Ave Luz

Alegra-te cheia de graça!

Sinal dos Tempos: 2013 o ano dos cometas

 "Mais brilhante do que uma lua cheia ': A maior estrela de 2013 ...  poderá  ser  o Ison - o cometa do século

 
Getty Images

Um cometa descoberto por dois astrônomos russos será visível a partir da Terra no próximo ano.  Prepare-se para uma vez na vida ver um show de luzes , diz David Whitehouse

Não parece muito - um pedaço congelado de rocha e gelo - um movimento de muitos nas profundezas do espaço. Mas este está a ser acompanhado com grande expectativa pelos astrônomos de todo o mundo, e em um ano todos pudessem conhecer o seu nome.
 

Cometa Ison poderá levar milhões de pessoas ao escuro para testemunhar o que poderá ser o mais brilhante cometa visto em toda a História humana - mais brilhante ainda do que a Lua cheia.
Verificou-se como um borrão em uma imagem eletrônica do céu noturno tomadas através de um telescópio no Observatório Kislovodsk na Rússia como parte de um projeto para examinar o céu à procura de cometas e asteróides - pedaços de rocha e gelo espaço de areia que os Astrônomos Vitali Nevski e Artyom Novichonok estavam esperando para usar o Telescópio da International Scientific Optical Network (Ison) de 40 centímetros na noite de 20 de setembro, mas as nuvens interromperam seus planos.

Foi uma noite frustrante, mas cerca de meia hora antes do início do crepúsculo da manhã, eles notaram que o céu estava limpando e tínhamos o telescópio e câmera para cima e corremos para obter algumas imagens da pesquisa nas constelações de Gêmeos e Câncer.
Quando as imagens foram obtidas Nevski carregou-nas em um programa de computador projetado para detectar asteróides e cometas que se deslocam entre as imagens.  Ele notou um objeto bastante brilhante com o movimento extraordinariamente lento, que ele pensou que poderia apenas dizer que estava situada muito além da órbita de Júpiter.  Mas ele não poderia dizer se o objeto era um cometa, para Novichonok o reservara o tempo em um telescópio maior para ter um outro olhar. Menos de um dia depois que as novas imagens revelaram que Nevski e Novichonok tinham descoberto um cometa, que foi nomeado de Comet Ison. Uma pesquisa do banco de dados mostrou que tem sido visto em imagens tiradas por outros telescópios no início do ano e no final de 2011. " Estas observações permitiram que sua órbita fosse calculada, e quando os astrônomos fizeram soltaram um coletivo "Uau".

Cometa Ison levou milhões de anos para chegar até nós a partir de sua viagem a chamada nuvem de Oort - um reservatório de trilhões e trilhões de pedaços de rocha e gelo, sobras do nascimento dos planetas. Ela atinge mais de um ano-luz - um quarto do caminho para a estrela mais próxima. Na nuvem de Oort do Sol é apenas um ponto distante de luz, cuja gravidade é fraca o suficiente para prender a nuvem. De vez em enquanto um puxão de gravidade pequena, talvez de uma estrela próxima ou objeto errante, perturba a nuvem ao enviar alguns de seus cometas no espaço interestelar a ser perdida para sempre e alguns estão espalhados no Sistema Solar. Cometa Ison está fazendo a sua primeira, e talvez única visita a nós.Sua vida tem sido fria, congelada e imutável, mas está se movendo mais perto do Sol, e ficando mais quente.

Ison e sua superfície é muito escura - mais escura do que o asfalto - esburacada e empoeirada com gelo sob a superfície.  É um corpo pequeno, algumas dezenas de quilômetros de diâmetro, com uma tração pequena da gravidade.  Se você estava sobre ele você pode saltar 20 milhas para o espaço levando mais de uma semana para descer novamente, observando o cometa girando abaixo de você.  Você pode caminhar até o equador, ajoelhe-se e reuna-se punhados de material do cometa para fazer bolas de neve, jogue-os em sentido oposto ao giro do cometa e vê-los ficar parado na frente de você.  Mas isso não vai ficar quieto sobre o cometa Ison pois o calor do Sol vai trazê-lo para a vida.

 Até o final do verão, ele se tornará visível em pequenos telescópios e binóculos.  Em outubro ele vai passar perto de Marte e as coisas vão começar a se mexer. A superfície mudará quando o gelo responde ao choque térmico, irá aparecer fissuras na crosta, puffs minúsculas de gás aumentará de que, uma vez que é aquecido. A cauda do cometa está se formando.
  Lentamente no início, mas com maior vigor, uma vez que passa a órbita da Terra, o gás e poeira gêiseres vão reunir força.  O espaço em torno do cometa se torna brilhante como o gelo abaixo da superfície se transforma em gás e entra em erupção, refletindo a luz do sol. Agora Ison é cercado por uma nuvem de gás chamada de coma, centenas de milhares de quilômetros de lado a lado.  Rotação do cometa  formam jatos e curvas no espaço como eles arrastam em espirais por trás dele. Como ele se move as trilhas de gás estão paradas e sopradas para trás pelo vento solar.
Ao final de novembro, será visível a olho nu logo após escurecer na mesma direção do sol poente. Sua cauda pode esticar como um holofote para o céu acima do horizonte. Em seguida, ele vai oscilar rapidamente em torno do Sol, passando dentro de dois milhões de quilômetros de que, muito mais perto do que qualquer planeta já faz, para emergir visíveis no céu à noite dirigindo para o norte em direção à estrela polar.  Poderá ser um objeto a "olho nu" por meses. Quando se está perto em sua abordagem para o Sol poderia tornar-se intensamente brilhante, mas, nessa fase, seria difícil e perigoso para ver sem instrumentação especial, pois estará apenas a um grau do sol.
 

Notavelmente Ison pode não ser a única espetacular cometa visível ano seguinte.Outro cometa, chamado 2014 L4 (PanSTARRS), foi descoberto no ano passado e em março e abril também poderia ser um objeto magnífico no céu à noite. 2013 poderá ser o ano dos grandes cometas.
  Como Comet Ison volta para o espaço profundo, em 2014 o céu acima dele iria começar a limpar o pó e como gêiseres de gás solta a sua energia.Voltando ao lugar onde o Sol é um ponto distante de luz, Comet Ison nunca poderá voltar. Os seus pontos de cauda para fora agora, como o vento solar estarão em suas costas, e ele desaparecerá e o cometa fica tranquilo, mais uma vez, desta vez para sempre.

Fonte: Blog Um Novo Despertar

Super-cometa que se aproximará do Sol em Novembro de 2013           

Astrônomos russos descobriram um super-cometa que se aproximará no Sol em Novembro de 2013 e que será possível observar a olho nu até meados de Janeiro de 2014. Poderá mesmo brilhar mais do que uma Lua cheia. O cometa chama-se C/2012 S1 ISON, em homenagem à equipa que o descobriu (Rede Internacional de Ciência Óptica – ISON, nas siglas em inglês).

Vitali Nevski e Novichonok Artyom encontram o cometa dia 21 de Setembro através de imagens registradas com um telescópio refletor de 40 centímetros. Imediatamente, outros observadores também o registraram.

Segundo explica a «New Scientist», os astrônomos conseguiram rastrear a rota do cometa e encontrar imagens da mesma de Dezembro de 2011. Com esses dados, calcularam uma órbita que dirige o cometa quase diretamente até ao Sol. A órbita do cometa também sugere que este é um recém-chegado da nuvem de Oort, que rodeia o Sistema Solar.

Aqui voce pode ver a posição do cometa

Neste momento, ISON é apenas um ponto de luz porque está muito longe da Terra, perto da órbita de Júpiter. No entanto, dias 28 ou 29 de Novembro de 2013, passará a menos de dois milhões de quilómetros do Sol, segundo o Observatório Remanzacco, em Itália.

Como não é mais do que uma bola gigantesca feita de rocha e gelo, corre o risco de começar a desintegrar-se. Se sobreviver, o pó gelado libertado tornará a sua cauda ainda mais brilhante.

Apesar de ainda ser muito cedo para se ter certezas, os cientistas dizem que o ISON poderá tornar-se num dos objetos mais brilhantes do céu nocturno, talvez o cometa mais brilhante da década. Pode mesmo chegar a superar o brilho da Lua cheia. Os astrónomos alertam, contudo, que os cometas podem ser imprevisíveis.

http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=55690&op=all

 

Será um belo espetáculo! Continuamos acompanhando!

Exibições: 378

Comentar

Você precisa ser um membro de Ave Luz para adicionar comentários!

Entrar em Ave Luz

Comentário de Roseane Valle em 3 janeiro 2013 às 18:36

Interessante, tomara que possamos vê-lo!!

Obrigada Fada San...como foi na Fadalandia? Espero que tenhas passado um ótimo Natal  com o coração cheio de esperanças para 2013!!

Bjs

© 2019   Criado por Regina Maria.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço