Ave Luz

Alegra-te cheia de graça!

Católicos da Polônia cercam as fronteiras do país para rezar o rosário

“Temos que proteger nossas famílias da descristianização que querem nos impor. E edificamos uma barreira espiritual contra o perigo do terrorismo”

Centenas de milhares de católicos poloneses foram neste último sábado até as fronteiras do país para rezar o rosário com uma intenção especial: salvar a Polônia e o mundo. A iniciativa foi promovida pela fundação Só Deus Basta.

A data, 7 de outubro, não foi escolhida por acaso: é o dia de Nossa Senhora do Rosário e a celebração da vitória cristã na batalha de Lepanto, em 1571, contra os otomanos que tentavam invadir e dominar a Europa. Essa vitória foi atribuída desde então à oração do rosário, “que salvou a Europa da islamização”, conforme recordam os representantes da fundação Só Deus Basta, criada por dois jovens cinegrafistas.

Participaram do “Rosário nas Fronteiras” 22 dioceses. Os fiéis se reuniram em cerca de 200 igrejas para participar primeiro de uma conferência e da Santa Missa, antes de se dirigirem às fronteiras para rezar o rosário.

O objetivo era cobrir os 3.511 km de fronteiras da Polônia com a Alemanha, a República Tcheca, a Eslováquia, a Ucrânia, a Bielorrússia, a Lituânia, a Rússia e o mar Báltico. Os organizadores esperavam a presença de um milhão de pessoas nas fronteiras, mas seria muito complexo contabilizar os participantes.

Para o porta-voz da Conferência Episcopal Polonesa, pe. Pawel Rytel Andrianik, o propósito não era quantitativo, mas qualitativo: oferecer uma oração pela paz no mundo por intermédio de Nossa Senhora. Diante de algumas críticas enviesadas de xenofobia e islamofobia, o pe. Pawel esclareceu:

“Não se trata de nos fecharmos aos outros. Pelo contrário: ir até as fronteiras com o rosário é para derrubar os muros, é para nos abrirmos aos russos, aos bielorrussos, aos eslovacos, aos ucranianos e aos alemães”.

Já para alguns militantes católicos considerados nacionalistas, a iniciativa faz parte, sim, de uma explícita reação católica ao expansionismo islâmico no continente europeu. Marcin Dybowski, editor de livros religiosos e responsável pela Cruzada do Rosário pela Pátria, declarou à agência AFP:

“A Europa está sendo invadida pelo islã, que não respeita os nossos costumes, a nossa civilização. Os atentados deixam centenas de vítimas. A Europa só finge que protege as suas fronteiras. Mas a verdade é que ela não tem fronteiras. Merkel as escancarou. A Polônia está em perigo. Temos que proteger as nossas famílias, nossas casas, nosso país, de todo tipo de perigo, mas também da descristianização da nossa sociedade que os liberais da União Europeia querem nos impor. A Áustria e a Hungria levantam muros de arame farpado contra os refugiados. Nós edificamos uma barreira espiritual mediante a oração contra o perigo do terrorismo”.

As seguintes imagens, publicadas pelo blog Senza Pagare, falam por si:

____________

Com informações da agência AFP (em espanhol)

Imagens via blog Senza Pagare 

https://pt.aleteia.org/2017/10/09/catolicos-da-polonia-cercam-as-fr...

Exibições: 333

Comentar

Você precisa ser um membro de Ave Luz para adicionar comentários!

Entrar em Ave Luz

Comentário de Elciene Maria Tigre Galindo em 17 outubro 2017 às 23:21

Que Bênção! Maravilhoso isso! Que assim seja! Amém.

Comentário de Regina Celia Palopole em 17 outubro 2017 às 21:35

Gratidão por compartilhar. Muita luz a todos.

© 2024   Criado por Regina Maria.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço