitar para vencer todo o medo que há em nós. Confiança, meu filho! Confiança, minha filha! Aquele que está com o Senhor vence todo o medo!

 Que Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo

http://homilia.cancaonova.com/homilia/aquele-que-esta-com-o-senhor-...

Exibições: 506

Comentar

Você precisa ser um membro de Ave Luz para adicionar comentários!

Entrar em Ave Luz

Comentário de gevson teixeira de moura em 20 dezembro 2013 às 18:30

Meu caro Pe. Roger Araújo, muito obrigado por estas palavras de fé e encorajamento, pois parece que nesta homilia o senhor fala direto a mim, a minha história de vida.Tenho visto tantas coisas acontecer aos outros, que muitas das vezes o meu medo, se torna maior que eu, ou até mesmo a minha fé, mais vi tantas palavras bonitas nesta homilia, que voltei a reviver.Muito obrigado!

© 2021   Criado por Regina Maria.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço