Ave Luz

Alegra-te cheia de graça!

BÊNÇÃOS DA ÁGUA, DO SAL, DO INCENSO E DA CHAMA DA VELA

1.BÊNÇÃO DA ÁGUA
2.BÊNÇÃO DO SAL
3.BÊNÇÃO DO INCENSO
4.BÊNÇÃO DO FOGO DA VELA
ABENÇOAR É UM DOM QUE TODOS NÓS BATIZADOS RECEBEMOS, POIS,
PELO BATISMO, NOS TORNAMOS, SACERDOTES, PROFETAS E REIS EM CRISTO JESUS.
 COMO DIZ O CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA , nº 1268
" Os batizados  tornaram-se "pedras vivas" para a "construção de um edifício espiritual, para um sacerdócio santo" (1Pd 2,5). Pelo batismo participam do sacerdócio de Cristo, de sua missão profética e régia; "sois a raça eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo de sua particular propriedade, a fim de que proclameis as excelências daquele que vos chamou das trevas para a sua luz maravilhosa" (1 Pd 2,9) O Batismo faz participar do sacerdócio comum dos fiéis." 




ASSIM, NÓS POSSUÍMOS O DOM DE ABENÇOAR A ÁGUA, OU SEJA, DE TORNAR A ÁGUA BENTA.
MUITOS DE NÓS ESTAMOS ACOSTUMADOS A PENSAR QUE A ÁGUA BENTA SÓ SE ENCONTRA NA IGREJA, OU ATRAVÉS DO PADRE.
MAS PELO NOSSO SACERDÓCIO COMUM DO BATISMO, TAMBÉM TEMOS O PODER DE ABENÇOAR NÃO SÓ A ÁGUA, MAS O SAL, O VINHO, QUALQUER OBJETO, NOSSA CASA, CARRO, FAMÍLIA, AMIGOS, ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO ETC.
A BÊNÇÃO É UM DOM, UMA GRAÇA QUE INVOCAMOS A DEUS, PARA QUE PROTEJA AQUILO OU AQUELE POR QUEM REZAMOS. TODA BÊNÇÃO É TAMBÉM LOUVOR A DEUS E PEDIDO PARA SE OBTER SEUS DONS.
" Dependem do sacerdócio batismal: todo batizado é chamado a ser uma bênção e a abençoar. Eis por que os leigos podem presidir certas bênçãos; quanto mais uma bênção se referir à vida eclesial e sacramental, tanto mais sua presidência será reservada ao ministério ordenado" Catecismo da Igreja Católica,nº1669.




USE BÊNÇÃOS PARA TUDO O QUE VOCÊ POSSUI: ROUPAS, OBJETOS, ANÉIS,CORRENTES, CARRO, CASA, ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO.
 TUDO O QUE VOCÊ POSSUI PODE E DEVE SER ABENÇOADO.
AO ABENÇOAR VOCÊ SE CERCA AINDA MAIS DO PODER DEUS, CRIA UM ELO COM AQUILO QUE VOCÊ ABENÇOA E ASSIM SE CERCA DE MAIS PROTEÇÃO CONTRA OS PODERES DAS TREVAS, QUE A TODOS PROCURA TENTAR E COLOCAR EM PERDIÇÃO.
LEMBRE-SE TAMBÉM QUE NOSSOS INIMIGOS NÃO SÓ OS VISÍVEIS MAIS TAMBÉM OS INVISÍVEIS.
PROTEJA-SE DE AMBOS CERCANDO-SE DE BÊNÇÃOS.
PARA ABENÇOAR, NORMALMENTE, É SEMPRE FEITA
"UMA ORAÇÃO, ACOMPANHADA DE UM DETERMINADO SINAL, COMO A IMPOSIÇÃO DA MÃO, O SINAL DA CRUZ OU A ASPERSÃO COM ÁGUA BENTA(QUE LEMBRA O BATISMO)" CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA,1668
EM CRISTO, OS CRISTÃOS SÃO ABENÇOADOS POR DEUS, O PAI DE "TODA SORTE DE BÊNÇÃOS ESPIRITUAIS "(Ef 1,3). É POR ISSO QUE A IGREJA DÁ A BÊNÇÃO INVOCANDO O NOME DE JESUS E FAZENDO HABITUALMENTE O SINAL SAGRADO DA CRUZ DE CRISTO." CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA, 1671
RITUAIS PARA BÊNÇÃO DA ÁGUA, DO SAL, DAS VELAS E DO INCENSO:


1.BÊNÇÃO DA ÁGUA



COM AS MÃOS ERGUIDAS SOBRE A ÁGUA FAÇA A SEGUINTE ORAÇÃO:

Senhor Deus todo-poderoso, fonte e origem de toda a vida, abençoai esta água que vamos usar, confiantes para implorar o perdão dos nossos pecados, e alcançar a proteção da vossa graça contra toda doença e cilada do inimigo.

Concedei, ó Deus, que, por vossa misericórdia, jorrem sempre para nós as águas da salvação para que possamos nos aproximar de Vós com o coração puro e evitar todo perigo do corpo e da alma.  +FAÇA O SINAL DA CRUZ SOBRE A ÁGUA, TOCANDO-A
Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

 OUTRA FÓRMULA:
1.BÊNÇÃO DA ÁGUA


 ( FAZ O SINAL DA CRUZ ENQUANTO DIZ _

 O NOSSO AUXÍLIO ESTÁ NO NOME DO SENHOR+
QUE FEZ O CÉU E A TERRA
EU TE ABENÇOO, Ó CRIATURA ÁGUA, EM NOME DE DEUS PAI ONIPOTENTE, DE JESUS CRISTO, FILHO DE DEUS, NOSSO SENHOR, E PELA VIRTUDE DO ESPÍRITO SANTO, PARA QUE PONHAS EM FUGA OS PODERES OCULTO DO INIMIGO, PARA QUE O EXTERMINES E ANIQUILES COM TODOS OS ANJOS DELE, PELO PODER DO MESMO JESUS CRISTO NOSSO SENHOR, QUE HÁ DE VIR JULGAR NO FOGO OS VIVOS E OS MORTOS.
AMÉM




ORAÇÃO: 
( esta oração foi adaptada para ser feita pela pessoa que benze e deseja usar a água, para isso deve ser uma pessoa batizada.  Rezar com as mãos sobre a água)

Ó DEUS QUE CONFERISTE A ÁGUA O PRIVILÉGIO DE PARTICIPAR NOS MAIORESSACRAMENTOS INSTITUÍDOS POR VÓS PARA A SALVAÇÃO DOS HOMENS, ESCUTAI FAVORAVELMENTE AS MINHAS PRECES E DERRAMAI SOBRE ESTE ELEMENTO, JÁ PREVIAMENTE PURIFICADO, A GRAÇA DA VOSSA UNÇÃO, PARA QUE SENDO CRIATURA VOSSA  A SERVIÇO DOS VOSSOS MISTÉRIOS, RECEBA A VIRTUDE DA DIVINA GRAÇA QUE AFUGENTE O DEMÔNIO E AFASTE TODA ESPÉCIE DE DOENÇA.
 E FAZEI SENHOR QUE TODO OBJETO PERTENCENTE A MINHA CASA  OU A LUGAR POR MIM FREQUENTADO, QUE FOR ASPERGIDO COM ESTA ÁGUA, SE CONSERVE IMUNE DA IMPUREZA E LIVRE DE TODO O MAL;
 QUE NÃO PAIREM SOBRE ELE O BAFO DA CORRUPÇÃO, NEM O VERME DA PESTE; QUE AS INSIDIAS DO INIMIGO OCULTO NÃO O DOMINEM E SE AÍ ALGUM MAL RESIDIR QUE ATENTE CONTRA A PAZ DOS QUE NELE HABITAM, QUE ESTA ÁGUA BENTA O DESTRUA, PARA QUE A PROSPERIDADE QUE IMPLORAMOS PELA INVOCAÇÃO DO VOSSO NOME SANTÍSSIMO SE CONSERVE AO ABRIGO DE TUDO O QUE LHE POSSA SERVIR DE OBSTÁCULO.
POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. + (sinal da cruz sobre a água)
AMÉM



2.BÊNÇÃO DO SAL








(faz-se o sinal da cruz e diz:)
NOSSO AUXÍLIO ESTÁ NO NOME DO SENHOR+
QUE FEZ O CÉU E A TERRA.


EU TE ABENÇÔO SAL, CRIATURA DE DEUS, + POR DEUS VIVO, +POR DEUS VERDADEIRO, +POR DEUS SANTO, PELO MESMO DEUS QUE MANDOU AO PROFETA ELISEU QUE TE LANÇASSE NO MAR PARA TORNARES AS ÁGUAS SALUBRES E FECUNDAS, EU TE ABENÇÔO AFIM DE QUE SEJAS INSTRUMENTO DE SALVAÇÃO, PARA TODOS OS QUE CRÊEM, SAÚDE DA ALMA E DO CORPO PARA OS QUE TE RECEBEREM, E PARA QUE DEFENDAS E IMUNIZE DA ASTÚCIA E DA MALDADE DO DEMÔNIO OS LUGARES ONDE TE LANÇAREM E AFUGENTES DELES TODO O ESPÍRITO IMPURO, EM NOME DAQUELE QUE HÁ DE VIR JULGAR PELO FOGO OS VIVOS E OS MORTOS.

ORAÇÃO:
Ó DEUS ETERNO E ONIPOTENTE, NÓS VOS SUPLICAMOS HUMILDEMENTE  À VOSSA INFINITA MISERICÓRDIA A GRAÇA DE ABENÇOARDES E SANTIFICARDES ESTE SAL QUE VOS DIGNASTES CRIAR PARA USO DOS HOMENS, E DE CONCEDERDES  A QUEM O RECEBER A SAÚDE DO CORPO E DA ALMA. E FAZEI SENHOR QUE TUDO AQUILO, EM QUE ELE TOCAR OU FOR LANÇADO, SE CONSERVE IMUNE DA IMPUREZA, E DOS ATAQUES DO ESPÍRITO DA MALDADE. POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO VOSSO FILHO.


(Deite o sal bento na água por três vezes em forma de cruz e diga:)

QUE ESTA MISTURA DE SAL E DE ÁGUA SE FAÇA + EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM

ORAÇÃO SOBRE A ÁGUA E O SAL MISTURADOS:
Ó DEUS, QUE SOIS PRINCÍPIO DE INVENCÍVEL PODER, REI DUM IMPÉRIO INDESTRUTÍVEL E QUE TRIUNFAIS SEMPRE COM GRANDE GLÓRIA, A VÓS QUE REPRIMIS AS FORÇAS, DOS QUE TENTAM SUBVERTER OS VOSSOS DESÍGNIOS,
 QUE ABATEIS A FÚRIA RUGIDORA DO INIMIGO E DEBANDAIS OS PODERES HOSTIS DA MALDADE, SUPLICAMOS E PEDIMOS COM HUMILDADE E TEMOR, QUE VOS DIGNEIS OLHAR FAVORAVELMENTE PARA ESTA CRIATURA DE ÁGUA E SAL;
 QUE A NOBILITEIS COM A EFUSÃO DO VOSSO ESPÍRITO SANTIFICADOR, PARA QUE DE TODO O LUGAR QUE FOR COM ELA ASPERGIDO SE AFASTE PELA INVOCAÇÃO DE VOSSO NOME SANTÍSSIMO, O CONTÁGIO DO ESPÍRITO DA IMPUREZA E O MEDO DA MORTÍFERA SERPENTE,
 PARA QUE A PRESENÇA DO ESPÍRITO SANTO NOS ASSISTA EM TODA PARTE COM A VOSSA MISERICÓRDIA.
 POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO VOSSO FILHO NA UNIDADE DO MESMO ESPÍRITO SANTO, POR TODOS OS SÉCULOS DOS SÉCULOS.
AMÉM

3.BÊNÇÃO DO INCENSO







(Reza-se sobre os grãos do incenso)
POR INTERCESSÃO DO BEM-AVENTURADO SÃO MIGUEL ARCANJO, QUE ESTÁ DE PÉ À DIREITA DO ALTAR DO INCENSO, E PELA DE TODOS OS SANTOS, DIGNE-SE O SENHOR ABENÇOAR + ESTE INCENSO E ACEITÁ-LO COMO SUAVE PERFUME. POR JESUS CRISTO NOSSO SENHOR. AMÉM

Observação:
Use o incenso em seu altar, oratório, também incense cruzes ou imagens que tenha em sinal de reverência, ou para abençoar sua casa, seus obejtos. 
O incenso é sinal de nosso louvor e de nossa prece que se eleva a Deus. Enquanto o usa ou oferece em seu altar em suas orações, mentalize seus pedidos ou apenas deixe-se levar pela beleza da fumaça que se eleva, você sentirá como sua oração ficará mais rica com esse gesto de louvor a Deus e sentirá os efeitos benéficos desse ritual.

Pode-se dizer as seguintes preces quando se oferece o incenso no altar ou oratório:

QUE ESTE INCENSO, QUE ABENÇOASTES, SUBA ATÉ VÓS, SENHOR, E SE DERRAME SOBRE NÓS A VOSSA MISERICÓRDIA.






FAZEI, SENHOR, QUE A MINHA ORAÇÃO SUBA COMO ESTE INCENSO, À VOSSA PRESENÇA, E QUE O ERGUER DAS MINHAS MÃOS SEJA COMO UM SACRIFÍCIO DA TARDE.
PONDE GUARDA, SENHOR, À MINHA BOCA E UM FREIO A ESTES MEUS LÁBIOS, NÃO SE ME ENREDE O CORAÇÃO EM PALAVRAS DE MALDADE À BUSCA DE PRETEXTO PARA SE EXCUSAR DO PECADO.






OU: 
QUE O SENHOR ACENDA EM NÓS O FOGO DO SEU AMOR E A CHAMA DA ETERNA CARIDADE. AMÉM


4.BÊNÇÃO DO FOGO DA VELA


SENHOR DEUS, PAI ONIPOTENTE, LUZ INDEFECTÍVEL, E AUTOR DE TODA LUZ, ABENÇOAI ESTE LUME, QUE JÁ POR VÓS FOI ABENÇOADO E SANTIFICADO PARA ILUMINAR O MUNDO E FAZEI QUE SEJAMOS NELE ABRASADOS E ALUMIADOS COM O FOGO DA VOSSA CLARIDADE.
E ASSIM COMO ALUMIASTES MOISÉS QUANDO SAIU DO EGITO, ILUMINAI TAMBÉM OS NOSSOS CORAÇÕES E SENTIDOS PARA QUE MEREÇAMOS CHEGAR À VIDA E LUZ ETERNA. E FAZEI QUE EM TODO O LUGAR ONDE FOR LEVADA O MISTÉRIO DESTA LUZ, OS PODERES DAS SOMBRAS CEDAM À VIRTUDE DA VOSSA DIVINA MISERICÓRDIA. POR CRISTO, NOSSO SENHOR. AMÉM
Observação:
A vela pode ser usada na Bênção da casa levando-a em todos os cantos da casa, traçando o sinal da Santa Cruz nas portas e janelas e em todos os ambientes, rezando  sempre, pode-se dizer apenas: LUMEN CHRISTI! ( LUZ DE CRISTO!)

OBSERVAÇÕES:

USE A ÁGUA, O SAL, AS VELAS, OS GRÃOS DE INCENSO SEMPRE QUE SENTIR NECESSIDADE DE UMA FORÇA A MAIS EM SUAS PRECES OU COMO ACHAR MELHOR, GUARDE-A EM SEU ORATÓRIO, OU SEU PEQUENO ALTAR CASEIRO SE NÃO TEM FAÇA UM. E USE-A EM SUAS PRECES.
É SEMPRE BOM USAR A ÁGUA BENTA E QUALQUER OUTRO ELEMENTO ABENÇOADOS POR UM SACERDOTE, MAS LEMBRE-SE: CRISTO TAMBÉM NOS CONFERIU SEU PODER, E NÃO SÓ AOS SEUS SACERDOTES.

ELES SÃO IMPORTANTES POIS RECEBERAM UMA MISSÃO MUITO MAIS ESPECÍFICA QUE NÓS, MAS NÃO SÃO MAIS SANTOS, MUITO MENOS MAIS PODEROSOS. 
NO ENTANTO, A BÊNÇÃO DE OUTRA PESSOA SOBRE NÓS É SEMPRE UMA FORÇA A MAIS.
É O PODER DA COMUNHÃO DOS SANTOS, PODER QUE NOS UNE E NOS IRMANA. 
NO ENTANTO, UTILIZAR NOSSA FORÇA, COMO SACERDOTES COMUNS, É ALGO QUE SÓ NOS FORTALECE COMO ORANTES, E NOS APROXIMA MAIS DA LIGAÇÃO COM DEUS SEM INTERVENÇÃO DE MEDIADORES, COMO O SACERDOTE, SABENDO QUE ELE TEM SEU VALOR, CLARO.




Exibições: 758

Comentar

Você precisa ser um membro de Ave Luz para adicionar comentários!

Entrar em Ave Luz

Comentário de Eneida Alves Penna em 25 abril 2012 às 21:50

Obrigado realmente...utilíssimo verdadeiramente.

vale muito nossa crença nisso e a fé inabalavel no resultado esperado.

Aprecio demais rituais e eles para mim possuem força e poder quando feitos com amor e fervor.

Abraço

Comentário de geny de santana viscardi em 22 abril 2012 às 9:12

muito agradecida,   sempre quis saber  a respeito, amei, geny

Comentário de MARIA ELISA em 21 abril 2012 às 20:32

OBRIGADA REGINA PELA LINDA POSTAGEM. BEIJOS, MARIA ELISA

Comentário de maria luci sales marques em 21 abril 2012 às 15:32

Amei..muito obrigaga.

Comentário de eliana teixeira la-rocca em 21 abril 2012 às 13:43

Muito bom saber ! adorei.

obrigada .paz e luz a todos.

Comentário de Roberto Ferraz Silveira Junior em 21 abril 2012 às 10:35

Muito Obrigado Fada!

Comentário de vanderli fernandes brajato em 21 abril 2012 às 1:10

 

   Que lindo Regina, obrigada

Comentário de EDNA CRISTINA FERNANDES em 21 abril 2012 às 1:06

MUITO GRATA.PAZ E LUZ AMADA.

Comentário de Celia Regina em 20 abril 2012 às 21:02

Gostei muito, Eu sempre coloco a intenção ao acender meus incensos, agora vou abençoa-los também. Gratidão minha irmã.

Comentário de Crimene Moraes em 20 abril 2012 às 20:04

Que lindo....Sou grata!

© 2019   Criado por Regina Maria.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço