Ave Luz

Alegra-te cheia de graça!

Evangelho (Lc 1,57-66)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

 

57Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. 59No oitavo dia foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60A mãe porém disse: “Não! Ele vai chamar-se João”.61Os outros disseram: “Não existe nenhum parente teu com esse nome!” 62Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse.

63Zacarias pediu uma ta­bui­nha, e escreveu: “João é o seu nome”. 64No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. 65Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia. 66E todos os que ouviam a notícia, ficavam pensando: “O que virá a ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

A mão do Senhor estava com ele. Pe. Queiroz

SEGUNDA- 23 de Dezembro de 2013  - Evangelho - Lc 1,57-66
A mão do Senhor estava com ele.
Este Evangelho narra o nascimento de João Batista.
A mão do Senhor estava com João Batista, para protegê-lo sempre e para que ele crescesse e se desenvolvesse na direção do plano de Deus para o qual foi criado. Sua missão era muito importante: preparar o caminho do Jesus, preparando o povo para recebê-lo. Ele devia ser “uma voz que clama no deserto” (Lc 3,4).
João colaborou com a graça de Deus: foi para o deserto, fez penitência, anunciou a justiça e denunciou a injustiça. Foi corajoso, e por isso morreu mártir.
Também nós temos uma missão na terra, que é só nossa, como João Batista. Ele é um exemplo para nós. Na crisma, nós nos tornamos profetas de Cristo e membros ativos da sua Igreja, na qual devemos cumprir uma função, isto é, uma pastoral, ministério ou serviço. A mão do Senhor está conosco, como esteve sempre com João Batista.
“A Boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus.” O primeiro gesto profético de João Batista foi, logo que nasceu, abrir a boca de seu pai Zacarias. O profeta abre os nossos ouvidos para ouvirmos os recados que Deus tem para o povo, abre os nossos olhos para vermos o mundo que nos rodeia, e abre a nossa boca para proclamar, apontando as situações evangélicas e denunciando as situações anti-evangélicas. Não é fácil fazer isso, mas a mão do Senhor está conosco.
O Novo Testamento começa com dois fatos humanamente impossíveis, e que por isso exigiram muita fé: uma senhora idosa dá à luz, e uma jovem fica grávida sem relação com um homem. O plano de Deus ultrapassa as realidades empíricas e naturais, por isso exigem fé.
Santo Tomás de Aquino era italiano e viveu no Séc. XIII. Entrou na Ordem dos Dominicanos e tornou-se um dos maiores teólogos da Igreja.
Era um homem muito simples, alegre e brincalhão. Era também, dizem, um pouco distraído, o que é próprio das pessoas de inteligência muito profunda.
Um dia, ele estava almoçando, chegou um Irmão e lhe disse: “Pe. Tomás, venha aqui fora ver um boi voando!”
Ele foi, coitado! Chegou lá fora, olhou para cima e não viu nada. Então o Irmão deu risada e disse: “Mas Pe. Tomás, onde já se viu um boi voar!” Ele respondeu: “Eu acho mais fácil um boi voar do que um religioso mentir”.
Pronto. Foi buscar lã e saiu tosquiado.
Os pecadores gostam de mentir. Mentem até por brincadeira. Mas os cristãos não estão acostumados com mentira; por isso às vezes acredita nas pessoas até “demais”. O profeta é fiel à verdade.
Que Maria Santíssima, a Rainha dos Profetas, e S. João Batista, nos ajudem a ser bons profetas e boas profetizas de Deus.
A mão do Senhor estava com ele.
Pe. Queiroz

Exibições: 357

Comentar

Você precisa ser um membro de Ave Luz para adicionar comentários!

Entrar em Ave Luz

Comentário de Sueli Stutz Pereira em 24 dezembro 2013 às 16:58

Agradeço de coração ! Que possamos ser dignos dessa mensagem!

Comentário de Regina Coeli Coutinho em 23 dezembro 2013 às 20:39

Ah,Senhor conceda-nos a Graça de nos tornarmos dignos de Ti.

Comentário de Eloi Lorente Gallego em 23 dezembro 2013 às 20:32

Obrigado! Feliz Natal Regina!

Comentário de gevson teixeira de moura em 23 dezembro 2013 às 9:02

Meu senhor e meu Deus, que neste Natal, a mão do senhor, toque nos corações da humanidade, para que possa haver, mais amor, compreensão, caridade e acima de tudo, paz, em todas as famílias.Amém!

© 2024   Criado por Regina Maria.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço