Ave Luz

Alegra-te cheia de graça!

TRINDADE CRESCE NA FÉ E SE DESENVOLVE PARA ACOLHER OS ROMEIROS

TRINDADE CRESCE NA FÉ E SE DESENVOLVE PARA ACOLHER OS ROMEIROS

 

 

Destaque_Turismo_religioso02

Trindade, cidade localizada na Região Metropolitana de Goiânia, em Goiás, respira o Turismo Religioso. O município, que completou 93 anos, nasceu da devoção ao Divino Pai Eterno. Tudo começou por volta de 1840, quando o medalhão de barro, com a Imagem da Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria, foi encontrado na região de Barro Preto, que só depois passou a se chamar Trindade. Daí em diante, o número de peregrinos só cresceu com o passar dos anos.

 

De acordo com Censo 2010 do IBGE, Trindade tem pouco mais de 104 mil habitantes. Localizada a cerca de 17 km de Goiânia, a cidade é uma referência pela quantidade de peregrinos que passam por lá todos os dias, principalmente durante a Romaria. Muita gente que vai como romeiro, acaba virando morador.

 

A movimentação de devotos alavanca a economia local. A cidade tem hoje mais de 100 hotéis e pousadas e cerca de 50 restaurantes, além de dezenas de barracas e lojas de artigos religiosos.

 

“Na época da Romaria anual, Trindade recebe cerca de 2,5 milhões de pessoas, sendo que em 2013 chegamos a 2,7 milhões. No total do ano, acreditamos que o número de visitantes fica em torno de 4 milhões. Recebemos, em média, de 4 mil a 5 mil novos peregrinos por semana, gente que vem pela primeira vez ao Santuário Basílica. São dezenas de caravanas que chegam a cada semana. O número de romeiros tem aumentado cada vez mais. Temos um crescimento anual superior a 20% no número de peregrinos, tanto na Festa do Divino Pai Eterno, como nos outros períodos. Trindade tem vivido uma peregrinação constante. O crescimento de peregrinos é gradativo e promissor”, destaca o reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, Pe. Robson de Oliveira.


Religiosidade

Pensando em acolher bem os devotos que visitam Trindade, a Igreja Matriz e o Santuário Basílica passam frequentemente por melhorias. Em 2013, a centenária Igreja Matriz iniciou uma restauração de toda a estrutura.

 

Já o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno teve os bancos substituídos por outros novos, recebeu manutenção no piso e os jardins foram totalmente renovados. As melhorias também chegaram à Sala dos Milagres, que está tendo todo o material catalogado para melhor organização do ambiente.

 

Mesmo com as mudanças, o Santuário Basílica hoje é pequeno para acolher tantos romeiros que visitam a Casa do Pai durante o ano e, principalmente, na romaria anual, quando milhões de fiéis vão a Trindade. Para isso, um Novo Santuário está sendo construído na cidade.


As instalações serão mais bem adaptadas e o espaço contará com serviços de maior qualidade para atender todos que forem visitar a Nova e Definitiva Casa do Pai. A intenção é que os devotos do Divino Pai Eterno sejam bem recebidos.

 

Ações conjuntas

Juntas, Igreja, entidades públicas e privadas trabalham para melhor atender o romeiro em todos os setores: hospedagem, alimentação, entretenimento, informação, religiosidade, entre outros.

 

Desde 2008, a partir de uma solicitação do Pe. Robson ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a entidade vem desenvolvendo ações no município para organizar o planejamento do Turismo Religioso na cidade. Foi organizado um comitê gestor composto por empresários locais para realizar estudos e planejamentos. Desde então, o Sebrae desenvolveu o planejamento estratégico do município e realizou pesquisas para identificar as principais características da região que podem ser trabalhadas para atrair e acolher bem os visitantes.

 

Outro ponto de bastante atenção por parte do Sebrae é a qualidade no atendimento. “A vocação de Trindade é o Turismo Cultural através do Turismo Religioso. E é importante ter qualidade no atendimento. Devido a essa importância, estamos desenvolvendo diversas atividades de qualificação dos empreendimentos locais”, explica a gestora de Turismo do município, Larissa Ribeiro.

 

A secretária municipal de Turismo, Flávia Carvalho, ressalta que o objetivo principal é garantir sempre boa receptividade aos romeiros: “Quanto mais a gente qualificar esse pessoal, melhor vai ser o atendimento e maior será a receptividade. Gerando isso, a gente cria um ciclo vicioso, que nesse caso é do bem. Aumenta a mão de obra integrada, a qualidade do serviço e a geração de renda, fazendo de Trindade uma cidade mais bonita, culta e acolhedora. Quanto mais receptividade a gente tiver, melhor é”.

 

Festival Gastronômico

Em parceria, prefeitura e Sebrae realizaram em 2013 o primeiro Festival Gastronômico de Trindade. Larissa Ribeiro explica que o evento foi fruto de muito estudo e pesquisa. “A primeira ação que fizemos para realizar esse festival foi um diagnóstico da identidade gastronômica de Trindade: conhecer melhor o que a cidade tem de identidade cultural gastronômica e resgatar isso como cultura e transmitir através de um evento”, destaca.

 

Comtur

Em 2011, a partir de uma iniciativa do comitê gestor que atuou na construção do Plano Estratégico de Turismo Religioso de Trindade, foi instituído o Conselho Municipal de Turismo (Comtur). De modo geral, o Conselho delibera sobre projetos, ações e investimentos que influenciam no desenvolvimento do setor.

 

“O Conselho é uma gestão descentralizada que existe para garantir os benefícios, independente de pleitos ou pretensões políticas, e por isso tem representantes de todos os elos da cadeia produtiva do turismo local. Nesse sentido, defende e garante a sustentabilidade de resultados, pois delibera independente da gestão pública”, explica a gestora do Sebrae, Larissa Ribeiro.

 

Os benefícios do Comtur são ações que somam os trabalhos do poder público aos investimentos da iniciativa privada. Os benefícios podem representar benfeitorias na cidade, nos corredores de circulação de peregrinos e no controle de qualidade e segurança.

 

O Comtur também permite que o município seja enquadrado no Programa de Regionalização do Turismo, que é uma iniciativa de Governo Federal que proporciona investimentos de diversos ângulos, inclusive em infraestrutura e promoção.

 

Planos para 2014

Para 2014, os planos para o Turismo Religioso em Trindade são muitos. A gestora do Sebrae conta que a entidade está desenvolvendo um plano de ação. “Finalizamos uma missão técnica para a Nova Trento, em Santa Catarina. Organizamos um grupo empresarial, e a secretária de Turismo também esteve junto nessa comitiva para conhecer boas práticas com o Turismo, conversar com o grupo empresarial de Nova Trento e a partir deste ano já começar com ações para implantar essas melhorias em Trindade”, conta Larissa Ribeiro.

 

Outra proposta do Sebrae para este ano é continuar o trabalho com os empresários locais, visando a promoção do crescimento e desenvolvimento da cidade, que a cada ano recebe um número maior de romeiros. Uma novidade para 2014 é inauguração da agência do Sebrae em Trindade. “Estaremos mais próximos dos empresários e, com certeza, com mais ações para a cidade”, revela Larissa Ribeiro.



 


 

Exibições: 265

Comentar

Você precisa ser um membro de Ave Luz para adicionar comentários!

Entrar em Ave Luz

© 2024   Criado por Regina Maria.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço