Ave Luz

Alegra-te cheia de graça!

                                                                                   

                                                                         capítulo 10

 

                     Imitação de Cristo

 

 

    Como se devem evitar as conversas supérfuas

 

    1- Evita, quando puderes, o bulício dos homens, porque muitos nos pertubam os negócios mundanos ainda quando tratado com reta intenção; pois bem depressa somos manchados e cativos da vaidade.Quisera eu ter calado muitas vezes e não ter conversado com os homens. Por que razão, porém, nos atraem falas e conversas, se raras vezes voltamos ao silêncio sem dano da conciência? Gostamos tanto de falar, porque pretendemos,com essas conversações, ser consolados uns pelos outros e desejamos aliviar o coração fatigado por preocupações diversas.E ordinariamente sentimos prazer em falar e pensar, ora nas coisas que muito amamos e desejamos,ora nas que nos contariam.

   2-Mas ai!Muitas vezes é em vão e sem proveito, pois essa consolação exterior é muito prejudicial à consolação interior e divina.Cumpre,portanto, vigiar e orar, para que não passe o tempo ociosamente. Se for lícito e oportuno falar,  seja de coisas edificantes.

   O mau costume e o descuido do nosso progresso espiritual concorre  muito para o desenfreamento de nossa língua.Ajudam muito, porém ao aproveitamento espiritual os devotos colóquios sobre coisas espirituais, mormente quando se associam em Deus pessoas que pensam e sentem do menmo modo.

Exibições: 122

© 2024   Criado por Regina Maria.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço