Ave Luz

Alegra-te cheia de graça!

Evangelho (Mt 11,16-19) - 13 DE DEZEMBRO - DIA DE SANTA LUZIA

Evangelho (Mt 11,16-19)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

 

Naquele tempo, disse Jesus às multidões: 16“Com quem vou comparar esta geração? São como crianças sentadas nas praças, que gritam para os colegas, dizendo:17‘Tocamos flauta e vós não dançastes. Entoamos lamentações e vós não batestes no peito!’ 18Veio João, que nem come e nem bebe, e dizem: ‘Ele está com um demônio’. 19Veio o Filho do Homem, que come e bebe e dizem: ‘É um comilão e beberrão, amigo de cobradores de impostos e de pecadores’. Mas a sabedoria foi reconhecida com base em suas obras.”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

HOJE É DIA DE SANTA LUZIA

O nome de Santa Luzia deriva do latim e significa: Portadora da luz. Ela é invocada pelos fiéis como a protetora dos olhos, que são a “janela da alma”, canal de luz.

Ela nasceu em Siracusa (Itália) no fim do śeculo III. Conta-se que pertencia a uma família italiana e rica, que lhe deu ótima formação cristã, a ponto de ter feito um voto de viver a virgindade perpétua. Com a morte do pai, Luzia soube que sua mãe, chamada Eutícia, a queria casada com um jovem de distinta família, porém, pagão.

Ao pedir um tempo para o discernimento e tendo a mãe gravemente enferma, Santa Luzia inspiradamente propôs à mãe que fossem em romaria ao túmulo da mártir Santa Águeda, em Catânia, e que a cura da grave doença seria a confirmação do “não” para o casamento. Milagrosamente, foi o que ocorreu logo com a chegada das romeiras e, assim, Santa Luzia voltou para Siracusa com a certeza da vontade de Deus quanto à virgindade e quanto aos sofrimentos pelos quais passaria, assim como Santa Águeda.

Santa Luzia vendeu tudo, deu aos pobres, e logo foi acusada pelo jovem que a queria como esposa. Não querendo oferecer sacrifício aos falsos deuses nem quebrar o seu santo voto, ela teve que enfrentar as autoridades perseguidoras. Quis o prefeito da cidade, Pascásio, levar à desonra a virgem cristã, mas não houve força humana que a pudesse arrastar. Firme como um monte de granito, várias juntas de bois não foram capazes de a levar (Santa Luzia é muitas vezes representada com os sobreditos bois). As chamas do fogo também se mostravam impotentes diante dela, até que por fim a espada acabou com vida tão preciosa. A decapitação de Santa Luzia se deu no ano de 303.

Conta-se que antes de sua morte teriam arrancado os seus olhos, fato ou não, Santa Luzia é reconhecida pela vida que levou Jesus – Luz do Mundo – até as últimas consequências, pois assim testemunhou diante dos acusadores: “Adoro a um só Deus verdadeiro, e a Ele prometi amor e fidelidade”.

Santa Luzia, rogai por nós!

http://santo.cancaonova.com/santo/santa-luzia/

Exibições: 266

Comentar

Você precisa ser um membro de Ave Luz para adicionar comentários!

Entrar em Ave Luz

Comentário de roselene gavron machado em 14 dezembro 2013 às 6:41

que  sa

nta luzia me ílunine os meus olhos amem

Comentário de RUTEMAR MATHEUS DOS SANTOS MARTI em 13 dezembro 2013 às 20:00

Que meus olhos, realmente sejam o espelho d'alma, e que eu veja somente o bem de cada ser de meu convívio. Santa Luzia e Mãe Maria, rogai por minha vida e meus caminhos, cada vez mais iluminando meu viver, de amor e alegria.

Comentário de Eloi Lorente Gallego em 13 dezembro 2013 às 17:36

Santa Luzia, rogai por nós, protegei-me e abençoai meus olhos e que eu não necessite de operar do glaucoma e catarata, Amém!

Comentário de luiza nazare barreto leite em 13 dezembro 2013 às 17:27

Santa Luzia nos proteja e ampare,  que nunca nos falte a sua Luz , para iluminar nossos caminhos.

Comentário de MARIA ELISA em 13 dezembro 2013 às 14:56

QUE SANTA LUZIA ILUMINE MEUS OLHOS. QUE EU SÓ VEJA AS OPORTUNIDADES E PESSOAS QUE ME SÃO QUERIDAS E QUE TENHAM RESPEITO POR SEUS SEMELHANTES.

OBRIGADA SANTA LUZIA PELA MINHA VISÃO.

AMÉM

Comentário de maria de lourdes de farias lima em 13 dezembro 2013 às 14:19

santa luzia hoje dia muito lindo seu dia

rogo-vos,nunca nos deixe faltar luz nosso olhos da alma.

Comentário de francisca garcia em 13 dezembro 2013 às 10:41

santa  luzia  hoje  neste  seu  dia  rogo-vos, que nunca  nos  deixe  faltar  a luz  da alma  que  são  os  olhos, que  a vossa  benção  caia  sobre  nós.  amém

© 2024   Criado por Regina Maria.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço