Ave Luz

Alegra-te cheia de graça!

Braga, 07 de Maio de 2013 (Zenit.org) | 132 visitas

O Museu Pio XII inaugura no próximo 9 de maio, pelas 18h, uma exposição temporária intitulada “Nossa Senhora, Flor de Maio”, com um total de 29 peças, sendo 10 pinturas e 19 esculturas, usualmente em reserva. As peças exibidas estão compreendidas entre os séculos XV e XX, e são alusivas ao culto mariano. O Museu pretende assinalar desta forma o próximo dia da Mãe e também o início do mês de Maria (maio).

Esta exposição tem também um cunho cultural patenteando aos visitantes uma história resumida do culto mariano em Portugal, destacando sobretudo três etapas: da Reconquista aos Descobrimentos; dos Descobrimentos ao final da Idade Moderna; e o culto mariano na contemporaneidade.

O Museu Pio XII que está em Braga, Portugal, foi fundado em 1957, pelo Cónego Luciano Afonso dos Santos, nas instalações do Seminário de Santiago. Começou por ser um Museu de Arqueologia. Foram-se reunindo depois outras coleções (escultura, pintura, têxtil, ourivesaria, adereços litúrgicos, numismática…).

A exposição ficará patente no Salão Nobre do Museu Pio XII até ao dia 2 de junho, podendo ser visitada nos horários normais de funcionamento do museu - das 9.30 às 12.30 e das 14.30 às 18.00 (terça a domingo).

Exibições: 89

Comentar

Você precisa ser um membro de Ave Luz para adicionar comentários!

Entrar em Ave Luz

Comentário de Regina Maria em 9 maio 2013 às 18:07

Bela homenagem. Uma exposição e tanto!

© 2024   Criado por Regina Maria.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço