Ave Luz

Alegra-te cheia de graça!

Evangelho do dia – Lucas 21, 1-4 – “confiança na providência de Deus”

Evangelho (Lc 21,1-4)

 

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

 

Naquele tempo, 1Jesus ergueu os olhos e viu pessoas ricas depositando ofertas no tesouro do Templo. 2Viu também uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas. 3Diante disso, ele disse: “Em verdade vos digo que essa pobre viúva ofertou mais do que todos. 4Pois todos eles depositaram, como oferta feita a Deus, aquilo que lhes sobrava. Mas a viúva, na sua pobreza, ofertou tudo quanto tinha para viver”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO:

Confiança na providência de Deus- Helena Serpa

25 de Novembro - Evangelho - Lc 21,1-4

Evangelho – Lucas 21, 1-4 – “confiança na providência de Deus”

Na concepção do mundo, geralmente, vale mais aquele que tem mais para dar. No entanto, para Deus, não importa o muito ou o pouco que nós ofertamos, mas a condição e o modo como nós fizermos. Neste Evangelho nós descobrimos o valor que tem diante de Deus aqueles (as) que têm pouco para dar, mas oferecem a Ele tudo o que possuem. Assim aconteceu com a viúva que não tinha nada entregou a Deus, tudo. Se formos parar para avaliar a nossa conduta iremos perceber que geralmente nós nos apegamos com o pouco que temos e damos ao outro somente o pouco que nos sobra do muito que temos. A lei natural do mundo nos instrui que devemos fazer oferta de acordo com o que possuímos. Se tivermos muito, temos condições de também oferecer muito, se tivermos pouco, escassa também será a nossa doação. Isso faz parte da vida! Porém, o que mais impressionou a Jesus no caso da viúva do Evangelho, foi que ela depositou no altar do Senhor as duas únicas moedas que possuía, portanto, ela deu tudo o que tinha. Assim ela deu testemunho de desprendimento e ao mesmo tempo de confiança na providência de Deus. Às vezes nós sovinamos não somente dinheiro, mas também, trabalho, tempo, atenção, carinho, compreensão, zelo. Jesus nos ensina: aquele que dá a Deus tudo o que tem, receberá de Deus muito mais para bem viver. Podemos, agora, colocar essa idéia na nossa vida e refletir sobre o que estamos depositando diante de Deus como oferta. Deus, Criador de todas as coisas do universo é dono de tudo, mas, ainda não tem a posse do nosso coração, mesmo sendo Ele o Autor da nossa alma e do nosso ser. A Ele, nós temos oferecido apenas migalhas, negamos até o que de mais precioso nós possuímos que é o dom da nossa liberdade. Somos escravos (as) de nós mesmos (as) e teimamos em querer nos apossar das coisas que são inerentes ao nosso ser, mas que se constituem um entrave para que Deus seja realmente o dono das nossas duas moedas ou do nosso tesouro. Colocamos nas mãos do Senhor somente aquilo que nos sobra, ou melhor, as áreas da nossa vida das quais já conseguimos nos desprender. Entretanto, há outras, que estão tão ligadas ao nosso comodismo e à nossa vontade próprias, que nem pensamos, quanto mais, admitimos, colocá-las diante do Senhor para que Ele as governe Será que nós, que tudo possuímos, não estamos dando a Deus, quase nada, apenas o que nos sobra? Isso é algo sobre o qual nós precisamos refletir. – Você tem sido generoso (a) ou tem dado somente as sobras? – O que você tem relutado a entregar a Deus? - Você se acha no dever de oferecer a Deus a sua vida? - Quais as áreas do seu ser que você tem deixado o Senhor governar?- Você tem deixado Jesus arrumar todos os aposentos do seu coração? - Existe alguma coisa que você tem negado a Deus

Helena Serpa

 

Exibições: 1493

Comentar

Você precisa ser um membro de Ave Luz para adicionar comentários!

Entrar em Ave Luz

Comentário de gevson teixeira de moura em 25 novembro 2013 às 20:09

Na maioria das vezes, nós achamos que ja entregamos tudo pra o senhor nosso Deus, mais na verdade, como ja dito no comentário anterior, aquilo que é de mais precioso para o senhor, que é, a nossa vida, e aquilo que ele mais quer, aí, nós exitamos, em lhe entregar.Que através do comentário de Helena, nós possamos refletir, e entregar ao senhor,não somente a vida, como também o corpo e a alma, ao nosso senhor, JESUS CRISTO. Amém!

© 2019   Criado por Regina Maria.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço