Ave Luz

Alegra-te cheia de graça!

São Bento

11 de Julho

 

 

Abade vem de "Abbá", que significa pai, e isto o santo de hoje bem soube ser do monaquismo ocidental. São Bento nasceu em Núrcia, próximo de Roma, em 480, numa nobre família que o enviou para estudar na Cidade Eterna, no período de decadência do Império.

Diante da decadência – também moral e espiritual – o jovem Bento abandonou todos os projetos humanos para se retirar nas montanhas da Úmbria, onde dedicou-se à vida de oração, meditação e aos diversos exercícios para a santidade. Depois de três anos numa retirada gruta, passou a atrair outros que se tornaram discípulos de Cristo pelos passos traçados por ele, que buscou nas Regras de São Pacômio e de São Basílio uma maneira ocidental e romana de vida monástica. Foi assim que nasceu o famoso mosteiro de Monte Cassino.

A Regra Beneditina, devido a sua eficácia de inspiração que formava cristãos santos por meio do seguimento dos ensinamentos de Jesus e da prática dos Mandamentos e conselhos evangélicos, logo encantou e dominou a Europa, principalmente com a máxima "Ora et labora". Para São Bento a vida comunitária facilitaria a vivência da Regra, pois dela depende o total equilíbrio psicológico; desta maneira os inúmeros mosteiros, que enriqueceram o Cristianismo no Ocidente, tornaram-se faróis de evangelização, ciência, escolas de agricultura, entre outras, isso até mesmo depois de São Bento ter entrado no céu com 67 anos.

São Bento, rogai por nós!



A medalha de São Bento

 

 

São Bento servia-se do sinal da cruz para fazer milagres e vencer as tentações. Daí veio o costume, muito antigo, de representá-lo com uma cruz na mão. Através dos séculos, foram cunhadas medalhas de São Bento de várias formas. Desde o século XVII, começaram-se a cunhar medalhas, tendo de um lado a imagem do Santo com um cálice do qual sai uma serpente e um corvo com um pedaço de pão no bico, lembrando as duas tentativas de envenenamento, das quais São Bento saiu, milagrosamente, ileso.

Medalha de São Bento

São Bento é representado segurando na mão esquerda o livro daRegra que escreveu para os monges; e, na outra mão, a cruz. Ao redor do Santo lê-se a seguinte jaculatória ou prece:

EIUS . IN . OBITU . NRO . PRAESENTIA . MUNIAMUR

 

Em Português: "Sejamos confortados pela presenta de São Bento na hora de nossa morte".

O outro lado da medalha apresenta uma cruz e entre os seus braços estão gravadas as iniciais C S P B; em latim: Crux Sancti Patris Benedicti: "Cruz do Santo Pai Bento".

Na haste vertical da cruz lêem-se as iniciais:
    C S S M L: Crux Sacra Sit Mihi Lux: "A CRUZ SANTA SEJA MINHA LUZ".

Na haste Horizontal:
    N D S M D: Non Draco Sit Mihi Dux: "NÃO SEJA O DRAGÃO O MEU GUIA".

 

No alto da cruz está gravada a palavra PAX, "Paz", lema da Ordem de São Bento. Às vezes, PAX é substituído pelo monograma de Cristo: I H S

Medalha de São Bento

 

O uso da Medalha

O uso habitual da medalha tem por efeito colocar-nos sob a especial proteção de São Bento, principalmente quando se tem confiança nos méritos de tão grande santo e nas grandes virtudes da Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo. São numerosos os fatos maravilhosos atribuídos à esta medalha. Ela nos assegura poderoso socorro contra as ciladas do demônio e também para alcançar graças espirituais, como conversão, vitória contra as tentações, inimizades, etc. Igualmente, nos protege contra os acidentes de toda espécie; cura as doenças etc.Contudo, a medalha não age automaticamente contra todas as adversidades, como se fosse um talismã ou vara mágica.

Todo cristão, a exemplo de Jesus Cristo, deve carregar a sua cruz. Pois, é necessário que nossas faltas seja expiadas; nossa fé seja provada; e nossa caridade purificada, para que aumentem nossos méritos. O símbolo da nossa redenção, a cruz, gravada na medalha, não tem por fim nos livrar da prova; no entanto, a virtude da cruz de Jesus e a intercessão de São Bento produzirão efeitos salutares em muitas circunstâncias. A medalha concede, também, graças especiais para a hora da morte, pois, São Bento com São José são padroeiros da boa morte.

Para se ficar livre das ciladas do demônio é preciso, acima de tudo, estar na graça e amizade com Deus. Portanto, é preciso servi-lo e amá-lo, cumprindo todos os deveres religiosos; Oração, Missa Dominical, Sacramentos, cumprimento dos deveres de justiça; em uma palavra, cumprimento de todos os mandamentos da Lei de Deus e da Igreja. Nem o demônio, nem alguma criatura, tem o poder de prejudicar verdadeiramente uma alma unida a Deus.

Em resumo, o efeito da medalha de São Bento depende em grande parte das disposições da pessoa para com Deus e da observância dos requisitos acima mencionados.

(Recomenda-se aos que usarem a medalha a rezarem diariamente as orações cujas iniciais estão na medalha, acrescentando o Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória-ao-Pai)



Oração para alcançar alguma Graça

Ó glorioso Patriarca São Bento, que nos mostrastes sempre compassivo com os necessitados, fazei que também nós, recorrendo à vossa poderosa intercessão, obtenhamos auxílio em todas as nossas aflições; que nas famílias reine a paz e a tranquilidade; que se afastem de nós todas as desgraças tanto corporais como espirituais, especialmente o mal do pecado. Alcançai do Senhor a graça... que vos suplicamos; finalmente, vos pedimos que ao término de nossa vida terrestre possamos ir louvar a Deus convosco no Paraíso. Amém.

Oração para alcançar uma boa morte

Ó Deus, que com tantos e tão grandes privilégios honrastes a preciosa morte do glorioso Patriarca São Bento, concedei, nós vô-lo pedimos, a nós que honramos a sua memória, que à hora de nossa morte, sejamos livres das ciladas e embustes dos inimigos, pela presença daquele cuja memória celebramos. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

 

 

 

Exibições: 1271

Comentar

Você precisa ser um membro de Ave Luz para adicionar comentários!

Entrar em Ave Luz

Comentário de MARIA DE FATIMA GOUVEIA MONTEIRO em 11 julho 2012 às 22:55

MUITO OBRIGADA FADA SAN , POIS, NAO SABIA QUE HOJE E O DIA DE SAO BENTO . UM ABRACO DE LUZ DE MUITO LONGE PARA TODOS .(USA) EU SOU MARIA DE FATIMA G M

Comentário de Maria de Fátima Araujo Sawaia em 11 julho 2012 às 12:52

São Bento, proteja, ilumine todos nós!

Comentário de Ana Beatriz em 11 julho 2012 às 12:03

Tbém não sabia que hj é dia de São Bento, Fada San! Obrigada por postar aqui essa homenagem linda! =)

Comentário de Roseane Valle em 11 julho 2012 às 10:40

Grata!!

Comentário de Stela em 11 julho 2012 às 8:29

Grata Fada, sempre confiei muito em S Bento, uso a medalha direto, e nao sabia que hj é o dia dele!! :o)

beijoooooo

© 2024   Criado por Regina Maria.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço